Skip to content

“Mães virtuosas” – Pastor Marcos Lino

maio 12 2017

marcos120517

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 12 de maio de 2017.

Mães virtuosas

Texto Base: Provérbios 31:10:31

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.
Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.
Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.
A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.
Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.
Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.”

Temos na Bíblia exemplos de mães que poderíamos nesta noite falar com toda propriedade e que certamente iria ser uma linda homenagem a você Mãe. Por exemplo, poderíamos falar de Eva a mãe de toda humanidade. (Gênesis 3:20).

O que dizer de Sara uma mulher estéril que recebe do Senhor a promessa de ser mãe em sua velhice. (Gênesis 21:1-7).

O que dizer de Noemi uma mãe e sogra exemplar para Rute (Rute 1 ao 4).

Ana uma mulher amargura por ser estéril que pediu a Deus um filho e quando Deus a deu ela o dedicou a Deus.(l Samuel 1:1-28).

Joquebede Mãe de Moises que confiou no Senhor (Êxodo 2:1-10).

O que dizer da mulher Cananéia mãe intercessora.(Mateus 15:21-28).

Também temos avô de Timóteo Lóide foi uma mulher que recebeu das mãos do Senhor uma preciosidade rara, Como uma mulher que amava o Senhor, ela legou à sua filha Eunice verdades espirituais que foram transmitidas às próximas gerações através de Timóteo. (ll Timóteo 1:3-7).

E por ultimo Maria a mãe de Jesus uma mulher que achou graça diante de Deus. (Lucas 1:26-37).

Mas hoje que falar de mães ou mulheres virtuosas.

Texto: Provérbios 31:10-31

Introdução:

Deus está chamado para esta geração mulheres virtuosas. Mulheres desprendidas, marcadas pelo poder de Deus, ou seja, mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte.

Entendendo o que é SER VIRTUOSA: “aquela que têm virtudes”.

Virtude significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Na Nova Versão Internacional da Bíblia ela é chamada de “esposa exemplar”, e no hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousada corajosa, forte, guerreira incansável.

A primeira observação que podemos fazer aqui é o adjetivo PERFEITA não aparece em nenhum dos significados para a palavra virtuosa. Sempre ao ler este texto, temos a imagem de uma mulher perfeita, porém não é isto que o texto nos fala, mas sim de que é uma GUERREIRA VALENTE que luta com todas as suas forças para fazer que o seu lar seja de fato uma bênção.

Característica de uma mãe virtuosa.

1. CONFIÁVEL, FIEL: Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro”  (Provérbios 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não suporta traições e nem vive de trapaças, mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel em todo o tempo;

2. AGRADÁVEL, DO BEM: é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar o seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.

3. NÃO SUPORTA A PREGUIÇA: não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Provérbios 31:13). A mulher virtuosa é guerreira, não suporta a preguiça. Ao contrário, tem disposição para lutar por seus sonhos. Todas as tarefas que realiza faz de bom grado, sem murmurações e lamento. Por este motivo, nada lhe falta.

4. ESTÁ INTEIRADA DOS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA:  não é uma mulher alheia a vida financeira do lar, ela está sempre inteirada de todos os assuntos e ajuda na tomada de decisão quanto aos investimentos que a família irá fazer. É participativa sem tirar a autoridade que pertence ao seu marido, e após as conquistas obtidas ela desfruta e usufrui do bem conquistado sempre com o objetivo de tornar sua família mais próspera e abençoada. A mulher virtuosa é visionária. “Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos” (Provérbios 31:16). Antes, está sempre buscando uma forma de progredir, avançar e conquistar. Esta sempre buscando novas oportunidades.

5. É FORTE: A mãe virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Provérbios 31:17) – É uma mãe forte, pois nada consegue destruir a sua fé e esperança. Pode até chorar mas logo enxuga as suas lágrimas, tendo a certeza que sempre existirá o amanhã. Passa por dificuldades, como todo ser humano, mas jamais perde a sua força de viver, de crer nas promessas de Deus. Nada e ninguém consegue abater a sua fé. – É dedicada, esforçada, valente no trabalho e realiza tudo com disposição e vontade. A versão Almeida revista e atualizada diz: Cinge os lombos de força, na vida desta mãe não há espaço para desânimo, preguiça ou abatimento. Ela sabe que sua família (marido e filhos) depende dela por isso seus lombos são cingidos com força, garra, entusiasmo e dedicação. Muitas vezes para atender a necessidade do seu lar, trabalha de maneira incansável até tarde da noite.

6. É MISERICORDIOSA: A mãe virtuosa tem um bom coração. “Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos” (Provérbios 31:20). Não é egoísta. Ao contrário, sempre abençoa aqueles que a rodeiam. Sabe ajudar quando preciso e está sempre pronta para estender as suas mãos abençoadoras aqueles que necessitam.

7. É PREVENIDA: – (v. 21 e 22) – Quando o inverno chega a sua casa, quer seja o inverno literal (estação do ano) ou o inverno por alguma dificuldade, ela pode contar com as reservas que fez durante o verão.

8. É FORTE E DIGNA: (v.25) – Significado de digna (decente, solene, conveniente, correta, decorosa, respeitável)

9. É CONFIANTE: (v.25b) – Sabe em quem confiar e aplica em sua vida as instruções de Paulo aos Filipenses 4:6.

10. É SÁBIA E BOA CONSELHEIRA: (v.26) – Busca a sabedoria em Deus para que saiba pronunciar conselhos que edifiquem a vida do seu lar (Tiago 1:5).

11. NÃO É PREGUIÇOSA: (v.27) – Ela sabe a importância do seu trabalho e também reconhece o quanto todos nós somos facilmente levados pela preguiça, por isso ela está sempre vigilante não dando lugar à preguiça e ociosidade;

12. É UMA MÃE UNGIDA: A mãe virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Provérbios 31:18). É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência e lhe trás tudo de bom que necessita para ser feliz. Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus, de manter firme a sua aliança com o Altíssimo. a maior, principal e mais importante característica desta mulher é o TEMOR ao Senhor, e isto está acompanhado de promessas como vemos abaixo:

Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!  (Salmos 128:1-6).

Aquele que teme ao Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos. (Provérbios 14:26).

O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas. (Provérbios 19:23).

Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Pergunta o Senhor. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra. (Isaías 66:2)

Recompensa por ser uma Mãe virtuosa: É o orgulho dos seus filhos; É a coroa do marido; É louvada por todos e reconhecida e elogiada diante de todos (Provérbios 31:28-30).

PALAVRA FINAL: 

Que cada Mãe possa ter não só uma ou algumas dessas qualidades, mais que possam ter todas elas, como essa mulher virtuosa, que edifica sua casa, ouvindo a voz de Deus, que nossos lares sejam um lugar onde a família viva feliz, protegida, segura e bem orientada.

Feliz dia das Mães.

 

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.