Skip to content

“O poder de uma igreja que ora unida” – Pastor Wanderlei

jul 29 2018

pr-wanderlei-290718

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 29 de julho de 2018.

O poder de uma igreja que ora unida

Atos dos Apóstolos 12:1-5 – Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.) E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele. (JFA-RA)

Devemos observar que neste texto, Lucas não diz que estava orando por Pedro somente a sua esposa, ou sua mãe, mas sim a IGREJA. Talvez este seja o motivo porque não vemos tantos milagres como no passado.

Existem vários trechos da Bíblia que confirmam o grande poder que tem uma Igreja que ora unida, onde não há divisão de pensamento, onde os sentimentos ou desejos pessoais são deixados de lado para buscar um único objetivo, onde existe uma verdadeira união de alma.

(Filipenses 2:1)Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros. (NTLH)

Se eu verdadeiramente me uno a Cristo e você também se une a Cristo e outro se une a Cristo, e como não existem dois ou três Cristos, então automaticamente eu estou unido a você e você a mim, porem o apostolo João disse que quando eu não consigo me unir e amar o meu irmão, eu também não consigo me unir e amar a Deus.

(1 João 4:20-21)Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão. (NTLH)

Onde há união Deus derrama muitas bênçãos sobre todos.

(Atos dos Apóstolos 4:32 e 33)Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. (NTLH)

A Bíblia ainda diz que quando uma igreja está unida, ela experimenta uma realidade diferente, onde as bênçãos chegam por ordem de Deus.

(Salmos 133:1-3) “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.”

Por este motivo é que vemos os apóstolos nos orientando e até mesmo nos ordenando a nos mantermos unidos.

(1 Coríntios 1:10)Irmãos, peço, pela autoridade do nosso Senhor Jesus Cristo, que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção. (NTLH)

(1 Pedro 3:8)Finalmente, que todos vocês tenham o mesmo modo de pensar e de sentir. Amem uns aos outros e sejam educados e humildes uns com os outros. (NTLH)

(Filipenses 2:2)Então peço que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia, tendo um mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. (NTLH)

A união da igreja é algo tão importante que antes de ser crucificado, o próprio Senhor Jesus orou ao Pai pedindo que a união da igreja fosse igual a união que Ele tem com o Pai.

(João 17:20-23)—Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. (NTLH)

Quando a igreja ora unida há muito poder, a terra treme e o Espirito Santo é derramado. (fogo cai).

(Atos dos Apóstolos 4:31) – Quando terminaram de fazer essa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a anunciar corajosamente a palavra de Deus. (NTLH)

(Salmos 91:15) Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. (NTLH)

E foi isso o que aconteceu quando Pedro foi preso para ser assassinado depois da festa da Pascoa, ele foi lançado prisão, segundo a ordem de rei Herodes foram designados 16 soldados para guarda-lo, quatro grupos de quatro. Ele foi colocado atrás das grades, acorrentado com duas correntes entre dois soldados. Mas Deus ouviu a oração daquela igreja que estava unida, e enviou o seu anjo para fazer aquilo que parecia impossível.

(Atos dos Apóstolos 12:6-11) – “Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.” De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: —Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele. —Aperte o cinto e amarre as sandálias! —disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. —Ponha a capa e venha comigo! —ordenou o anjo. Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: —Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer. (NTLH)

Se nós queremos ver mais do agir de Deus na nossa vida, na nossa igreja, precisamos mudar de atitude.

(Romanos 12:2) – Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (NTLH)

Eu oro agora para que esta mensagem não fique apenas em palavras, mas que gere mudanças nesta igreja e me ensine que:
Eu preciso deixar o meu individualismo, buscar mais o interesse do meu irmão e lutar para que a nossa união nunca se rompa por motivos tolos ou mesquinhos. Eu não devo ficar esperando que o outro mude primeiro, mas que a mudança comece por mim.

(Romanos 12:18)No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. (NTLH)

(Filipenses 2:3-5)– “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.” Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: (NTLH)

Para encerrar eu me despeço com as mesmas palavras de Paulo.

(2 Coríntios 13:11) – E agora, irmãos, até logo. Procurem ser corretos em tudo. Escutem bem o que eu digo. Tenham todos o mesmo modo de pensar e vivam em paz. E o Deus de amor e de paz estará com vocês. (NTLH)

(Colossenses 3:14) – E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. (NTLH)

Em breve disponibilizaremos o áudio da pregação

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.