Skip to content

“Quem me tocou?” – Pastor Marcos Lino

out 15 2017

marcos151017

Culto ministrado pelo pastor Marcos Lino, em 15 de setembro de 2017.

Quem me tocou?

Texto Base: Marcos 5:25-34

21 Quando Jesus tinha atravessado no barco para o outro lado do lago, uma enorme multidão ajuntou-se ao redor dEle na praia.
22 O líder da sinagoga do lugar, chamado Jairo, veio e prostrou-se diante dEle
23 suplicando-Lhe que curasse a sua filhinha. Ela está a ponto de morrer, dizia ele em desespero. Por favor, venha pôr suas mãos sobre ela para que possa viver.
24 Jesus foi com ele, e uma multidão seguiu tão de perto que quase O atropelava.
25 Entre a multidão estava uma mulher que sofria durante doze anos de uma hemorragia.
26 Havia consultado muitos médicos, e tinha gasto tanto com eles que ficou pobre sem ter melhorado; aliás, piorou.
27 Ela tinha ouviu tudo sobre os maravilhosos milagres que Jesus fazia, e foi por isso que veio por trás dEle no meio da multidão e tocou nas suas roupas.
28 Porque ela pensava consigo mesma: Se eu apenas tocar na roupa dEle, serei curada.
29 E realmente, logo que tocou nEle, a hemorragia parou e ela percebeu que estava curada.
30 Jesus sentiu imediatamente que havia saído poder dEle, e por isso olhou para a multidão ao redor e perguntou: Quem tocou na minha roupa;
31 Os discípulos dEle disseram-Lhe: Esta multidão toda está apertando em volta do Senhor, e ainda pergunta quem O tocou?
32 Porém Ele continuou olhando para ver quem tinha feito aquilo.
33 Então a mulher, amedrontada e tremendo ao compreender o que havia acontecido a ela, veio, caiu aos pés dEle e contou-Lhe o que ela havia feito.
34 Ele disse-lhe; Filha, a sua fé fez você ficar boa; vá em paz, curada da sua doença.

Introdução
– No texto acima vemos uma mulher que teve uma oportunidade de tocar em Jesus.
– Ela sofria por 12 longos anos, mas de repente recebe a noticia que Jesus ia passar em sua cidade, então ela vê a oportunidade de acabar seu sofrimento.

(Mateus 18:20) Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. – Jesus está aqui nesta noite. E onde Jesus milagre acontecem.

Podemos dizer amem?

– A mulher foi curada, porque teve fé e disposição se eu tão somente tocar nas vestes de Jesus eu sararei.

– O quanto você está disposto a tocar em Jesus hoje? Vejamos Seis princípios na vida desta mulher que a fizeram receber o milagre da cura.

Primeiro

EM SUA BUSCA ELA VENCEU OBSTÁCULOS

Ela era hemorrágica

(v.25) Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia.

Sangrava 24 horas por 12 anos. Devia estar fraca e nem poderia sair de casa. Mas decidiu sair e tocar em Jesus. Enfrentou a multidão.

(v.27) tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto.
Nesse dia tinha muita gente ao redor de Jesus e isso causou-lhe muitas dificuldades. Mas ela estava determinada a tocar em Jesus.
1. Quem quer tocar em Jesus não pode se importar com as dificuldades…
2. Ela não ficou com pena de si mesma, esperando que Jesus fosse em sua casa. Ela foi atrás dEle.
3. Aquele que não mede esforços é o que recebe de Deus – Leia Jeremias 29:13 Buscar-me- eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Buscar de todo coração é buscar pra valer, buscar até receber. Não se conforme com a situação e busque solução para seus problemas de: Casamento, por filhos, pelas finanças, pelo seu ministério, etc.
4. Em toda busca existem obstáculos para serem vencidos. Quais são os seus?

Vale a pena lutar para derrubar cada um deles? Para aquela mulher valia a pena até morrer.

Segundo

ELA CORREU RISCO DE MORRER
• naquela época a lei era clara! A mulher com hemorragia era isolada…
(Lv. 15:25-30) Se uma mulher tiver um fluxo de sangue por muitos dias fora do tempo da sua impureza, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua impureza, por todos os dias do fluxo da sua imundícia será como nos dias da sua impureza; imunda será.
26 Toda cama sobre que ela se deitar durante todos os dias do seu fluxo ser-lhe- á como a cama da sua impureza; e toda coisa sobre que se sentar será imunda, conforme a imundícia da sua impureza.
27 E qualquer que tocar nessas coisas será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará em água, e será imundo até a tarde.
28 Quando ela ficar limpa do seu fluxo, contará para si sete dias, e depois será limpa.
29 Ao oitavo dia tomará para si duas rolas, ou dois pombinhos, e os trará ao sacerdote, à porta da tenda da revelação.
30 Então o sacerdote oferecerá um deles para oferta pelo pecado, e o outro para holocausto; e o sacerdote fará por ela expiação perante o Senhor, por causa do fluxo da sua imundícia.

• Fazia 12 anos que sua hemorragia não parava, então, ela era considerada impura e tinha que ficar isolada em 3 níveis.
1. Familiar – conjugal. Se fosse solteira não casava, e se fosse casada não teria relações com o marido, não teria filhos, seria discriminada por isso.
2. Social. Porque era considerada impura não podia tocar em nada e ninguém. Não recebia um toque, um abraço por 12 anos. Não tocava e nem era tocada por ninguém. Mesmo assim aquela mulher decidiu correr o risco de ser morta porque entrou no meio da multidão e tocou em Jesus.
3. Religioso. Não podia ir ao templo adorar.
(Lv. 12:2-4Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda. 3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. 4 Depois permanecerá ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; em nenhuma
coisa sagrada tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.

Todos que querem ser abençoados precisam ter fé e determinação de tocar em Jesus. Se você quer ver seu milagre acontecer, toque em Jesus.

Terceiro

ELA NÃO SE CONFORMOU EM SER INFELIZ
1. O ser humano é adaptável a tudo. As Pessoas se acostumam com tudo para sobreviverem. Se adaptar é bom, para sobrevivência, mas tem o lado mal… Faz acostumar com o sofrimento.
2. Pessoas se acostumam com: miséria, doenças, casamento ruim, frieza nos cultos.
3. Com o que devemos nos conformar, ou nos adaptar?Só com o que Deus fez ou deu. Ex: Com nossa cor, mãe, pai, filho, casamento, se foi dado por Deus devemos nos conformar.

Não se conforme com o que o diabo fez ou deu…
(João 10:10) O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir.

O diabo é quem quer te ver nas doenças, vícios, miséria, casamento ruim. Não se conforme com isso. Faça como aquela mulher… Enfrente o que tiver que enfrentar, mas toque em Jesus só
Ele pode te abençoar. Só Deus é quem pode dizer que chegou o fim…
Não aceite o diabo que é o fim. Ele disse que era o fim para algumas pessoas na Bíblia.
Vejamos:

• O diabo disse para Abrão sua mulher é estéril, você nunca será pai. Mas Deus disse a Abraão você será pai de multidão.
(Gênesis 17:1-5Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro; quero fazer aliança contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendência. Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe: Este é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos. De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos.

• O diabo disse ao povo de Israel diante do mar Vermelho “É o fim”. Mas Deus disse toque no mar e ele se abrirá.
(Êxodo 14:15-16) Disse então o SENHOR a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. 16Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.

• O diabo disse a Daniel na cova dos leões é o seu fim… Mas Deus disse a Daniel eles não tocaram em ti.
(Daniel 6:18- 22O rei voltou para o palácio, mas não comeu nada, nem se divertiu como de costume. E naquela noite não pôde dormir. 19 De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. 20 Ali, com voz muito triste, ele disse: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? 21 Daniel respondeu: — Que o rei viva para sempre! 22 O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.

• O diabo disse a Sadraque, Mesaque e a Abedinego na fornalha, é o fim. Mas Deus disse não tenham medo eu estarei lá esperando vocês.
(Daniel 3:24,25Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados?
Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

• O diabo disse ante Cruz é o fim de Jesus. Mas Jesus disse eu ressuscitarei ao terceiro dia .
(Lucas 24:5-7Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia.

Quarto

ELA RECEBEU O MILAGRE PORQUE TEVE FÉ.

Ela recebeu o milagre porque teve fé. Se eu apenas tocar na capa dele eu serei curada. Tenha Fé e você também será abençoado. Não vale emoção ou misticismo. Só quem crê é que recebe. Fé genuína não se deixa parar por obstáculos. Você tem fé para receber de Deus hoje? A fé pode ser pequena mas é preciso tocar em Jesus para que as coisas aconteçam. Tenha a disposição
daquela mulher e faça algo que toque o coração de Deus hoje. Amem.

Em breve, disponibilizaremos a gravação.

Pr. Marcos Lino

Por Pr. Marcos Lino

Pastor responsável pela ministração do Louvor e integrante da liderança do ministério de Louvor e Adoração.