Skip to content

“As minhas atitudes fazem a diferença” – Pastor Wanderlei

out 25 2020

vitrine-site-1806x635_2510

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 25 de outubro de 2020.

As minhas atitudes fazem a diferença

Isaías 38:1-5 “Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.  Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR.  E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo.  Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo:  Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.” (RA) – (2 Reis 20:1-11 e 2 Crônicas 32:24-31)

 

Ezequias poderia ter aceitado e se conformado com o que lhe havia dito o profeta Isaias, afinal de contas era o profeta Isaias vindo com um recado diretamente de Deus. Sendo assim depois de receber o recado ele poderia ter reunido a família para acertar algo que estivesse pendente, passado algumas instruções aos filhos, beijado a esposa e esperado pela morte.

Poderia também ter ficado revoltado com Deus, blasfemado e murmurado, e até mesmo mandado matar o profeta Isaias, como era comum os reis fazerem com os portadores de más notícias.

Mas Ezequias escolheu agir diferente do que muitos agiriam, ele sabia que a vontade de Deus é Soberana, mas ele não queira morrer naquele momento, e por isso ele preferiu conversar diretamente com Deus. Note que ele não pediu para o profeta orar por ele, ele mesmo foi falar com Deus e a primeira coisa que ele disse na sua oração foi:

– “Deus, eu te peço, lembra-te das minhas atitudes”

Em outras palavras ele disse: Deus peço que antes de me levar, lembre-se de que  tenho sido e o que tenho feito.

Será que teríamos a mesma coragem de Ezequias, que diante de Deus, em uma situação de morte, pediu para Deus lembrar-se de quem ele era e tudo o que ele estava fazendo? Ezequias pediu para Deus lembrar-se de suas atitudes.

E quais eram as atitudes de Ezequias que lhe salvaram a vida, e por isso ele foi curado daquela doença mortal e viveu mais quinze anos?

  • FIDELIDADE

João 15:7 – Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.  (JFA-RA)

  • DEPENDÊNCIA

Jeremias 29:12-13 – Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.   E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.   (JFA-RC)

  • OBEDIÊNCIA

1 João 3:22 – Recebemos dele tudo o que pedimos porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que agrada a ele.  (NTLH)

Não pense que o rei Ezequias era perfeito, assim como eu e você, ele era humano sujeito a pecar e isso está relatado na Bíblia em 2 Crônicas 32:25-26 onde conta que ele deixou o orgulho dominar o seu coração, mas se arrependeu e Deus o perdoou.

Salmos 103:10-14 – O SENHOR não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades.  Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.  Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados.  Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem.  “Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó.”  (NTLH)

2 Crônicas 7:14 – e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.  (JFA-RA)

Salmos 51:17 – “Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.”  (NTLH)

 

Se hoje você está enfrentando uma situação difícil, ou até mesmo uma doença como o rei Ezequias, assim como ele você pode reagir de várias maneiras: Aceitar a situação, blasfemar, reclamar, matar o profeta, ou conversar diretamente com Deus e dizer-lhe que você não quer morrer.

Mas você pode dizer: – Eu não tenho coragem de fazer a mesma oração que o rei Ezequias fez, e pedir para Deus olhar para as minhas atitudes.

Mas nunca é tarde para querer mudar, sim da sua parte simplesmente o querer mudar, pois a mudança quem faz é Deus e não você, e isso é uma promessa de Deus escrita na Sua Palavra.

Ezequiel 36:26-27 –Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.  Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei.  (NTLH)

Filipenses 2:13 – Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações.  (NTLH)

Hebreus 13:21 –vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.  (JFA-RA)

Filipenses 1:6 – Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.  (NTLH)

Deus está sempre pronto para nos perdoar e nos capacitar a andar nos seus caminhos.

Lamentações 3:21-24 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança. A benignidade do Senhor jamais acaba as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele.

Leia no livro de 2 Crônicas 33: 1-17 a história do próprio filho do rei Ezequias, o rei Manassés que foi um dos piores de Judá, ele foi idolatra, feiticeiro, necromante, assassino de criança e também mandou decapitar o profeta Isaias, tudo isso ele fez, mas quando foi preso e amarrado com ganchos e correntes na Babilônia suplicou o perdão de Deus arrependendo-se de coração, e Deus o perdoou.

Miqueias 7:18-19 –Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.  Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.  (JFA-RA)

E agora quero pedir para refletir, não somente aqueles que estão passando por um momento difícil ou uma doença mortal, pois hoje o mundo todo está passando por um momento difícil e mortal, com essa pandemia que já matou mais de um milhão de pessoas, e vejo que muitos “CRENTES”, estão simplesmente aceitando essa situação, outros só tem murmurado, e alguns até mesmo blasfemado ao concordarem com as palavras dos sábios deste mundo, e são poucos aqueles que tem se colocado na brecha como um dia procurou Deus entre o Seu povo.

Ezequiel 22:30 – “—Procurei alguém que construísse uma muralha, alguém que ficasse nos lugares onde as muralhas desmoronaram e que defendesse a terra a fim de que a minha ira não a destruísse; porém não encontrei ninguém.”  (NTLH)

É preciso que todos nós façamos o que fez o rei Ezequias, parar de olhar para o problema, virar o rosto para a parede e conversar diretamente com Deus, pedindo a Ele que olhe para a nossa fidelidade, dependência e obediência, e chorar até que venha uma Palavra de Vida.

Marcos 11:24 – Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.  (NTLH)

Hebreus 11:6 – Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.  (NTLH)

 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.