Skip to content

“Ele tomou o meu lugar” – Pastor Wanderlei

nov 05 2017

Prwanderlei051117

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 5 de novembro de 2017.

Ele tomou o meu lugar

Texto Base: Isaías 53:2-5 

Aos olhos de Deus ele era um pequeno ramo, brotando de uma raiz em terra seca. Mas para nós Ele não tinha beleza alguma; não havia nada nEle para nos atrair ou para nos agradar. Nós O desprezamos e rejeitamos: Ele era um Homem que conhecia, por experiência própria, a dor e o sofrimento. Achamos que Ele não merecia nem ser olhado por nós; não demos a menor importância a Ele. Apesar disso, Ele colocou sobre Si mesmo as nossas dores, Ele mesmo carregou nosso sofrimento. E nós ficamos pensando que Ele estava sendo castigado por Deus por causa de Seus próprios pecados! A verdade, porém, é esta: Ele foi ferido por causa de nossos pecados; seu corpo foi maltratado por causa de nossas desobediências. Ele foi castigado para nós termos paz; Ele foi chicoteado – e nós fomos curados!  (VIVA)

Isaías 53:2-5 Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. “Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos.” “No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.  (NTLH)

Ao lermos o verso 4 separadamente do contexto, achamos que o profeta Isaías está falando sobre a cura das doenças do corpo, porem se você observar atentamente todo o contexto verdadeiramente Isaías está falando que Jesus tomou sobre si o nosso sofrimento, a nossa aflição,  a tristeza, a dor que deveríamos passar ao sermos confrontados por Deus no dia do juízo final, Jesus carregou sozinho a dor de todo humanidade.

O profeta Isaías 700 anos antes do nascimento de Jesus, descreveu todo o sofrimento que Ele passaria por nossa causa.

Isaías 50:6 Ofereci as minhas costas aos que me batiam e o rosto aos que arrancavam a minha barba. Não tentei me esconder quando me xingavam e cuspiam no meu rosto.  (NTLH)

Jesus foi preso numa quinta-feira pouco antes da meia noite, enquanto orava no jardim chamado Getsêmani (lugar de óleo) que ficava no Monte das Oliveiras.

Naquela mesma noite, na madrugada da sexta-feira, levaram Jesus a casa de Anás sumo sacerdote onde se reuniram os principais sacerdotes em um Sinédrio e começaram a interroga-Lo, Jesus porem permaneceu em silêncio, até que Lhe preguntaram se Ele era o Cristo, o Filho de Deus.

Jesus confirmou ser o Cristo e então começaram a lhe bater.

Marcos 14:65 E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas.  (JFA-RA) 

Pela manhã levaram Jesus até o governador Pilatos, este não tendo encontrado nenhuma falta em Jesus, tentou dissuadir os líderes religiosos e o povo da ideia de mata-lo, porém não obteve êxito, e para contentar a multidão Pilatos entrega Jesus aos soldados romanos para acoita-Lo.

Mateus 27:27-31 Depois os soldados de Pilatos levaram Jesus para o Palácio do Governador e reuniram toda a tropa em volta dele. Tiraram a roupa de Jesus e o vestiram com uma capa vermelha. Fizeram uma coroa de ramos cheios de espinhos, e a puseram na sua cabeça, e colocaram um bastão na sua mão direita. Aí começaram a se ajoelhar diante dele e a caçoar, dizendo: —Viva o Rei dos Judeus! Cuspiam nele, pegavam o bastão e batiam na sua cabeça. Depois de terem caçoado dele, tiraram a capa vermelha e o vestiram com as suas próprias roupas. Em seguida o levaram para o crucificarem.  (NTLH)

Jesus sofreu tanto, que ficou irreconhecível.

Isaías 52:14 Muitos ficaram horrorizados quando o viram, pois ele estava tão desfigurado, que nem parecia um ser humano.  (NTLH)

E assim Ele caminhou carregando uma pesada cruz pelas ruas de Jerusalém até o monte Calvário, que ficava fora dos muros da cidade, onde haveria de sofrer ainda mais, por minha causa.

Isaías 53:3 Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos.  (NTLH)

As nove horas da manhã os soldados crucificaram Jesus, (Mc 15:25) pregaram Jesus na cruz com longos pregos em suas mãos e pés, o peso do seu corpo pendurado pressionava os pulmões o que ocasiona a falta de ar. Então para poder respirar Jesus era obrigado ergue-se forçando os pés perfurados, ou pelas mãos igualmente perfuradas, de qualquer forma cruz era cruel, o sofrimento era constante e assim Jesus sofreu por seis horas, até que as três horas de tarde e então ele morreu.

Meditando em todos esses fatos me lembro de uma antiga poesia que quero ler para vocês.

Nada era Dele!  – poesia de Gioia Junior – diácono da igreja Batista, escritor e radialista – 1996

Muitos outros homens também sofreram ou foram martirizados, antes de Jesus vários profetas foram sacrificados, o próprio profeta Isaías que tanto falou do sacrifício do Messias foi cerrado ao meio por ordem o rei Manasses. E quase todos os apóstolos sofrem mortes horríveis, Tiago o maior foi decapitado, Mateus foi morto a espada, André foi crucificado em uma cruz em forma de xis, Felipe foi enforcado, Bartolomeu foi esfolado vivo e depois crucificado de cabeça para baixo, Simão o zelote e Judas Tadeu foram espancados e depois crucificados, Tiago o menor foi apedrejado, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, Tomé morreu a flechadas, Matias foi queimado vivo e Paulo foi decapitado.

Embora todos estes homens tenham morrido de uma forma trágica, nenhuma dessas mortes pode se comprar ao sacrifício de Jesus, porque ainda Ele fosse um homem de carne e osso, Ele nunca deixou de ser Deus, e sendo Deus, ao se colocar em nosso lugar, Ele pagou a nossa dívida, Ele é o único que pode nos unir a Deus, Ele rasgou o véu que nos separava de Deus, trazendo vida para nós que estávamos espiritualmente mortos.

Romanos 3:25  Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus. (NTLH)

2 Coríntios 5:21  Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus. (NTLH)

1 Pedro 2:24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Gálatas 1:4  Em obediência à vontade do nosso Deus e Pai, Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau. (NTLH)

Na cruz Jesus tomou o nosso lugar, ao sofrer a dor que estava reservada para nós, mediante o sacrifício de Jesus Cristo, Deus mostrou o quanto Ele nos ama, e para nos poupar, Ele não poupou o seu único filho, para nos livrar de uma dor imensa e de uma morte horrível, ele enviou Jesus para sofrer em nosso lugar.

1 João 4:10  E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. (NTLH)

Romanos 5:8  Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.

Efésios 2:4-10 “Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto,  que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.  Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial.  Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.  Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.  A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.  Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (NTLH)

E agora porque Jesus tomou o nosso lugar, passando por todos aqueles sofrimentos, somos aceitos por Deus ao aceitarmos Jesus como nosso único e suficiente Salvador.

Isaías 53:5 A verdade, porém, é esta: Ele foi ferido por causa de nossos pecados; seu corpo foi maltratado por causa de nossas desobediências. Ele foi castigado para nós termos paz; Ele foi chicoteado – e nós fomos curados!  (VIVA) 

Romanos 5:10  Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. (NTLH)

Colossenses 1:21-22 Antes, vocês estavam longe de Deus e eram inimigos dele por causa das coisas más que vocês faziam e pensavam. Mas agora, por meio da morte do seu Filho na cruz, Deus fez com que vocês ficassem seus amigos a fim de trazê-los à sua presença para serem somente dele, não tendo mancha nem culpa.  (NTLH)

Hebreus 10:10  E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo. (NTLH)

Efésios 1:7-9 Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura! Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia resolvido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.  (NTLH)

 

Em breve, disponibilizaremos a gravação.

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.