Skip to content

“Desfrutando da casa do Senhor” – Pastor Marcos Lino

set 10 2017

Culto100917marcos

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 10 de setembro de 2017.

Desfrutando da casa do Senhor

Texto Base: 2 Crônicas 9:1-12

Vemos em uma passagem da bíblia a historia de uma rainha que saiu de terras distantes para conhecer o palácio de Salomão. Esta rainha foi muito sabia, pois não se intimidou ao desfrutar de toda a hospitalidade do rei. Ela comeu, bebeu, tirou as suas duvidas e ainda recebeu diversos presentes do rei.

 

Se você fosse convidado por um rei para visitar o seu palácio, O quê você faria?

Em todo culto que vamos o Rei Jesus sempre está presente, mas muitos cristãos têm deixado isto passar por despercebido, e ficam tão preocupados com o fim do culto que mal aproveitam a presença do Rei.

Nós que somos a noiva de Cristo, temos que desfrutar de tudo aquilo que Jesus nos proporciona mediante a sua graça.

Devemos ser como a rainha de Sabá.

Entendendo o contexto da história

Em todo palácio da antiguidade havia três grandes salas que eram de suma importância em um reinado. E quando analisamos o contexto vemos que a rainha de Sabá visitou cada uma destas salas. Quando vamos à casa do Senhor não podemos deixar de visitar nenhuma destas três grandes salas.

 

I – OS TRÊS COMODOS DA CASA DE DEUS

1 – SALA DO BANQUETE

Era o lugar onde o rei banqueteava e festejava com seus convidados, lá ele comia, bebia alegrava-se. Vamos ver no livro de Daniel, Belsazar dando uma grande festa na sala do banquete

“O REI Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil. ” (Dn 5.1)

O rei Salomão recebeu a Rainha de Sabá na sala do banquete

(1 Re 10:5)  5 Ela viu a comida que era servida na mesa dele, viu os apartamentos dos seus altos funcionários, a organização do pessoal que trabalhava no palácio e os uniformes que eles usavam. Viu os empregados que o serviam nas festas e os sacrifícios que ele oferecia no Templo. Isso tudo a deixou de boca aberta e muito admirada
Aplicação Pessoal
Quando estamos na casa do Senhor, louvando e exaltando o seu santo Nome, Deus traz a sala do banquete diante de nós, se alegra conosco e quer saciar a nossa fome espiritual. Não podemos deixar de desfrutar da mesa do Rei. Coma beba e se alegre, o Rei te ama. Deus tem um banquete pra você nesta noite.
2 – SALA DA TESOURARIA

A sala da tesouraria é semelhante ao Banco Central que temos em nosso país.  Um reinado sem a sala da tesouraria era um reinado falido. Era nesta sala que se concentrava todos os tesouros, como ouro, prata, bronze e diversos outros títulos, lá se concentrava a força econômica do reino.
(2 Cr 9: 12-13) A rainha de Sabá entrou na sala da tesouraria e recebeu tudo quanto queria 

Aplicação Pessoal

Jesus é aquele que tem a chave de Davi.

(Ap 3:7) Ele é o que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém abre, Ele é aquele que tem todo poder e toda autoridade

(Mt 28:18) — Deus me deu todo o poder no céu e na terra.

Tudo depende Dele, e nada acontece se não for por sua vontade, se você esta precisando de alguma coisa não se desespere, entre na sala da tesouraria, e lance sobre Jesus as suas necessidades espirituais e materiais.
3 – SALA DO TRONO

Neste lugar o rei exercia o seu poder executivo, era justamente nesta sala que eles tratavam dos mais diversos assuntos em relação ao governo do reino. Lá eles exerciam a sua autoridade, tomavam decisões e criavam leis. A rainha de Sabá entrou na sala do trono e falou tudo quanto tinha no seu coração (2Cr 9:1)

Quando Hamã tinha um plano para destruir os judeus, a rainha Ester entrou na sala do trono e intercedeu pelo seu povo. (Est 5:1-2)

O apostolo João viu e entrou na sala do trono de Deus (Ap 4: 1-11)
Aplicação Pessoal

O nosso rei esta nos esperando na sala do trono, Ele quer que estejamos diante dele derramando o nosso coração assim como a rainha de Sabá fez com Salomão. O cetro de equidade e justiça esta nas mãos dele, mas para que venhamos desfrutar desta intimidade com o rei, precisamos ser ousados e entrar pela porta que nos foi aberta. O véu foi rasgado e agora já não existem mais barreiras entre nós e Deus. As vezes o nosso coração está cheio de amarguras e tristezas, vamos até a casa de Deus mas voltamos com o coração do mesmo jeito. Você veio de tão longe o rei vai te receber abra seu coração a Ele, e conte o que esta te afligindo, Ele irá te dar tudo o que você precisa.

Ele te convida ao banquete.

(João 6) — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

Ele te convida à sala do tesouro.

Um dia o Senhor levou Salomão a sala do tesouro e disse pedi-me o que queres.

(2 Cronicas 1)

7 Naquela noite Deus apareceu a Salomão e perguntou:

— O que você quer que eu lhe dê?

8 Ele respondeu:

— Tu sempre mostraste um grande amor por Davi, o meu pai, e deixaste que eu ficasse como rei no lugar dele. 9 E agora, ó Senhor Deus, cumpre a promessa que fizeste ao meu pai. Já que me fizeste rei de um povo tão numeroso como o pó da terra, 10 dá-me sabedoria e conhecimento para que eu possa governá-lo. Se não for assim, como poderei governar este teu grande povo?

11 Deus disse a Salomão:

— Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, 12 eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois.

Hoje Ele te diz

(Mateus 7:7-8) 7 — Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.

Ele te convida à sala do trono.

Sempre que alguém era convidado a entrar na sala do trono o rei mudava a historia.

(2 Samuel 9:6-7.)

Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse:

— Mefibosete!

— Às suas ordens, senhor! — respondeu ele.

7— Não fique com medo! — disse Davi. — Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa.

(2 Reis 8:1-6)

1 Eliseu tinha dito à mulher que morava em Suném, a mãe do menino que ele tinha ressuscitado, que o Senhor Deus tinha avisado que ia haver uma grande falta de alimentos. Disse também que a fome ia durar sete anos naquela terra e, por isso, ela devia sair de lá com a sua família e ir morar em outro lugar. 2 Ela havia seguido o conselho do profeta e tinha ido com a sua família morar na terra dos filisteus, onde ficou sete anos.

3 Quando passaram os sete anos, ela voltou para Israel e foi falar com o rei a fim de pedir que devolvessem a sua casa e as suas terras. 4 O rei estava falando com Geazi, o empregado de Eliseu, pois queria saber dos milagres que Eliseu havia feito. 5 Geazi estava contando ao rei como Eliseu havia feito um morto viver de novo. Nesse momento a mulher chegou para fazer o seu pedido ao rei. Então Geazi disse:

— Ó rei, aqui está a mulher, e aqui está o filho dela que Eliseu ressuscitou.

6 O rei fez perguntas à mulher, e ela confirmou a história de Geazi. Então o rei chamou um oficial e lhe disse que devolvesse à mulher tudo o que era dela e também o valor de todas as colheitas que as suas terras haviam produzido durante os sete anos em que ela havia estado fora.

Conclusão

Não tenha medo e nem perca a oportunidade, o palácio do rei esta de portas abertas pra você. Chegou a tua vez Ele te chama.

JESUS O REIS DO REIS TE CHAMA!

(Mateus 11) 28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. 29 Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. 

Em breve, disponibilizaremos a gravação.

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.