Skip to content

“Caminhar com Deus” – Convidado Jonatas Lino

ago 25 2018

jonatas_250818

Culto ministrado pelo convidado Jonatas Lino, em 25 de agosto de 2018.

Caminhar com Deus

Texto Base: Salmos 25:4

4 Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. 5 Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.

Para continuarmos, quem aqui nesta noite quer aprender a caminhar com Deus?

Bom irei citar algumas poucas atitudes que quem quer caminhar com Deus precisa tomar, para que essa caminhada venha acontecer.

Mas antes de falar sobre elas, vocês estão prontos para deixar tudo pra poder andar com Deus? Vocês estão dispostos a abandonar seus costumes e suas vontades, a ferir a carne pra que o Espirito venha controlar suas vidas?

Vamos as duas primeiras Atitude que temos que tomar. Antes de tudo, é necessário parar e analisar onde estamos e como estamos. Mas como fazer isso? A própria bíblia nos ensina, em 2 Coríntios 13:5 Diz – Examinai, portanto, a vós mesmos, a fim de verificar se estais realmente na fé. Provai a vós mesmos. Ou não percebeis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que já estejais reprovados.

Como a própria Palavra de Deus fala temos que examinar a nós mesmos para saber em que caminho estamos, como temos vivido diante do que Deus tem nos ensinado e conduzido a viver,  porque para andar com Deus não é só falar que esta andando com Deus e pronto, não é simples assim, tem que ter renuncia, tem que deixar o mundo pra trás e seguir em direção a Deus, é preciso entrar em seus caminhos, não tem como andar com Deus e seguir nossos próprios caminhos.

Porque assim como esta escrito em Provérbios 14:12 Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. E em Salmos 1:6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

Vamos falar a verdade tem tantos caminhos que ao nosso ver parecem bons e maravilhosos, que nem paramos e perguntamos a Deus se esse é o caminho certo. E isso sempre acontece quando estamos aparentemente vivendo o melhor de nossas vidas, mas nem sempre vivendo a vontade de Deus.

Tem vezes que o diabo faz com que tudo de certo na vida do crente, principalmente quando ele esta desviado, porque não existe essa de meio desviado, com Deus é por inteiro ou está ou não está, e ele faz isso  para que o crente não venha recorrer a Deus e voltar à seus caminhos, tendo uma vida correta.

Me perdoe se estou sendo meio duro, mas, Deus não vai te acompanhar por um caminho que leva a morte e a destruição. Ele até pode ir te tirar de lá, se você tomar a atitude de sair, mas andar contigo nesses caminhos, sem chance! É por isso que Ele nos da o livre arbítrio para que possamos escolher por onde seguir, e se queremos andar com Deus precisamos obedecer os seus mandamentos e cumprir as suas leis, precisamos viver de acordo com sua vontade sendo guiados pelo Espirito Santo.

Então vimos agora 2 atitudes para caminhar com Deus.

1ª Parar e se examinar.
2ª Deixar o caminho errado e seguir os passos de Deus.

Depois de se examinar e deixar o caminho errado, precisamos seguir em direção ao Reino de Deus, mas como seguir por uma estrada à qual não se conhece? Deus te pega e coloca no caminho certo mas como fazer para segui-lo?

 

Primeiramente o que precisamos fazer é aprender os caminhos de Deus. É aí que esta o segredo, quando precisamos fazer algo que não sabemos, como pessoas sabias que somos nós procuramos alguém que já tenha feito para nos ensinar, e assim fazemos da maneira correta, sem erros e com grande facilidade. Pelo menos é assim que deveria ser, mas na maioria das vezes achamos que ja sabemos e quando vemos estamos fazendo tudo errado.

E da mesma maneira agimos com Deus, achamos que já conhecemos o seus caminhos e saímos correndo na frente Dele, como crianças correndo na frente de seus pais. Quando menos percebemos estamos perdidos. Voltando mais ainda do que antes.

Bom pra que isso não aconteça precisamos fazer como diz em Salmos  25: 4 – Ó Senhor, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. E a unica maneira de aprender os caminhos do Senhor é através da Palavra, que nos ensina tudo e para faze-lo certo é só colocar em pratica. Como Deus diz em Tiago 1:22 – E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Dessa maneira conseguiremos caminhar com Deus, sempre aprendendo primeiro, para depois seguir em frente e ai poderemos falar com o Salmista em Salmos 119:105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.

 

E essa é nossa 3ª Atitude: Aprender os caminhos de Deus e pratica – los!

Agora que já aprendemos alguns passos para caminhar com Deus, vamos ver nossa ultima atitude para seguir nessa caminhada.

Essa é a 4ª atitude: Unidade e Comunhão com Deus.

Quando estamos caminhando com alguém que amamos, gostamos e queremos faze-lo de mãos dadas, se possível até abraçados. E dessa mesma maneira Deus quer andar com cada um aqui de mãos dadas para cuidar de você e te manter em segurança, Deus quer que você ande por esse caminho, mas além disso, Ele quer estar ao seu lado  segurando a sua mão te mostrando por onde andar para que você alcance o principal objetivo desta vida, que é a Salvação em Cristo Jesus, Ele quer te levar à Vida Eterna para que possamos viver todos juntos, e durante essa caminhada Ele quer estar unido com todos para que sejamos somente um.  Assim como Jesus diz em João 17:22-23 – A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. 23 Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas.

Amados como Jesus mesmo disse Ele repartiu a natureza divina que Deus o deu para que pudéssemos ser um com Ele e com o Pai. Não troque isso por nada, não saia dos caminhos do Senhor, acabamos de aprender um pouco como entrar e seguir por esse caminho, não de as costas para Deus, não jogue fora a natureza de Cristo que está em você, Ele te ama você é precioso para Deus Ele quer segurar em suas mãos e caminhar contigo até a consumação dos séculos, até o grande e perfeito dia do Senhor, pelo qual devemos ansiar pela volta.

Deixo-vos um ultimo versículo.  João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.