Skip to content

“O inexplicável amor de Deus por nós” – Pastor Marcos Lino

jan 24 2021

vitrine-site-1806x635_2401

Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 24 de janeiro de 2021.

O inexplicável amor de Deus por nós

Texto base: Oséias 3:1

Deus nos ama: com um amor eterno, um amor sacrificial e um amor incondicional.

Deus nos ama não é pelas nossas virtudes ou pelos nossos predicados morais que ostentamos, não é pelos nossos méritos, mas, apesar de nossos deméritos.

Deus nos ama porque Deus é amor, o amor de Deus por nós é inexplicável. Quero junto com a igreja nesta hora meditar a luz do livro do profeta Oséias.

O povo de Deus havia se afastado e se rebelado contra Deus, e abandonado o Deus Criador sustentador da vida e redentor.

Deus falará aqueles povos de diversas formas por muitos profetas. Mas o povo já não ouvia mais a voz de Deus.

Então Deus através do profeta Oséas muda a metodologia, ao invés de falar através da boca dos profetas, Deus passa a falar através da vida do profeta Oséias.

A história de Oseias começa quando o Senhor lhe diz para se casar com uma mulher de prostituição e a ter filho de prostituição com ela.

Oséias se casa com Gômer e ela dá a luz ao primeiro filho ele se chama Jezreel que significava lugar de chacina, lugar de sangue, quando alguém perguntava ao profeta porquê de colocar aquele nome tão estranho no seu filho, o profeta respondia porque haverá juízo sobre a nação de Israel pois ela abandonou a Deus.

Gômer se engravida novamente e agora possivelmente era fruto do seu adultério, e nasce uma menina e Oséias coloca o nome de desfavorecida. Quando alguém perguntava ao profeta o porquê daquele nome o profeta respondia, Israel não terá mais o favor de Deus.

Gomer engravidou pela terceira vez, e todos já sabiam que aquela criança era fruto do seu adultério quando o menino nasceu, Oséias coloca o nome de não meu filho não meu povo.

Quando o povo perguntava ao profeta o porquê daquele nome, ele dizia Deus diz, Israel não é mais o meu povo, porque não me honram mais, e não me obedecem mais, e foram atrás de outros deuses.

Diz a palavra que quando Gômer desmama a criança ela vai para o prostíbulo, e passa a servir como sacerdotisa em culto a Baal um ritual pagão. Se entrega totalmente. Oseias ao saber que Gomer está passando por grandes necessidades mesmo diante de sua traição busca os melhores presentes e entrega a ela na esperança de conquistá-la. Mas ela rejeita ainda mais a Oséias e ainda tributa todos presentes aos amantes. E o profeta é mais uma vez envergonhado e abandonado por Gomer.

Chega o momento em que Gômer não serve mais como prostitua cultual e é colocada para ser vendida como escrava. Já não havia mais vigor físico que atraísse a ninguém sua juventude a deixara.

E quando estava no mercado para ser vendida como uma mercadoria barata e sem valor, já sem perspectiva na vida sem esperança nenhuma . Oseias aquele a quem ela tanto rejeitou entra no mercado e faz o maior lance de todos pela sua mulher e compra a sua mulher.

Quem sabe aqueles que conheciam a vida de Oséias e de Gomer deve ter pensado que agora ele vai se vingar de tudo o que ela o fez passar. Agora Oséias ia lavar a sua honra e escravizar Gômer pelo resto de sua vida. Ou iria até matá-la pois a lei dava esse direito a ele, pois quem era pego em

adultério era apedrejado.

Mas foi ao contrário Oséias pega sua mulher nos braços ela estava fraca e completamente destruída ele a aperta no peito e a diz Gômer eu te amo. Eu vou desposar você com justiça e amor, vou restaurar a sua vida e vamos começar uma nova história de fidelidade de amor e de respeito. Oséias volta para a nação de Israel e diz é desse jeito que Deus nos ama.

O Deus que nos ama e Deus que perdoa, è Deus de restauração e o Deus que muda o coração e a mente é o Deus que apaga a nossa transgressão e não lembra mais.

Isaías 43 25 25“Sou eu, eu mesmo, 

aquele que apaga tuas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. 

Isaías 44 22 22 Apaguei as tuas transgressões como a névoa e os teus pecados, como a nuvem. Volta-te para mim, porque Eu te remi. 

Miquéias 7:18,19 diz: “Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a compaixão de nós; pisará aos pés as nossas

iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” 

Esse é o nosso Deus pega o nosso passado de prostituição de e de infidelidade e apaga jogando no mar do esquecimento, e nos atrai com cordas de amor para os seus braços.

Gômer estava bem longe de seu marido, se prostituindo e se entregando a outros deuses. Oseias a procurou e a comprou de volta, por mais que ela já fosse sua mulher. Ele precisou comprá-la. Consegue ver alguma semelhança com você? Alguém também pagou para lhe ter de volta. Muitos anos depois da história de Gômer e Oseias, alguém precisou pagar para ter de volta algo que já o pertencia: Deus. Porém, desta vez, o preço não foi apenas quinze peças de prata. O preço, foi o próprio filho: Jesus (Jo 3:16). Ele precisou derramar o sangue do Seu Filho para cumprir toda a justiça do pecado e ter você de volta. Mais que apenas uma comparação, a história de Oseias (assim como várias outras do Antigo Testamento) é uma figura do que ocorre no Novo Testamento. O amor de Oseias por sua mulher infiel é como o amor de Deus pelo pecador é um amor incompreensível.

Romanos 5:6-10 6 De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus. 7 Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. 8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. 9 E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. 10 Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. 

Paulo em sua oração em favor dos Efésios diz que é um amor imensurável. (Ef 3:17-19) 17 Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, 18 para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. 19 Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.

(I João 4:9,10) “Foi assim que Deus manifestou o Seu amor entre nós: Enviou o Seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dEle. Nisto consiste o amor: Não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou primeiro o Seu filho como propiciação pelos nossos pecados.” 

João 3:16 Porque Deus amou o Mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 

1 Pedro 3:18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito. 

O AMOR DE DEUS, quem pode compreender? Quem pode explicá-lo ao ponto de convencer-nos por completo?

Por mais que a humanidade se esforce para compreender jamais compreenderá na carne, pois somente o ESPÍRITO SANTO pode dar esse entendimento.

1 João 4:9-10 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos

 

Louvado seja Deus por seu eterno amor.

 

Clique no play para assistir o vídeo.

https://youtu.be/Y5AthVaBNOM

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.