Skip to content

“Eu tenho sido grato” – Pastor Marcos Lino

dez 05 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 14 de novembro de 2021.

Eu tenho sido grato?

Salmos 116;12-13. NTLH

12 Que posso eu oferecer a Deus, o Senhor, por tudo de bom que ele me tem dado?

13 Levarei ao Senhor uma oferta de vinho para lhe dar graças porque me salvou.

 

Salmos 116;12-13. NVT

12 Que posso oferecer ao Senhor por tudo que ele me tem feito?

13 Celebrarei meu livramento e louvarei o nome do Senhor.

 

INTRODUÇÃO:

O salmo 116 narra a gratidão de alguém que esteve à beira da morte. O poeta descreve a si mesmo como alguém que foi envolvido pelas “cordas da morte”, como alguém que foi possuído de tão grande angústia que se viu dentro do próprio inferno (heb. Sheol). Pela descrição de seu sofrimento, o salmista esteve bem próximo da morte devido a uma terrível enfermidade.

Ele escreve esse poema ou esta canção para agradecer a Deus pela cura alcançada.

No contexto Cristão, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção a Deus ou a uma pessoa, a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo. Isso me fez lembrar de uma frase do pastor Hernandes Dias Lopes. que diz: Gratidão, A rainha das virtudes! Nem sempre presente em nosso coração, nem sempre regendo a nossa vida, nossas palavras, nossas atitudes, ações e reações.

É a última ceia do ano de 2021, se olharmos para trás vamos ver que foi um ano muito difícil, em todas as áreas tanto no econômico financeiro, espiritual, profissional, sentimental e emocional, tivemos perdas terríveis de todas formas uns mais outros menos, mas todos nós vivemos dias difíceis.

Assim como o autor desse salmo vamos também fazer um poema ou uma canção de amor e gratidão a Deus por tudo o que ele fez por nós. Vamos terminar este ano, não com murmuração, não com coração amargo, não com coração apertado de dor pelas lutas que você viveu, encerre este ano, abrindo a sua alma, desabrochando o seu coração, num tributo de louvor a Deus, num gesto de gratidão a Deus, colocando a sua vida nas mãos de Deus, colocando a sua família nas mãos de Deus e rogando a Deus que dirija os seus passos daqui para frente, porque o Deus que trouxe você até aqui, é o mesmo que há de conduzir você em triunfo daqui para frente.

Ser grato a Deus é um princípio que devemos levar conosco em nossas vidas, e jamais podemos nos esquecer de todas as coisas boas que Deus nos fez.

1 Tessalonicenses 5:18

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Por outro lado, quem não agradece é ingrato.

A Ingratidão é a característica de uma pessoa que não sabe reconhecer o bem que foi feito a ela, não reconhece a ajuda que lhe foi prestada. A ingratidão é uma atitude egoísta, feita por uma pessoa soberba e arrogante em sua maioria.

O ingrato está pronto para receber um favor imerecido, mas não está disposto a retribuir com a gratidão.

 

A INGRATIDÃO É PRÓPRIA DOS ÍMPIOS

O apóstolo Paulo nos adverte em 2 Timóteo que a ingratidão é uma característica dos homens ímpios nos fins dos tempos.

II Timóteo 3: 1,2 “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. – Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, INGRATOS, ímpios”.

– A ingratidão é um dos sinais dos últimos tempos. O “espírito” da ingratidão tomará a consciência dos homens ímpios e será uma prática de vida destes em oposição ao “espírito” de gratidão que é próprio dos filhos de Deus.

Jamais podemos nos esquecer das maravilhas que Deus tem feito por nós. O homem sempre será egoísta, e buscará olhar somente para si, e assim deixando de lado as boas coisas que Deus fez, e gerando a ingratidão, sentimento abominado por Deus.

Muita gente depois que recebe a sua benção se esquece que tudo vem de Deus. Muitos quando estão desempregados, pagando aluguel, andando a pé ou de ônibus, são fiéis e servem a Deus com amor, mas quando são abençoados, se desviam, viram as costas a Deus dão mais valor às coisas materiais do que ao Senhor que as criou.

 

Olha o que diz:

(Deut 8:10-19)

11— Nunca esqueçam o Senhor, nosso Deus, e tenham o cuidado de obedecer aos seus mandamentos e às suas leis, que hoje eu estou dando a vocês. 12 Naquela terra vocês terão toda a comida que quiserem; construirão casas boas, onde morarão; 13o seu gado e os seus rebanhos aumentarão; vocês ajuntarão mais prata e ouro e terão tudo de sobra. 14 Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos. 15 Ele os levou por aquele enorme e perigoso deserto, cheio de cobras venenosas e de escorpiões, e onde não havia água. Mas no deserto Deus fez sair água da rocha bruta, para vocês beberem, 16 e lhes deu para comer o maná, uma comida que os seus antepassados não conheciam. Ele fez tudo isso para humilhá-los e para fazê-los passar por provas a fim de abençoá-los mais tarde. 17— Portanto, não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas. 18 Lembrem do Senhor, nosso Deus, pois é ele quem lhes dá força para poderem conseguir riquezas. Vocês estão vendo que assim ele está cumprindo a aliança feita por meio de juramento com os nossos antepassados. 19 Mas, se vocês esquecerem o Senhor, e adorarem e servirem outros deuses, eu aviso hoje que vocês certamente morrerão.

O salmo 116 expressa ação de graças e louvor ao Senhor pela bênção que Ele entregou ao seu servo. Nunca devemos nos esquecer da bondade de Deus para conosco, nem deixar de lhe ser gratos por suas bênçãos derramadas sobre nós.

 

DEVEMOS SER GRATOS POR TODAS AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS.

Sl 103: 1,2

1 Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.

2 Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios.

3 Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades;

4 quem da cova redime a sua vida e coroa você de graça e misericórdia. 5 É ele quem enche de bens a sua vida, de modo que a sua mocidade se renova como a da águia.

Salmos 116:5-75 O Senhor é bondoso e fiel; o nosso Deus tem compaixão de nós. 6 O Senhor protege os que não podem se defender. Quando eu estava em perigo, Ele me salvou. Meu ser inteiro, continue confiando em Deus, o Senhor, pois ele tem sido bom para mim!

 

TEMOS QUE SER GRATOS PELA PAZ.

João 14:27 Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.

Colossenses 3: 5 “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos”.

Filipenses 4:6-7 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Colossenses 3:15-17

15 E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. 16 Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. 17 E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai.

 

TEMOS QUE SER GRATOS PELA FORÇA.

Salmos 29:11 O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor dá a seu povo a bênção da paz.

Isaias 40:31 Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

Salmo 73:26 A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.

 

QUE EM NOSSO CORAÇÃO SEMPRE HAJA GRATIDÃO

Colossenses 3:16 ”Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí- vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso

coração”.

Salmos 92;1-5. 1 Como é bom dar graças ao Senhor e cantar louvores ao seu nome, ó Altíssimo. 2 Como é bom anunciar aos outros, cedo de manhã, a respeito do seu amor cuidadoso e constante, e à noite falar da sua fidelidade. 3 Como é bom cantar ao Senhor ao som de instrumentos de dez cordas, da lira e da harpa. 4 O Senhor me alegra com os seus feitos! Meu coração canta de alegria por causa das suas obras. 5 Como são maravilhosas as suas obras, Senhor! Como são sábios e profundos os seus pensamentos!

 

CONCLUSÃO:

SEJAMOS GRATOS A DEUS POR TUDO.

Efésios 5:20 “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1 Tessalonicenses 5:18 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!

Hebreus 12:28 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,

Graça e Paz!
Pr. Marcos Lino

Clique no play para assistir o vídeo.

https://youtu.be/9QfMcFfV5b0

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.