Skip to content

“As Pedras do meu muro” – Pastor Wanderlei

dez 12 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 12 de dezembro de 2021.

As Pedras do meu Muro

Neemias 4:1-3 – Ora, quando Sambalá ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;  e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?  Ora, estava ao lado dele Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.  (JFA-RA)

 

A História:

587 a.C. Nabucodonosor, rei da Babilônia conquista Jerusalém.

539 a.C. Ciro rei da Pérsia conquista a Babilônia.

537 a.C. Ciro autoriza o primeiro grupo a voltar para Jerusalém com Zorobabel para reconstruir o templo

535 a.C. É lançado o alicerce do Templo.

530 a.C. As obras do templo são paralisadas por ordem do novo rei Cambises.

520 a.C. O novo rei Dario II autoriza o reinício das obras do templo.

516 a.C. O Templo é terminado 19 anos depois do início. Com a reconstrução do templo é considerado o fim do exílio 70 anos depois de Nabucodonosor ter destruído o templo erguido por Salomão.

445 a.C. Neemias solicita autorização do rei Artaxerxes para reconstruir os muros de Jerusalém, 92 anos depois de Ciro autorizar a volta para Jerusalém e com 52 dias de trabalho, a obra e concluída.

 

Em 2008 eu preguei aqui sobre a necessidade de reconstruir o muro, nessa pregação eu falei da tristeza e da vergonha que Neemias sentiu ao receber as notícias de seu irmão Hanani quando voltou de Jerusalém, e lhe contou sobre a grande miséria e desprezo em que se encontravam os moradores e a própria cidade de Jerusalém.

Embora o templo já houvesse sido reconstruído a quase 70 anos, a cidade ainda não tinha muros e nem portas, e as pedras estavam jogadas em montes de entulho espalhadas pela cidade.

Uma cidade sem muros é totalmente vulnerável ao ataque de qualquer inimigo, que pode entrar com facilidade para roubar, matar e destruir (João 10:10).

Por isso naquela pregação eu falei sobre a necessidade de reconstruir o muro com muita urgência, sendo uma tarefa de prioridade para quem não quer ser uma presa fácil para o inimigo.

 

Mas hoje eu quero falar sobre como construir o seu muro e o que devemos usar nesta edificação.

É muito importante observar que quando Neemias se propôs a reconstruir o muro o inimigo ficou muito furioso (ardeu em ira) e logo em seguida começou a zombar da capacidade de todos em poder fazer aquela obra.

Existem duas teorias aceitas quanto ao tamanho da muralha nos dias de Neemias, a primeira diz 1.600 metros  e a segunda 2.500 metros de comprimento, nas escavações recentes foi descoberto que a largura da muralha antiga era de 2,70 metros e a altura era de 8,5 metros.

(Nos dias de hoje a muralha de Jerusalém é bem maior, tem aproximadamente 4.018 metros de comprimento, 12 metros de altura em média de 8 metros de espessura, com 34 torres de vigia e 12 portas de entrada, fazendo parte da lista de patrimônios da UNESCO.)

 

Por isso o inimigo zombou de Neemias e de todo o povo judeu, chamando-os de FRACOS e sem capacidade para fazer aquela obra, pois muitos deles eram ourives, perfumistas, pastores e pequenos lavradores.

V.2 – Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia?

 

Depois o inimigo desqualificou as pedras que seriam usadas para reconstruir o muro, disse que eram pedras queimadas, e que, não prestavam para esse serviço, por estarem estragadas, mortas e frágeis.

V.2 – Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?  (JFA-RA)

Será que dos montões de entulho e das pedras que foram queimadas eles podem tirar pedras para a construção? NTLH

Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? “ NVI

E olhem para essas pedras queimadas que eles estão arrastando dos montes de entulho e usando novamente! “ VIVA

V.3- Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.

 

E é sobre o que devemos usar para construir o nosso muro, que eu quero falar.

Embora aquelas pedras pudessem estar queimadas, e a vista de um incrédulo não servissem para nada, eram as únicas pedras dadas por Deus para aquele povo, e eles não deveriam deixar aquelas pedras de lado, como deixaram por 92 anos.

1 Pedro 2:7 – Essa pedra é de muito valor para vocês, os que creem. Mas, para os que não creem, “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. ”  (NTLH)

 

Durante toda a sua vida, Deus tem feito muito por você, diariamente e a cada minuto, Ele não deixa de cuidar de você, (Salmos 121). E ao enviar o Seu único filho, Jesus Cristo, Ele lhe deu a Pedra principal.

Mas o inimigo tenta diariamente apagar da sua mente tudo o que Deus já fez por você.

Jesus Cristo é a sua Pedra Principal, Ele é o alicerce sobre o qual você deve edificar o seu muro, e as demais pedras do seu muro são todas as coisas que Deus já fez por você.

Sim o seu muro deve ser edificado sobre Jesus Cristo e com todas as bençãos que você já recebeu de Deus, e não podemos nos esquecer de nenhuma delas.

Salmos 103:2 – Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.  (JFA-RA)

Salmos 105:5 – ( 5 – 6 ) Vocês, descendentes de Abraão, servo de Deus, vocês, descendentes de Jacó, o escolhido de Deus, lembrem de tudo o que Deus tem feito, lembrem dos seus grandes e maravilhosos milagres e de como tem condenado os nossos inimigos!  (NTLH)

Salmos 77:11-12 – Ó SENHOR Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado.  Pensarei em tudo o que tens feito, meditarei em todos os teus atos poderosos.  (NTLH)

Lamentações 3:21 –  Quero trazer a memória o que pode me dar esperança. (JFA-RA)

 

O inimigo quer que você deixe de lado e até esqueça tudo o que Deus já lhe fez, mas quando você não dá ouvidos ao inimigo e pega cada Pedra que Deus lhe deu, com determinação, e constrói um muro de 8,5 metros de altura, ao seu redor, ao redor da sua família, dos seus bens, do seu trabalho, da sua saúde, da sua paz, da sua alegria e da sua fé, o inimigo vai ficar furioso, porque ele não mais vai poder lhe roubar nada, ele vai ter que ficar do lado de fora.

 

Porque você construiu um muro com as Pedras que Deus lhe deu. E ainda que o inimigo venha com mentiras e palavras de desanimo, devemos fazer como Neemias quando o inimigo usou Sambalá e Tobias para tentar desanimar o povo na reconstrução dos muros, Neemias foi forte e determinado.

Neemias 2:20 Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém (JFA-RA)

Em outras palavras ele disse: Nossa obrigação e estarmos dispostos a reedificar o muro e Deus nos dará a vitória.

Salmos 40:4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira (JFA-RA)

Jó 22:28 Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. (JFA-RC)

 

Comentando com o pastor Marcos sobre esta pregação ele me disse: – Pedras a beira do caminho são apenas pedras, mas quando elas estão juntas, elas formam um muro.

 

Essa é a maneira “como devemos construir” devemos juntar todas as Pedras para construir o nosso muro, com determinação e fé, uma pedra de cada vez, não nos esquecendo de nenhuma delas, quer seja pequena ou grande, e isso sem se importar com o que o inimigo está falando e ainda que ele venha com suas artimanhas para nos impedir de continuar a construção do nosso muro, devemos ser determinados e incansáveis.

Neemias 4:21 – E assim, todos os dias, desde o nascer do sol até a hora em que as estrelas apareciam de noite, metade de nós trabalhava nas muralhas enquanto os outros ficavam de guarda, armados com lanças.  (NTLH)

Quando o muro já estava pronto, faltando apenas colocar os portões, o inimigo tentou ainda por cinco vezes distrair Neemias, pois ele sabia que uma vez o muro ficasse pronto e fechado os portões ele não teria mais condições de roubar, matar e destruir.

Neemias 6:1-4 – Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que nós havíamos terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssemos colocado os portões nos seus lugares.  Então Sambalate e Gesém me mandaram um recado. Eles queriam que eu fosse me encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era me fazer algum mal.  Aí eu mandei mensageiros a eles com o seguinte recado: —Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês.  Eles me mandaram o mesmo recado quatro vezes, e eu mandei sempre a mesma resposta.  (NTLH)

 

Neemias não construiu aquele muro sozinho, é verdade que cada um pegou uma pedra, mas foi com a união de todos, e a organização das famílias, com muita oração e a Graça de Deus que eles terminaram aquela grande obra grandiosa em 52 dias.

Filipenses 2:1 – Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros.  (NTLH)

Salmos 133:1-3 “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!  É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.” (JFA-RA)

Atos dos Apóstolos 4:32 e 33Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.  (NTLH)
 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://youtu.be/_SRpHQa8FBo

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.