Skip to content

“Tudo pode mudar, mas Deus não muda” – Pastor Wanderlei

fev 11 2018

culto_110218_pr_wanderlei

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 11 de fevereiro de 2018.

Tudo pode mudar, mas Deus não muda

Lucas 15:18-20: Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores. ’” Então saiu dali e voltou para a casa do pai. — Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. (NTLH)

Nesta parábola contada por Jesus podemos ver que várias coisas mudaram no decorrer dos fatos:

1-O Filho mais novo mudou de ideia quanto aos cuidados recebidos pelo seu pai.

2-Mudou de casa e até de cidade.

3-Mudou o seu modo de vida.

4-Mudou a sua situação econômica.

5-A cidade onde ele estava mudou para uma situação de fome.

6-A sua posição social mudou.

7-Ele fez planos para mudar de cidade novamente, voltando para a casa de seu pai.

8-Ele pensava que para poder ser aceito por seu pai, ele precisaria fazer mais uma mudança. Deixar de ser filho e se tornar um empregado.

Como tudo a sua volta havia mudado, ele achava que seu pai também havia mudado o que sentia por ele, e que não era mais digno de ser seu filho.
Mas para sua surpresa ao retornar para casa, o seu pai já o estava esperando, e o recebeu com um abraço e um beijo, mostrando para ele que nada havia mudado em relação ao seu amor por ele.
Tudo o que era direito dele sempre esteve esperando por ele, aquele jovem passou necessidades longe de seu pai, e enquanto ele esteve longe, seu pai nada podia fazer, mas quando ele retornou, seu pai pode lhe mostrar que nunca o deixou de amar e cuidou dele com carinho e amor.

Ao contar esta parábola Jesus queria nos ensinar que Deus nunca muda de opinião, quanto ao que pensa a nosso respeito, Seus filhos.

(Isaías 54:10) As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada.” É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você. (NTLH)

(Isaías 46:4) Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.

O diabo quer nos enganar, ele quer nos fazer acreditar que Deus não nos ama mais como antes, e que não pode nos aceitar por causa do nosso pecado, por causa das coisas que fazemos.
Mas a verdade é o que está escrito na Palavra de Deus, onde diz que Ele não pode nos amar mais ou menos do que já nos ama hoje, pois Deus não muda.

(Romanos 11:29) Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa.

(Tiago 1:17) Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão.

(Malaquias 3:6) Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Quando nós acreditamos que Deus não nos ama mais, nós tentamos ir para longe de Deus.
E até mesmo quanto nos aproximamos, não nos aproximamos como filhos, pois nos achamos indignos.
Enquanto aquele jovem esteve longe de seu pai, ele passou por necessidades e se sentiu inferior, porque o pai não tinha como demonstrar o quanto lhe amava, uma vez que ele estava longe.
Por isso é muito importante que nunca nos afastemos Deus, aconteça o que acontecer, deixe Deus cuidar de você, deixe Ele lhe mostrar o seu grande amor.
Quando aquele jovem voltou para perto do seu pai, ele recebeu carinho e o seu pai lhe deu roupas novas.
Sim roupas novas, ele não precisou tirar o filho de perto dele por causa da sujeira, ele apenas lhe trocou as roupas.

(Isaías 43:25) Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

(Isaías 44:22) Já perdoei as suas maldades e os seus pecados; eles desapareceram como desaparece a cerração. Volte para mim, pois eu sou o seu Salvador.” (NTLH)

(Miqueias 7:19) “Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar.” (NTLH)

Da mesma forma quando Deus nos dá uma roupa nova ele demonstra que não tolera o pecado perto Dele, pois é sujeira, mas nem por isso Ele precisa nos afastar, basta apenas trocar a nossa roupa.

(Ezequiel 36:26-27) Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente. Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei. (NTLH)

Deus conhece muito bem a nossa natureza, pois foi Ele que nos escolheu e nos adotou como filhos.

(Tiago 1:18) Pela sua própria vontade ele fez com que nós nascêssemos, por meio da palavra da verdade, a fim de ocuparmos o primeiro lugar entre todas as suas criaturas. (NTLH)

(2 Timóteo 1:9) Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. (NTLH)

Sendo assim, mesmo quando você falha, Deus não muda de ideia, Ele não quebra a aliança que fez com você.

(2 Timóteo 2:13) Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois ele não pode ser falso para si mesmo.”

(Salmos 89:30-34) “Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.”

(1 João 4:9-10) “Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” (NTLH)

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.