Skip to content

“Jesus está aqui” – Pastor Marcos Lino

abr 25 2021

vitrine-site-1806x635-2504

Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 25 de abril de 2021.

Jesus está aqui

Texto base: 1 Pedro 5:7

Jerusalém era o território das grandes celebrações dos Judeus, por conta do templo.

E a história nos conta que naqueles dias havia festa e Jesus vai aquela festa.

O clima em Jerusalém era de festa e de alegria, o povo acampava em barracas durante o período da festa era grande multidão. Porém quando Jesus chega  em Jerusalém Ele deixa aquele ambiente de festa e de celebração, e vai para um local chamado Betesda, que tinha cinco andares, cinco pavilhões, e como acabamos de ler havia uma multidão de enfermos, coxos, cegos, paralíticos, pessoas com a vida toda quebrada, pessoas desesperadas, pessoas que estavam com a esperança morta.

Pessoas que se aglomeravam ali aguardando o mover das águas, agitada por um anjo que descia e o primeiro que entrasse seria curado de qualquer enfermidade.

A bíblia nos conta que havia uma grande quantidade de pessoas para aqueles para qual não havia cura no ponto de vista da medicina. Eram pessoas cegas os olhos já estavam mortos, eram pessoas coxas e paralíticas as pernas já estavam mortas, essas pessoas que estavam ali estavam desenganadas pela medicina mas, havia um fiapo de esperança que um milagre poderia acontecer naquele lugar.

E Jesus ao chegar em Jerusalém, deixa tudo vai passear no meio dessas pessoas  mostrando pra mim e pra você que Jesus prioriza os que sofrem, que Ele se importa com aqueles que estão sofrendo nessa vida, que Ele se compadece daqueles que estão sangrando, machucados, feridos pelos drama da vida.

E na leitura que Fizemos  Jesus ao caminhar encontra um homem a maquete da miséria o retrato da tragédia. Havia Trinta e oito ano que aquele homem se encontrava deitado em uma maca, quem sabe até cheirava mal, com sua roupas rasgadas  com a esperança morta, vê um homem se aproximar e faz uma  pergunta que parece ser inusitada estranha e aquele Homem pergunta assim para o paralítico; Queres ficar curado?  Mas que pergunta estranha a se fazer para quem está na fila da cura. Qual doente prefere ficar doente, quem prefere ficar deitado em uma maca a vida toda.

a resposta daquele homem poderia ser eu quero, ou não não quero, mas, a resposta foi: eu não tenho ninguém.

Sabe amados, nesta hora eu começo a entender que pior que os trinta e oito anos daquele homem na maca foi não ter ninguém para o ajudar. Pior que a paralisia e o abandono ninguém se importava se estava sofrendo, e não tem um amigo, nenhum parente ninguém que se interesse por seu problema. E é nesse momento que Jesus dá uma ordem  àquele homem, levanta-te, toma teu leito e anda. Diz a palavra que imediatamente aquele homem levantou e tomou o seu leito e foi embora.

 

Hoje Jesus está aqui!  Betesda significa em hebraico casa de misericórdia.

Numa  casa de misericórdia tem gente doente, numa  casa de misericórdia tem gente sofrendo,  numa  casa de misericórdia tem gente com a esperança morta, numa  casa de misericórdia tem gente com o diagnóstico de doença incurável e tudo está te dizendo é o fim.

Mas hoje eu quero dizer que você está aqui, e este templo é uma casa de misericórdia, esse templo é um grande hospital, onde as pessoas chegam feridas machucadas pelos dramas da vida, pelos seus vícios, pelo pecado, pelo seus traumas existenciais.

E Jesus está aqui hoje, e faz uma pergunta pra você.

 

VOCÊ QUER  SER CURADO?

A primeira coisa que quero dizer a você que está me ouvindo é, Jesus se importa com você.

Jesus conhece o seu nome, Ele conhece a sua história, Ele conhece o seu passado, Ele conhece a sua Família,Ele conhece a sua procedência, Ele conhece as suas quedas, Ele conhece os seus dramas pessoais, Ele sabe onde começou a maior tragédia da sua vida que tem trazido todo sofrimento que você está vivendo agora.

Ele ama você, Ele se compadece de você. Ele deixou toda a alegria que estava em Jerusalém e foi ao lugar do desespero ao encontro do paralítico. E hoje Ele faz do mesmo jeito, Ele deixa tudo e vem ao seu encontro e te pergunta queres ser curado?

 

Quero deixar bem destacado hoje para você, Jesus conhece a sua real situação.

No versículo diz: 6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente,

Quero que isso fique bem claro pra você, Jesus está aqui! E Ele sabe o que está se passando com você, dentro da sua casa, na sua família, Jesus sabe quando você tranca a porta do seu Quarto, o que passa no seu coração quando coloca a cabeça no travesseiro, Jesus sabe exatamente às angústias que  ronda o seu coração que assolam a sua alma quando você está na solidão.

Ele está aqui hoje Ele tem o diagnóstico da sua vida em suas mãos, o seu conhecimento é absoluto, é profundo, o seu conhecimento é pleno é total, Ele é onisciente, Ele sabe onde você está Quem é você e a quanto tempo você está sofrendo.

 

ELE TE PERGUNTA QUERES SER CURADO?

Jesus olhou para mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério.

Jesus olhou para Zaqueu e disse,  hoje eu vou para sua casa, e Jesus sabia que Zaqueu era desonesto.

Jesus olhou para o jovem rico que mesmo prostrado aos seus pés,  amava mais o dinheiro do a Jesus.

Jesus olhou para os fariseus e viu que eles tinham espiritualidade de fachada apenas uma máscara. ( Mateus 23-2-7)

Jesus olhou para Judas e viu um coração avarento.

Jesus olhou para o ladrão à sua direita e viu arrependimento.

Jesus olha pra você Ele conhece você Ele sabe como está o seu coração.

Mas o fato de Jesus estar olhando pra você significa algo Maior, Significa que você não pode se esconder Dele.

Significa que você não pode fugir da presença  Dele.

Ele é como uma sombra a sua direita, Ele cobre você por cima, Ele cobre você dos lados< Ele cobre você por baixo, Ele está cercando você por todos os lado, Ele te encurrala com a sua onisciência e não a nada que você tenha feito que Ele não saiba, não a nada que você tenha falado que Ele não saiba. não a nada que você tenha deixado de fazer que Ele não saiba.

Não há nada que você esteja nutrindo no seu coração que Ele não saiba, Ele conhece você.

 

Jesus sabia que aquele homem estava doente a 38 anos em cima de uma cama.

No versículo 14 a bíblia nos informa que aquele homem estava doente por pecado específico na sua vida, No templo Jesus o encontra já curado e o adverte  e diz: olha não peques mais para que não te suceda coisa pior.

 

O pecado amados é pior que a doença ele é maligno, o pecado é pior que a morte pois ele conduz ao inferno, a condenação eterna.

E Jesus conhece tudo isso, muito dos sofrimentos que você e eu estamos vivendo na vida é consequência do nosso pecado e Jesus sabe disso. Jesus conhece a nossa realidade e nos pergunta:

QUERES SER CURADO?

Notamos que Jesus não tem só o conhecimento mas, Ele também tem compaixão.

 

Notem que aquele homem tem um diagnóstico que a medicina com todo seu avanço não conseguiria atender.

E digamos que a medicina conseguisse, veja que ele teria que passar por um longo período de fisioterapia  os seus músculos estavam atrofiados o seu corpo enrijecido por conta dos longos 38 anos de paralisia.

Aquele homem deveria ter feridas em seu corpo por causa do tempo que passou deitado.

O local onde ele se encontrava era um lugar de muitos doentes  quem sabia até cheirava mal ali não era um hospital que tratava dos doentes e sim a última chance para quem não tinha mais esperança pela medicina. era um lugar de dores e sofrimento.

Mas para esse homem Jesus se apresenta cheio de amor eternal e pergunta:

QUERES SER CURADO?

Você quer pôr um ponto final nesse drama? Você quer o fim desse problema? Você quer sair dessa?

Vejam no versículo 7,8.

7Ele respondeu:

— Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. 8Então Jesus disse:

— Levante-se, pegue a sua cama e ande!

 

Sabe o que significa isso?

Quando você chega no fim da linha, no fundo do poço, quando você reconhece que não tem mais nenhuma chance de resolver o seu problema,  quando você diz ou o Senhor faz o milagre  ou eu  pereço.

Quando você disser Ou meu Deus! ou Senhor me lava,ou Senhor me limpa ou Senhor me perdoa,ou Senhor me liberta ou o Senhor me transforma ou vou me afundar no pecado.

 

Se você hoje está no fundo do poço no último furo da correia, eu quero te dizer que você é um candidato à graça de Deus.

Quero te dizer aquilo que você não pode fazer, aquilo que a religião não pode fazer ,que as suas obras não pode fazer, JESUS DE NAZARÉ ESTÁ AQUI HOJE NA CASA DE MISERICÓRDIA E ELE É PODEROSO PARA CURAR, VOCÊ, LIBERTAR VOCÊ, PRA SALVAR VOCÊ E PRA FAZER DE VOCÊ UMA PESSOA NOVA.

 

VOCÊ QUER SER CURADO?

 

Quando Jesus faz essa pergunta ao homem notem que Jesus o quer  levar a uma compreensão melhor do seu estado.

Você não pode ser salvo sem que você saiba qual é o seu problema.

 

Imagina você  uma pessoa que se imagina ser boa e justa digna do amor de Deus e você diz assim, você precisa ser salva e ela te responde ser salva de que?

Eu não tô perdida, eu sou uma pessoa maravilhosa, não falta nada pra mim, estou feliz com a vida que levo.

 

Veja que a menos que você reconheça qual é o seu problema você não pode ser socorrido,não pode   ajudado, não pode ser perdoado, não pode ser salvo.

Quando Jesus pergunta queres ser curado?  Ele está dizendo: É preciso que você entenda que antes que você seja curado qual é o seu verdadeiro problema.

É aquele homem  entende que pior que aquela paralisia era o fato de se encontrar só sem amigo sem família e não ter ninguém .

Quem sabe  você se sente assim hoje, e se você se sente assim Jesus está aqui hoje quem sabe você está se sentindo desamparado Jesus está aqui hoje pra levantar você.

 

Quando Jesus pergunta para aquele homem Queres ser curado .

Jesus estava dizendo aquele homem pior que a sua paralisia e a dor do seu coração, se sentia um zero à esquerda. Veja que o anjo vinha de vez em quando e a possibilidade de um paralítico vencer uma maratona é impossível, por isso ele disse quando eu vou outro já entrou. Isso quer dizer quando arrumo alguém pra me levar outro já entrou no meu lugar.

Consegue imaginar a frustração daquele homem?

JESUS TE PERGUNTA QUERES SER LIBERTO?

Você quer ser transformado?

Jesus hoje não perdoa seus pecados, Ele também te cura do seus traumas, quer mudar a sua autoestima, que anda tão baixa ultimamente, quero tratar com este sentimento que desde sempre tem te sufocado e te deprimido, quem sabe você foi abusado, e o diabo usa isso para te paralisar.

Hoje Jesus está aqui  na casa de misericórdia e vai ao seu encontro e te pergunta:

QUERES SER CURADO?

ELE TEM MILAGRE DE CURA, DE PERDÃO DE RESTAURAÇÃO para sua vida

Este milagre não vai ser crediário ou por doses homeopáticas, isso não vai ser uma aparência de cura Ele está aqui e vai te curar de fato Ele vai libertar você de fato, vai perdoar você de fato para salvar você de fato é imediato é completo é pleno  e cabal.

 

QUERES SER CURADO? JESUS É O MESMO E ELE ESTÁ AQUI CONOSCO HOJE NESTA LIVE NA SUA CASA ONDE VOCÊ ESTIVER NOS OUVINDO.

AQUI AGORA É UMA CASA DE MISERICÓRDIA  JESUS ESTÁ PASSEANDO NA CASA E ELE TEM UM DIAGNÓSTICO PARA SUA VIDA  E TE PERGUNTA QUERES SER CURADO. E QUEM PERGUNTA TEM PODER PARA RESPONDER  A QUEM ELE PERGUNTA.

 

ELE TEM PODER PARA OPERAR MILAGRES, PARA CURAR VOCÊ, PARA PERDOAR VOCÊ, PARA SALVAR VOCÊ, PARA LIBERTAR VOCÊ DE SUAS LEMBRANÇAS AMARGAS,ELE TEM PODER PARA FAZER TUDO NOVO NA SUA VIDA.

 

Deus os abençoe!

 

 

Clique no play para assistir o vídeo.

https://youtu.be/ImzA9QiC5kQ

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.