Skip to content

“Avançando para o desconhecido” – Pastor Marcos Lino

jan 07 2018

prmarcos_07jan17

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 07 de janeiro de 2018.

Avançando para o desconhecido

Texto Base: Josué 3:17

Introdução: O rio da vida que sempre flui nos trouxe para mais um ano. Nós não temos nenhuma maneira de saber o que o futuro reserva para nós em detalhes. Temos a certeza de ter a nossa frente 358 dias e isso nos causa preocupações. Mas, sabemos que o Senhor está conosco, e, quando sua presença está não temos motivo para preocupação.

1 Pedro 5:7 lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!

Salmos 55:22 Entrega tuas preocupações ao SENHOR! Ele te sustentará; jamais permitirá que o justo venha a cair.

Isaías 41:10 Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça.

Isaías 41:13 Porque Eu, o SENHOR teu Deus, te seguro pela mão direita e te declaro: Não temas, Eu te ajudarei.

Quando nós pensamos sobre as coisas que estão adiante, podemos nos encher de medo, ou podemos confiar em Jesus e alcançar as melhores coisas da vida. O capítulo 3 de Josué nos diz que Josué junto com a nação de Israel atravessaram o rio Jordão transbordando. Essas pessoas tinham um objetivo principal em suas mentes. Conquistar a cidade de Jericó (um alvo militarmente importante) que prepararia o caminho para conquistar a terra prometida. No entanto, havia um desafio. A correnteza do Jordão era muito forte em Jericó. Além disso, era a época da colheita e a neve que derretia nas montanhas do Líbano faziam com que o rio transbordasse.

Assim como Josué e os israelitas, estou certo de que todos nós temos novos objetivos (pessoais, educacionais, ministeriais, profissionais) para alcançar nesse novo ano. Assim como eles, enfrentaremos desafios inimagináveis enquanto corremos em direção a esses objetivos.

Vejamos como superar esses desafios.

1. Tome medidas imediatas

A. A tarefa de Josué não era fácil. O rio Jordão transbordando tinha mais de 1 milha de largura. Josué era responsável por levar 2 milhões de pessoas com segurança.

B. Ele poderia ter esperado. Em vez disso, ele tomou medidas imediatas como acabamos de ver em (Josué 3:1)

C. A maioria das pessoas confrontadas com tarefas difíceis e arriscadas as adiam o maior tempo possível. Muitas vezes isso só piora as coisas.

D. Neste novo ano, quando você enfrentar uma situação desafiadora, não estacione não pare. Confie na força e na sabedoria de Deus. Então, levante-se "no início da manhã e faça o que precisa ser feito. No final do dia você ficará feliz por ter feito.

Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

2. Siga o conselho de seus líderes espirituais

A. Os líderes anunciaram a ordem de Deus para o povo seguir os sacerdotes e os levitas (Josué 3:2-3).

B. Os líderes espirituais são guias divinamente constituídos de nossa caminhada cristã. Siga-os.

C. A geração anterior no capitulo 14 de Números morreu no deserto porque desprezaram as instruções de Moisés. Josué foi abençoado porque obedecia a Moisés desde o início.

D. A maioria de nós perdemos as bênçãos de Deus porque ignoramos o conselho de nossos líderes espirituais. Desobedecer a autoridade da liderança é rebelião direta contra Deus. veja o que aconteceu com Saul por causa da sua rebelião.

1 Samuel 15 22 Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício,e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria;a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor,ele o rejeitou como rei”.

Neste ano faça um novo compromisso de se submeter à liderança constituída por Deus. Quando o povo de Judá e de Jerusalém estava sendo perseguido Josafá disse ao povo.

2 Crônicas 20:20 No outro dia, ao romper da aurora, eles se levantaram e partiram em direção ao deserto de Tecoa. Ao saírem, o rei Josafá colocou-se em pé diante do povo e exclamou: “Ouvi-me, ó Judá e moradores de Jerusalém! Crede sem sombras de dúvidas em Yahweh, o SENHOR vosso Deus, e estareis sempre seguros; confiai nos profetas do SENHOR, e sereis bem sucedidos!”

3. Espere na presença de Deus

A. Os israelitas não sabiam para onde ir, porque nunca tinham passado por lá, (Josué 3:4).

B. Do mesmo modo, não sabemos o que o ano de 2018 tem para nós.

C. A arca da aliança era um símbolo da presença de Deus e de Sua orientação.

D. É importante que os filhos de Deus passem tempo em Sua presença para orientação e direção no novo ano.
Salmos 119: 105 Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho!

4. A santificação é um dever

A. O povo foi ordenado a tirar tudo que desagradava a Deus, (Josué 3:6)

B. O pecado nos impede de se tornar cristãos vitoriosos.

C. Se você examinar sua vida, confessar seus pecados e voltar-se para Deus, você será perdoado.
1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

D. Peça a graça de Deus para que você não repita os mesmos erros cometidos no ano de 2017.

1 Pedro 1:15-16 15 Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo . 16 Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Sejam santos porque eu sou santo.”

5. Confie em Deus e Sua Palavra

A. Deus prometeu que venceriam as nações que ocupavam a terra que prometeu a eles (Josué 3:9-13).

B. Pense nas promessas que você recebeu de Deus no ano passado? Olha o que diz a palavra.
Balaão havia sido contratado por Baleque rei de Moabe para amaldiçoar o povo de Israel,porem veja o que aconteceu.

Números 23: 19 Deus não é como os homens, que mentem;não é um ser humano,que muda de ideia. Quando foi que Deus promete que não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo. 20 Recebi ordem para abençoar; ele abençoou, e eu não posso mudar nada. 21 Vejo que no futuro do povo de Israel não há desgraça nem sofrimentos. O Senhor, seu Deus, está com eles, e o povo está gritando que o Senhor é o seu Rei.

C. Este ano, lembre-se dessas promessas e reivindique-as quando você enfrentar os rios Jordão da vida.

6. Fé em ação

A. A fé sem ações é morta (Tiago 2:17)

B. O rio Jordão se abriu somente depois que os sacerdotes entraram na água, (Josué 3:14-17).

C. A fé prática envolve um risco. Não gostamos de correr riscos. Queremos o caminho aberto antes de nos movermos para Deus. Um risco é apenas um risco se Deus não for conosco. Avance e confie em Deus para confirmar sua fé no momento apropriado.

D. Uma coisa importante que devemos fazer para permanecer forte na fé é não esquecer o que Deus já fez por você, lembrar o que o Senhor fez no ano que passou?
(Salmos 103:2). Que todo o meu ser louve o Senhor,e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!

Se nos olharmos para os anos que passaram, vamos entender o que Samuel estava dizendo quando eles venceram os Filisteus.
1 Samuel 7 12 Aí Samuel pegou uma pedra, pôs entre Mispa e Sem e disse:
— Até aqui o Senhor Deus nos ajudou.

Se olharmos na Palavra vamos ver o que Deus já fez para o seu povo. Ele os tirou do Egito da escravidão
Êxodo 13Ele abriu o mar vermelho. O rio Jordão não é nada para ele.Conclusão:Eu sei que muitos de nós enfrentamos águas turbulentas. Pode ser em casa, na escola, no local de trabalho ou na igreja. A boa notícia é que você vai atravessar os rios Jordão e conhecer seus objetivos para o ano de 2018.
O ano já começou não tem como evitar o que esta por vir uma coisa podemos e devemos, enfrentar ir para cima com a cabeça erguida e com o coração cheio de fé e convicção que Deus esta conosco pois assim esta escrito.Romanos 8:31-39
31 Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! 32 Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? 33 Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. 34 Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. 35 Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? 36 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro;somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” 37 Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. 38 Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais ; nem o presente, nem o futuro; 39 nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.FELIZ ANO NOVO, UM FELIZ E ABENÇOADO 2018.

Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.