Skip to content

“Quando a igreja ora, milagres acontecem” – Pastor Marcos Lino

nov 01 2020

vitrine-site-1806x635_0111-2

Culto ministrado pela pastor Marcos Lino, em 01 de novembro de 2020.

Quando a igreja ora, milagres acontecem

Texto base: Atos 12:1-18

QUANDO A IGREJA ORA MILAGRES ACONTECEM

 

 Texto Base Atos 12.1-18.

-Introdução: Amados as escrituras sagradas nos traz o relato aqui no capítulo 12 de Atos dos apóstolos, uma grande perseguição que Herodes Agripa estava realizando contra a igreja.

Nesta leitura vamos ver que Herodes Agripa tem em seu coração plano de perseguir a liderança da igreja.

Dentro deste plano ele tinha como objetivo a seguinte intenção:

Matar a liderança, agindo assim, pensou que iria enfraquecer a igreja ou destruí-la de vez.

Diz a história que Herodes pegou a Tiago e começou a maltratá-lo.

E logo que ele prende a Tiago; na cidade alta de Jerusalém, na casa de João Marcos, sua mãe a igreja está reunida para orar pela liderança da igreja e também por Tiago.

Enquanto a igreja está reunida em oração, as notícias começam a chegar.

Tiago foi torturado, e de repente uma notícia vem com todas as forças a fim de paralisar as orações, Tiago foi morto à espada. Se não bastasse essa notícia cruel, vem outra em Seguida João é esfolado vivo em um caldeirão de óleo fervente.

Vejam mesmo a igreja orando, as más notícias não param de chegar.

Outra notícia bombástica chega prenderam a Pedro, e vão matá-lo assim que a festa de páscoa acabar. Essa era a intenção de Herodes.

Mas a igreja que ora não se deixa levar pelas más notícias, não é enganada pelo diabo, pois, ela sabe que tudo tem um propósito debaixo do céu (Eclesiastes 3:17).

 

A igreja que ora sabe, que o propósito de Deus é maior e melhor.

Herodes Agripa está se sentindo o maioral, pois ele se compara ao seu avô Herodes o Grande em território e em governo, ele estava se sentindo o maior homem de todos os tempos, mas não existe homem tão grande, que Deus não seja maior.

Herodes havia projetado daqui 7 dias, eu pego Pedro eu acabo com ele e com a igreja.

A igreja pode parecer frágil, pode parecer fraca, pode parecer sem força, mas, ela tem um dono, e o dono dela é Grande e Poderoso.

Parece que não está acontecendo nada, parece que Deus não está ouvindo as orações.

Eu te digo não pare de orar. persevere em oração, persevere na presença do Senhor.

 

2 Crônicas 7:12-16. 12 Uma noite o Senhor apareceu a Salomão e disse: “Ouvi a sua oração e escolhi este templo como o lugar para que você me ofereça sacrifícios. 13 “Se eu fechar os céus de modo que não caia a chuva, ou se eu der ordens aos gafanhotos para que acabem com todas as suas colheitas, ou se eu enviar uma praga, 14 então, se o meu povo se humilhar e orar, e me procurar, e se arrepender e mudar sua maneira errada de viver, eu ouvirei do céu as suas orações, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarei com os olhos e ouvidos abertos para atender a todas as orações que forem feitas neste lugar. 16 Pois escolhi este templo, e fiz dele um lugar santo, a fim de ser a minha casa para sempre; meus olhos e meu coração estarão sempre aqui.

 

Isaías 65:24. Deus diz.

24 Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei.

Salmos 69:33

33 Pois o Senhor ouve os necessitados e não despreza o seu provoque está na prisão.

Existem situações em que pensamos que não podemos fazer mais nada. Pedro estava com os pés e as mãos amarras. Preso e vigiado por “quatro escoltas de quatro soldados cada uma”, ou seja, 16 soldados. Não havia nada que pudesse fazer.

Talvez Pedro estivesse esperando o fim.

Embora tudo em volta de Pedro dizia que era o seu fim, e a sentença de morte já estava assinada e a multidão aguardava ansiosa a condenação de Pedro, embora estes fossem os planos de Herodes e do povo (v.5b “mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele”) Pedro estava acorrentado e sendo vigiado, com uma certidão chancelada dizendo teu tempo acabou

Mas quando a igreja ora Deus visita quem está preso em uma sentença. Aquilo que era para ser sua Vergonha vai virar testemunho.

As sentenças de enfermidade, de desemprego, de esfriamento espiritual, de conformismo, de prostração, de destruição no seu casamento, a sentença na sua vida emocional, na área sentimental, física e econômica financeiro, Deus muda hoje todas estas sentenças em testemunho. Deus está ouvindo o gemido da igreja.

DESCANSE no Senhor 

 

v.6 “Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere”

Herodes conta os dias, durante 7 dias não pôde matar ninguém, pois 7 dias de festa dos pães ázimos e o 8° dia páscoa. Ou seja, Pedro, passou alguns dias na prisão. Isso nos mostra que ninguém vai tocar em você fora do tempo. Ninguém vai tocar no que é teu fora do tempo. Não precisa se preocupar. Você tem se preocupado demais.

Deus está no controle.

Foi o próprio Pedro diz em sua carta.

l Pedro 5:7 

Deixem com ele todas as suas preocupações e ansiedades, pois ele está sempre cuidando de vocês.

 

Mateus 6:25-34.

25“Portanto, minha palavra é a seguinte: Não fiquem preocupados a respeito de coisas: com a própria vida, quanto ao que comer ou beber, nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26 Olhem os passarinhos do céu! Eles não se preocupam com a comida; eles não precisam semear, nem colher, ou guardar a comida em depósitos, pois o Pai celeste os alimenta. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? 27 Será que com todas as preocupações juntas poderão acrescentar um único momento à vida de vocês? 28 “E por que ficar preocupado com a roupa? Olhem os lírios do campo! Eles não trabalham nem tecem. 29 No entanto, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. 30 Se Deus cuida tão maravilhosamente das flores, que hoje estão aqui e amanhã já desaparecem, será que ele não vai, com toda a certeza, cuidar de vocês, gente de pequena fé? 31 “Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida ou bebida ou com a roupa. 32 Não sejam como os pagãos! Pois eles é que têm intenso interesse nessas coisas. Mas o Pai celeste sabe muito bem que vocês precisam delas. 33 Coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e ele dará a vocês todas essas coisas. 34 “Portanto, não fiquem preocupados com o dia de amanhã. Deus cuidará do dia de amanhã para vocês também. Já é suficiente a carga de cada dia.

Descansa no Senhor.

 

Deus vai enviar um anjo ai hoje.

7 De repente brilhou uma luz na cela e um anjo do Senhor se colocou ao lado de Pedro! O anjo tocou no lado de Pedro e o acordou.

 

Estava tudo escuro na prisão, mas de repente uma luz muito forte brilhou naquele lugar. Pedro estava dormindo profundamente e não percebeu a presença do anjo por isso o anjo tocou-o para acordá-lo.

 

v.7d “o despertou, dizendo: Levanta-te depressa!”

Pedro já tinha acordado com o toque do anjo, mas permanecia inerte sem fazer nada. Por um momento ficou como quem está sonhando. O anjo o despertou e disse, vamos se levante depressa, Pedro estava acorrentado nas mãos e nos pés, mas, quando o anjo disse se levante, as correntes caíram e Pedro ficou livre. Enquanto Pedro ficou deitado nada aconteceu, mas, quando Pedro se levantou as algemas caíram.

O que eu aprendo aqui enquanto você e eu ficar prostrado vamos continuará preso. Por isso eu te digo levante se de um salto sinta as cadeias caírem.

 

Levante-se, Deus quer te abençoar! PREPARE-SE para o melhor 

v.8a “Disse-lhe o anjo: Vista-se calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa”

O que isso significa Pastor? Deus está tirando vergonha.

Pedro estava sem suas roupas pois atiraram, bateram nele e o prenderam. Pedro estava preso e humilhado diante dos soldados e dos outros presos. Mas Deus através do anjo disse, Fique em paz, bateram em você te humilharam e te prenderam. Eu vou tirar você desta cadeia, mas vou te tirar honrado. Alguém te expôs, humilhou te amarrou.

 

DEUS ENTRA AGORA EM SUA VIDA QUEBRA AS CADEIAS E TE TIRA A VERGONHA E DIZ ESTOU TE TIRANDO HONRADO.

Não se preocupe com os que vão falar, teus frutos falam por você.

Pedro estava preso e sem esperança alguma, mas o anjo disse “calce as sandálias”. Na bíblia, quem andava descalço era escravo e preso.

Vão olhar pra você e vão dizer ela, ele não merece, então você vai dizer: Quem me calçou foi Deus. Estava preso e humilhado, mas hoje estou liberto pra glória Dele.

Depois o anjo disse a Pedro “põe a tua capa”. Eita meu Deus, olha o Mistério.

Tiram a tua capa, essa capa quem te deu foi o seu pai essa capa simboliza autoridade.

Você é filho ou filha de Deus. Hoje Deus está devolvendo a capa para quem estava preso e se sentindo fraco ou fraca. Deus está devolvendo autoridade no nome de Jesus. Você vai voltar a dançar na presença Dele, você vai se alegrar na presença Dele.

 Deus está removendo a tua vergonha.

Colocou a capa? Está pronto? Então siga-me, disse o anjo para Pedro.

V9 Então Pedro deixou a cela, seguindo o anjo. Mas o tempo todo ele pensava que era um sonho ou uma visão, e não acreditava que aquilo estivesse realmente acontecendo. v.10 “Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele”

 

O anjo ia a frente de Pedro e passaram por todas as portas da prisão até chegar a última que era reforçada. O portão de ferro se abriu automaticamente como se fosse eletrônico. Logo a seguir o anjo levou Pedro até uma rua onde ele já soubesse o restante do caminho e então o deixou.

Quando Deus está à frente de sua vida, as portas se abrem naturalmente. Se for preciso de uma intervenção milagrosa Deus abre portas até onde não existem.

A partir de hoje Deus está abrindo todas as portas que te separavam da Glória Dele. Deus tem um chamado para sua vida e porta nenhuma ficará fechada para quem é dirigido por Deus. Preste atenção, as portas que estavam fechadas até hoje se abrirão em nome de Jesus.

De repente Herodes diz me tragam Pedro, mas já é tarde Deus já estourou o cativeiro.

v.12 “Depois de pensar um pouco Pedro, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam”

Pedro dirigido pelo Espírito Santo vai a casa onde oravam por ele. A casa estava fechada ele bate na porta, uma menina vai atender e pergunta quem é? Sou eu Pedro!

Ela vai e diz a igreja “Pedro está lá fora”, mas a Igreja não acreditou, disseram é o anjo de Pedro.

Mas Pedro insiste e diz “sou eu, Deus ouviu as vossas orações e a obra foi grande pode glorificar a Deus”.

 

Conclusão:

Pedro, poderosamente, é liberto da cadeia e da fúria de Herodes Agripa, pelo clamor da igreja.

Mais a frente vamos ver Herodes sendo morto por um anjo do Senhor,

V 22 O povo fez uma grande aclamação a ele, gritando: “É a voz de um deus, e não de um homem!” 23 No mesmo instante, um anjo do Senhor feriu Herodes, de modo que ele ficou cheio de bichos e morreu, visto que aceitou a adoração do povo, em lugar de dar glória a Deus.

Deus está nesta noite atento a oração da igreja creia e receba a vitória em nome de Jesus.

Mateus 7:7-8

“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”

 

Clique no play para assistir o vídeo.

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.