Skip to content

“Alarga a sua tenda” – Pastor Wanderlei

nov 07 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 07 de novembro de 2021.

Alarga a sua tenda

Isaías 54:2-4 – Alarga o espaço da tua tenda, e estendam-se o toldo da tua habitação; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas.  Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.  Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não sofrerás afrontas; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.  (JFA-RA)

Isaías 54:2-4 – Aumente a sua barraca, torne ainda maior o lugar onde você mora e não faça economia nisso. Encompride as cordas da barraca e pregue bem as estacas.  “Pois você vai estender as suas fronteiras para todos os lados; o seu povo será novamente dono das regiões que os seus inimigos conquistaram, e cidades desertas ficarão cheias de gente.”  Não tenha medo, pois você não ficará envergonhada; não se assuste, pois você não será humilhada. Você esquecerá como foi humilhada quando era jovem, não lembrará mais da desgraça da sua viuvez.”  (NTLH)

 

Todos nos passamos por momentos de difíceis, mas depois da tempestade vem um tempo melhor, e será que estamos preparados para aproveitar esse tempo melhor?

 

O profeta Isaías profetizou por volta do ano 700 a.C. ao rei Ezequias, que um dia viria um rei da Babilônia e levaria todas as riquezas do seu reino e que também levaria os seus filhos como escravos, e isso de fato aconteceu no ano 605 a.C. mais de 100 anos depois quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu Jerusalém.

Isaías 39:5-7 – Então Isaías disse ao rei: —O SENHOR Todo-Poderoso diz que  vai chegar o tempo em que tudo aquilo que há no seu palácio, isto é, tudo o que os seus antepassados juntaram até hoje, será levado para a Babilônia. Não ficará nada.  Alguns dos seus próprios filhos serão levados como prisioneiros e feitos eunucos para trabalhar no palácio do rei da Babilônia.  (NTLH)

 

Mais adiante Isaías profetizou que esse tempo de cativeiro chegaria a um fim, e com muita unção do Senhor, ele fala até o nome aquele que libertaria o povo de Israel, permitindo a volta deles para Jerusalém.

Isaías 45:1-4 – O SENHOR ungiu Ciro como rei. Ele o pegou pela mão direita e lhe deu poder para conquistar nações e derrotar reis. Para que Ciro entre nas cidades, o SENHOR abre os portões, e ninguém pode fechá-los de novo. O SENHOR Deus diz a Ciro:  ““Eu irei na sua frente e aplanarei as montanhas; arrebentarei portões de bronze e quebrarei as suas trancas de ferro.”  Eu lhe darei tesouros escondidos, riquezas guardadas em lugares secretos a fim de que você saiba que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que o chama pelo nome.  Eu o estou chamando para que você ajude o povo de Israel, o meu povo escolhido. E, embora você não me conheça, eu lhe dou um título de honra.  (NTLH)

 

E depois quando o tempo de cativeiro já estava próximo, Deus enviou o profeta Jeremias e ele profetizou quando Nabucodonosor ainda não havia entrado em Jerusalém, que aquele tempo de dificuldade não duraria para sempre, como já havia dito o profeta Isaias, mas agora Deus diz ao profeta Jeremias o tempo exato que duraria aquela provação.

Jeremias 25:11 – Toda esta terra ficará arrasada e será um espetáculo horrível. Todas estas nações serão dominadas pelo rei da Babilônia durante setenta anos.  (NTLH)

 

Mas o povo precisava se preparar para esse retorno, acreditando nos profetas de Deus, mesmo que ainda fossem prisioneiros na Babilônia, eles precisavam demonstrar a sua fé, coisa que eles não fizeram, ninguém arrumou as malas, ninguém comprou sementes, ninguém afiou as enxadas.

E é muito triste ler o relato de Neemias quase 93 anos depois do decreto de Ciro libertando o povo de Israel, a cidade de Jerusalém ainda estava em ruinas, sem muros e sem portões.

 

Meu irmão, mesmo que o momento difícil ainda não tenha acabado, ele vai acabar, e quando acabar você precisa já estar pronto para o Novo de Deus, e por isso não é hora de ficar parado, e nem olhando para traz, é hora de tomar uma posição de fé.

 

“Alarga o espaço da tua tenda”. Estenda o toldo, alonga as cordas e firma as estacas.

Isaías 43:18-19 – Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo.  Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.  (NTLH)

Eclesiastes 11:4 – Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.  (NTLH)

 

Em uma outra parte da Bíblia lemos que o rei Josafá junto com o rei Jorão e o rei de Edon, após sete dias de marcha ficaram sem água no meio do deserto, eles iam para a batalha contra o rei de Moabe. Sem água para eles e seus animais, pensaram que tudo estava perdido. Foi quando o profeta Eliseu disse a eles, para se preparar para o que Deus iria fazer, cavando buracos para guardar a água, que Deus faria correr no meio de um rio seco, no meio do deserto.

2 Reis 3:16-17 – E ele disse: Assim diz o Senhor: Fazei neste vale muitos poços.  Porque assim diz o Senhor: Não vereis vento, nem vereis chuva; contudo este vale se encherá de água, e bebereis vós, os vossos servos e os vossos animais.  (JFA-RA)

2 Reis 3:20 – E sucedeu que, pela manhã, à hora de se oferecer o sacrifício, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom, e a terra se encheu d`água:  (JFA-RA)

 

No próximo capítulo vemos o mesmo profeta Eliseu mandar a viúva de um profeta se preparar arrumando muitas vasilhas, para coletar o óleo que ia jorrar dentro da casa dela e o óleo só parou de jorrar quando as vasilhas acabaram.

2 Reis 4:3 Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

 

O momento é difícil, a luta está grande, mas tudo isso vai passar; e você precisa estar preparado para o que virá, pois assim Deus está falando.

Oseias 6:3 – “Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR! Tão certo como nasce o sol, ele virá nos ajudar; virá tão certamente como vêm as chuvas da primavera que regam a terra.”  (NTLH)

Oseias 10:12 – Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o SENHOR, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação. ”  (NTLH)

Jeremias 4:3 – Deus diz aos homens da tribo de Judá e da cidade de Jerusalém: —Passem o arado na terra que não foi preparada para plantar e não semeiem as sementes no meio de espinhos.  (NTLH)

 

As nossas atitudes vão demostrar o tamanho da nossa fé.

Hebreus 11:1 A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.(NTLH)

 

Será que temos tenho vindo aos cultos verdadeiramente preparados para receber as bençãos de Deus?

Será que temos cavado os poços para a Água ou trazido vasilhas para o Óleo?

Será que temos com antecedência arado o nosso coração, tirando as pedras, as ervas daninhas e cercado com uma cerca bem alta para proteger as sementes?

Não adianta apenas eu dizer que creio, é preciso agir com fé.

Tiago 1:22-25Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.  Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é.  Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.  O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (NTLH)

 

A história da menina que levou o guarda-chuva.

 

Hebreus 11:7 Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé. (NTLH) 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://www.youtube.com/watch?v=0SsqRVvHgmI

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.