Skip to content

“Como permanecer em pé depois da tempestade” – Pastor Wanderlei

jun 23 2019

pr-wanderlei-230619

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 23 de junho de 2019.

Como permanecer em pé depois da tempestade

Lucas 6:46-49 “Por que vocês me chamam”Senhor, Senhor”e não fazem o que eu digo? Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela.Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída.”Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.” (NTLH)

É interessante notar que Jesus diz que a tempestade veio para ambas as casas, tanto para a casa do obediente, como para a casa do desobediente.

Mas a diferença está no que aconteceu com a casa de cada um.

A casa do obediente permaneceu em pé, mas a casa do desobediente caiu e foi totalmente destruída.

Jesus falou estas palavras no final do sermão da montanha, quando o povo estava muito maravilhado com tudo o que Jesus havia lhes ensinado, mas Ele sabia que aquele sentimento era passageiro, porque as pessoas não pretendiam colocar em prática o que haviam acabado de ouvir.

E assim como aquelas pessoas, nós também temos ouvido domingo após domingo, várias pregações, lindas pregações e estudos da Palavra de Deus, mas será que temos colocado em prática o temos ouvido, ou apenas achamos muito bonito, elogiamos o pregador, mas continuamos com as mesmas e velhas atitudes.

Por que é tão difícil conseguir mudar nossos velhos hábitos?

E por que ainda outros depois de fazerem as mudanças, e provarem da benção da obediência, acabam voltando ao que era velho?

(2 Timóteo 4:3) Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.

(Jeremias 7:24) Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante

 

Temos recebido de Deus ferramentas poderosas.

(2 Coríntios 10:4-5) As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas”e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (NTLH) (ferramentas)

Todavia preferimos continuar usando as ferramentas deste mundo, mesmo quando vemos que ao usar as ferramentas erradas, além de não alcançar o resultado desejado, nos machucamos, ficamos cansados, desanimados, pensamos em desistir e deixamos marcas profundas para toda a vida.

(Tiago 1:22-25)  Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.”Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (NTLH)

Como esse texto diz: “O Evangelho dá liberdade às pessoas”inclusive a liberdade de poder escolher se vou ou não obedecer e se vou ou não colocar em prática o que tenho ouvido. (curso cps)

(Deuteronômio 30:19) O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, (JFA-RA)

Deus quer muito que sejamos obedientes e praticantes de tudo o que Ele tem nos falado, para que Ele possa nos abençoar.

(Salmos 81:13-16) Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

(Isaías 48:18) Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.

Mais adiante em um outro sermão Jesus diz que o resultado obtido dependerá somente de como estamos recebendo a Palavra e o que vamos fazer com a Ela.

(Lucas 8:12-15) As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira à mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.”(NTLH)

Observe que a Palavra foi entregue a todos, mas só um obteve resultado satisfatório, e foi aquele que guardou e obedeceu, esse colheu muito.

(Deuteronômio 28:1-6) Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. (JFA-RA)

(Deuteronômio 30:16) se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.”

(Salmos 128:1-4) Bem aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!”

(Salmos 51:12) Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. (NTLH)

Textos complementares:

(1 João 5:3) Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer

(Romanos 2:13) Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

(Tiago 2:14) Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? (NTLH)

(Tiago 2:17) Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. (NTLH)

Abraão foi obediente: Hebreus 11:8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.

Raabe foi obediente: Hebreus 11:31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

Naamã foi obediente: 2 Reis 5:14 – Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança. (NTLH)

Pedro foi obediente: Lucas 5:4-6 ”Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: —Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar. Simão respondeu: —Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer. Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando.”(NTLH)

1- Aliança – 2- Uma só carne – 3- Papéis – 4- Semeando e colhendo – 5- Perdão – 6- Visão de Fé e confiança – 7- Orando juntos – 8- Acordo – 9- Fluindo juntos no Espirito – 10- Intimidade – 11- Batalha Espiritual – 12- Estilo de Vida – 13- Ministério de uma só carne

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.