Skip to content

“Permanecer” – Pastor Wanderlei

jan 21 2018

pr_wanderlei_210118

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 21 de janeiro de 2018.

Permanecer

Texto Base: Josué 2:17-21 

(Josué 2:17-21) Os espiões disseram: —Cumpriremos o juramento que você nos pediu que fizéssemos, mas com as seguintes condições: quando invadirmos a sua terra, amarre este cordão vermelho na janela de onde você nos fez descer. Junte, dentro da sua casa, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e todos os parentes do seu pai. Se alguém sair da casa, será culpado da sua própria morte, e nós não seremos responsáveis. Mas, se alguém que estiver com você for ferido dentro de casa, a culpa será nossa. E, se você contar o que estamos fazendo, não seremos obrigados a cumprir o nosso juramento. Raabe respondeu: —Eu concordo. Então ela deixou que eles fossem embora. E Raabe amarrou o cordão vermelho na janela. (NTLH)

Raabe é um modelo muito similar de um novo convertido. Em várias particularidades da sua vida podemos encontrar semelhanças com a nossa vida antes de conhecer a Cristo e também depois da nossa conversão.

Raabe não era de família Judaica, mas foi aceita como filha em Israel.
Nós também agora somos filhos de Deus.

(1 João 3:1) Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus. (NTLH)

Raabe não era importante para a sociedade, mas se tornou uma princesa, pois se casou com um príncipe, Salmon filho de Calebe.
Da mesma forma nós também ao nos unirmos a Cristo, nos tornamos herdeiros do Reino de Deus.

(Romanos 8:17) Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória. (NTLH)

Raabe foi salva porque obedeceu a todos as ordens passadas pelos dois homens enviados por Josué para espionar Jericó. Imediatamente depois de dizer que aceitava o acordo, Raabe colocou o cordão vermelho na sua janela, marcando sua casa.
Da mesma forma nós depois de aceitarmos a Jesus Cristo, somos marcados com Seu precioso sangue.

(Efésios 1:13) A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. (NTLH)

Mas depois de apresentar o plano de salvação para Raabe os espiões foram embora, e não foi no dia seguinte que o exército de Israel invadiu Jerico, vários dias se passaram.
Da mesma forma nós também estamos aguardando a volta do nosso Salvador.

Os espiões ficaram três dias escondidos, antes de voltar para o acampamento, o povo de Israel ainda estava acampado do outro lado do rio Jordão na cidade de Sitim, onde Josué recebeu o relato dos espiões e depois de três dias ele manda que o povo atravessar o Jordão, seguindo as orientações de Deus.
Depois que atravessaram o Jordão foram para Gilgal, onde Deus mandou o povo se circuncidar, e ali ficaram até sararem, depois Deus mandou eles comemorarem Páscoa, e no dia seguinte, o maná parou de cair pela manhã passando o povo agora a se alimentar da nova terra.
Depois de passados todos estes dias Deus mandou Josué se preparar para invadir Jerico, mas antes ele deveria marchar por seis dias em volta da cidade e somente no sétimo dia invadi-la.

Aproximadamente 20 dias se passaram desde que Raabe tinha colocado o cordão vermelho na sua janela. Ela sabia que Jerico seria destruída, mas não foi dito a ela o dia e nem a hora.
Neste tempo todo Raabe poderia ter tentado fugir da cidade de Jericó com sua família, e se talvez conseguisse escapar, continuaria a sua vida como prostituta em outro lugar e nunca mais ouviríamos falar dela.
Raabe poderia ter duvidado da promessa feita pelos dois homens, a final de contas à promessa não havia sido feita pelo próprio Josué.
Raabe também poderia ter denunciado os planos de invasão ao rei de Jericó, mas ela decidiu crer na palavra daqueles homens, e porque ela creu, ela obedeceu e PERMANECEU em sua casa como lhe fora ordenado e por isso ela salvou a sua vida e de toda a sua família, uma nova história foi escrita para Raabe porque ela creu.

(Josué 6:22-25) “Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel. Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do SENHOR. Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” (RA)

Jesus explica como é importante permanecer Nele em João 15:3-4

(João 15:3-4) Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. (JFA-RA)

Mas o que significa: Permanecer em Jesus?
Para que eu posso te explicar melhor vamos voltar para a história de Raabe.
Depois de colocar o cordão vermelho em sua janela, ela deve ter pensando: Pronto estou salva.
Mas os dias se passaram e os homens não voltaram para busca-la, depois de alguns dias ela poderia ter pensado em fugir para outro lugar longe daquela cidade.
Raabe morava próxima ao muro, então quando ela ouviu no primeiro dia o povo marchando em volta da muralha, ela pode ter pensado eles voltaram e logo viram para me buscar, porem depois daquela marcha o exército foi embora e ela pode ter achado que eles haviam esquecido dela.
Imaginem como estava o seu coração naqueles sete dias, podemos hoje imaginar várias coisas de Raabe mas a verdade está escrita na Bíblia; ela permaneceu dentro da sua casa e por isso foi salva com toda a sua família.

Assim sendo, Permanecer é:
Exercer fé, mesmo quando todas as circunstancias são contrárias a nosso favor.

(Tiago 1:12) Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam. (NTLH)

O inimigo sabe que a partir do momento em que ele conseguir roubar a sua fé você estará derrotado, por isso meu irmão é preciso que mesmo em meio as lutas você mantenha firme a sua posição, exercendo Fé.

(Hebreus 10:38) Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

A fé não é um sentimento, a fé é um dom, um presente, dado por Deus, mas como todo presente eu descido se vou ficar com ele, e se vou usar ou não.

(Efésios 6:13) Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. (NTLH)

(Efésios 6:16) E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. (NTLH)

Portanto é uma decisão que vem da minha mente, da minha própria vontade, eu decido usar a fé ou não. O ato de usar a fé não depende de Deus, depende do homem.

(Provérbios 3:5-8) “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos” (NTLH)

Por isso precisamos aprender a usar a Fé, assim como tivemos que aprender a andar, a falar, a ler e a escrever, e assim também é com a fé, precisamos aprender a usá-la em nosso viver diário.
Podemos pedir para que Deus nos ensine ou nos ajude a usar a fé que Ele já nos deu, mas a decisão de usa-la em todo o tempo é somente minha ou sua.

(Hebreus 11:6) Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (JFA-RA)

(Jeremias 17:7-8) “Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.”

Precisamos aprender a PERMANECER na fé, não podemos tirar os nossos olhos de Deus, se você deixar a sua posição de fé certamente será derrotado.

(Tiago 1:6) Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

(Salmos 55:22) Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.

(Salmos 56:3) Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.