Skip to content

“Por Este Caminho Nunca Dantes Passastes” – Pastor Marcos Lino

jan 06 2019

060119

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 06 de janeiro de 2019.

Por Este Caminho Nunca Dantes Passastes

Texto Base: Josué 3:1-5

1-De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio. 2-Três dias depois, os oficiais percorreram o acampamento 3-e deram esta ordem ao povo: “Quando virem a arca da aliança do Senhor, o seu Deus, e os sacerdotes levitas carregando a arca, saiam das suas posições e sigam-na. 4-Mas mantenham a distância de cerca de novecentos metros entre vocês e a arca; não se aproximem! Desse modo saberão que caminho seguir, pois vocês nunca passaram por lá”. 5-Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”.

Introdução

Em 1519, o explorador espanhol Hernando Cortes liderou uma expedição de 600 homens para conquistar o sul do México. Um por um, ele teve seus onze navios destruídos e afundados, até que sobrou apenas um.

Quando seus homens descobriram, eles ruidosamente repreenderam Cortes. Então, ele perguntou a seus homens que tipo de homem precisaria dos navios, a não ser os covardes. Ele disse que se algum homem fosse tão covarde, ele poderia embarcar no navio que restava e voltar.

Os aplausos abafaram as queixas, e ele então sugeriu que afundassem o último navio. Por essa única ação, ele comprometeu a si mesmo e sua força a ter sucesso ou morrer tentando, pois eles não tinham nada para voltar.

2. Para todos os efeitos práticos, o ano passado ficou para trás – não há nada que possamos fazer para voltar.

a. Você não pode desfazer uma única ação.

b. Você não pode recuperar uma única palavra.

(Isaias 43:18-19) 18-Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. 19-Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

Diante de você está um ano novo – cheio de esperança e promessa, se você assim o desejar Deus tem caninhos novos para mim e para você.

3. Qual foi o melhor ano da sua vida?

a. Pode ter sido sua formatura, seu casamento, seu namoro, nascimento de filhos ou batismo.

b. Este ano que vem pode ser o melhor ano da sua vida.

c. Deus quer que sua vida seja um “sucesso”

(Josué 1:7-8) 7-Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 8-Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 9Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois eu o SENHOR, o seu Deus, estarei com você por onde você andar”.

I. “Por Este Caminho Nunca Dantes Passastes”

Depois da morte de Moisés, Josué se tornou o novo líder de Israel, cuja população chegava a milhões. Os israelitas estavam se preparando para entrar na terra que Deus havia prometido aos seus antepassados. Deus tinha alguns conselhos para Josué que, se fossem seguidos, o ajudariam a ser bem-sucedido. Mas esses conselhos não foram dados apenas para o benefício de Josué. Se os aplicarmos, nós também seremos bem-sucedidos. (Josué 3:1-4).

Depois dos dias de luto por Moisés, o povo de Deus se preparou para atravessar o rio Jordão.

1. Foi-lhes dito que mantivessem a arca em vista como lemos em Josué 3… E dentro da arca estava:

a. A vara de Arão que brotou representava o poder miraculoso de Deus.

b. As tábuas de pedra representavam a palavra de Deus.

c. O pote de maná representava a providência de Deus.

Todos eles mostravam a presença gloriosa e poderosa de Deus com o seu povo todos os dias o tempo todo.

Deus quer fazer parte da sua caminhada neste ano que está iniciando, o mesmo poder que esteve com Josué e seu povo, está aqui e agora para nos acompanhar durante os 365 dias. Em Jeremias 3:16 diz que nunca mais se falaria da arca. Deus iria habitar no homem de uma forma diferente. A arca seria Jesus (Efésios 2:22). A cada dia devemos valorizar mais e mais a presença de Deus em nossas vidas. Ele prometeu que estaria conosco todos os dias (Mateus 28:20).

B. Estamos entrando em um novo ano – Vamos manter nossos olhos em Deus e na Sua palavra.

(Salmos 121:1-8)

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.

Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.

Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.

O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.

O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.

O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.

O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

2. Não sabemos o que o futuro nos reserva.

(Mateus 6:25-33)

25 Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas? 26-Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? 27-Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? 28-E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29-Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu- se como um deles. 30-Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31-Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? 32-Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. 33-Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

II. Aprenda a Contar Seus Dias

B. O Salmos 90:12 diz para contar os nossos dias para que possamos desenvolver um coração sábio.

Na verdade, a Bíblia nos diz para não contar com o amanhã, porque o amanhã pode não chegar para você ou para mim. Tudo o que temos é agora. Assim, o nosso tempo nesta terra é valioso porque é muito limitado. O que você acha que é a vontade de Deus para você neste Ano Novo?

Você acha que Ele quer sua mente tão saturada com preocupações e ansiedades que você não pode pensar pensamentos espirituais? Você acha que Ele quer a sua agenda tão lotada que você não tem tempo para as coisas importantes? O que você acha que é a vontade de Deus para você este ano?

A. Deixe-me fazer algumas sugestões para que você considere.

Primeiro de tudo, estabelecer suas prioridades.

1. Suponho que já que você está na igreja esta noite, você acredita que Deus deve ser uma parte de sua vida. Mas quando você começa a estabelecer prioridades, você tem que decidir onde ele está em sua vida. Então, pergunte a si mesmo: Quem ou o que é mais importante na minha vida?”. E eu estou esperando que a sua resposta seja:  Meu relacionamento com Deus, através de Jesus Cristo, é o mais importante para mim. Se sim, então coloque isso no topo de sua lista de prioridades, e diga: Isso vai afetar minhas decisões, minha agenda, o meu relacionamento com os outros, e toda minha perspectiva sobre a vida”.

Por isso, quando o dia do culto, nem a chuva, nem o futebol, nem a novela, irá interferir com o meu estar na igreja, porque Ele vem em primeiro lugar na minha vida. Vou adorar o Senhor e nada vai interferir nisso.

2. Você também precisa agendar um tempo definido a cada dia para orar e ler a Sua Palavra. Ore por você e por sua família e para as pessoas ao seu redor. Ore pela igreja, e pelos pastores ministros obreiros e missionários.

3. Você também deve passar tempo com sua família. Todo marido aqui deveria ter uma noite para sair com sua esposa. Estou falando sério. Você deveria ter uma noite para sair com sua esposa, um momento apenas os dois e não tem mais nada para interferir. Sem choro de crianças, sem telefones, sem interrupções. Talvez em um bom restaurante ou talvez em casa. Onde quer que seja, passar algum tempo juntos. Gaste tempo com seus filhos, também. Eles estão crescendo tão rápido. Estes são momentos preciosos. Não deixe escapar. Procure passar tempo de qualidade com seus filhos. Certifique-se de que a sua família é muito importante.

4. Agora, a maioria de nós tem que trabalhar. E eu acho que os cristãos devem ser bons trabalhadores. Quando alguém contrata um cristão eles devem saber que eles estão contratando alguém que lhes dará um dia de trabalho honesto, não enganá-los. Porque nós somos cristãos, temos uma responsabilidade para com o Senhor, de honrá-Lo, mesmo no mercado de trabalho. Então, primeiro de tudo, estabelecer suas prioridades.

B. E então, aprender a viver hoje. Os dois maiores inimigos do tempo são arrependimento por coisas que fizemos no passado, ansiedade sobre o que vai acontecer conosco no futuro. Muitos de nós estão vivendo ou no passado ou no futuro.

Alguém disse: A vida é o que acontece com você enquanto você está fazendo planos para fazer outra coisa.

É verdade, não é? Outro ano veio e se foi. Um novo ano se estende diante de nós. Ajuda-nos, Senhor, a remir o nosso tempo. Então, teremos um feliz ano novo!

Que durante o Ano Novo você possa ter:

 Felicidade o suficiente para mantê-lo doce.

– Provações suficientes para mantê-lo forte, tristeza o suficiente para mantê-lo humano – esperança suficiente para mantê-lo feliz, falha o suficiente para mantê-lo humilde – sucesso suficiente para mantê-lo de alta estima, amigos o suficiente para dar-lhe conforto – riqueza suficiente para satisfazer as suas necessidades, entusiasmo suficiente para fazer você olhar para o amanhã, e determinação suficiente para fazer cada dia melhor do que no dia anterior.

(Autor desconhecido).

Senhor, por favor, ajude-nos a usar as 8.760 horas do ano de maneira mais sábia que pudermos para o Senhor, e para sua glória.

Conclusão

Romanos 13:11-12 diz: 11-E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de despertarem do sono, porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. 12-Vai alta a noite, e o dia vem chegando. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.

Em breve disponibilizaremos o áudio da ministração

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.