Skip to content

“Cuidado, para nunca se esquecer de Deus” – Pastor Wanderlei

fev 28 2021

vitrine-site-1806x635_0602

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 28 de fevereiro de 2021.

Cuidado, para nunca se esquecer de Deus

Salmos 137:1-6– Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.  Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião.  Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha?  Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.  Apegue-se-me a língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria. (RA)

 

No ano de 586 a.C. após a revolta promovida pelo rei de Israel Zedequias, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, invade Jerusalém e destrói os muros da cidade, seus portões e o Templo do Senhor que tinha sido construído pelo rei Salomão.

Uma parte dos israelitas já havia sido levada para a Babilônia, mas foi neste período que a maior parte do povo foi levada como prisioneiros para lá, ficando somente na cidade de Jerusalém, alguns poucos moradores, que eram velhos, crianças e pessoas doentes. E estes  não tinham mais um templo para adorar a Deus, assim como aqueles que foram levados cativos, também não podiam cultuar à Deus lá na Babilônia.

O Salmo 137 relata a tristeza deste período muito difícil, quando o povo de Israel deixou de cantar seus cânticos de festa ao Senhor Deus, mesmo quando os babilônicos insistiam para que eles tocassem suas harpas e cantassem as canções do Senhor.

 

E é neste contexto que o salmista diz que embora não pudesse durante aquele período tocar e nem cantar os cânticos do Senhor, ele nunca se esqueceria de Jerusalém, e ele preferiria perder a sua mão direita, caso ele viesse a se esquecer daquele lugar sagrado onde a presença de Deus podia ser sentida na sua maior intensidade, e ele ainda completa dizendo que também preferiria ficar mudo se ele viesse a gostar mais de outro lugar do que a Casa de Deus.

 

Porem após 70 anos de cativeiro na Babilônia, podemos ver pelos relatos de Esdras e Neemias que não somente o povo que estava lá na Babilônia, mas também os que ficaram em Jerusalém haviam se esquecido completamente de Deus e seus mandamentos.

 

O povo não mais observa as Festas Sagradas, não tocava, não cantava, não dançava e nenhum tipo de adoração era feita ao Senhor Deus.

As pessoas não reservam mais o tempo do sábado para Deus, e também, não separavam o dízimo dos seus ganhos e consequentemente por não ter mais subsídios os levitas e os sacerdotes abandonaram seus ofícios e voltaram a plantar, para poder se sustentar, e em consequência desse esquecimento o Livro Sagrado não era lido, pois não havia ninguém para fazê-lo, e o povo se afundou ainda mais no pecado da idolatria.

Jeremias 2:32 – Por acaso, uma jovem esquece as suas jóias? Ou uma noiva esquece o seu véu? Mas o meu povo esqueceu de mim por tantos dias, que nem dá para contar.  (NTLH)

Isaías 17:10-11 – Povo de Israel, vocês esqueceram o seu Deus, que os salvou, e não lembram mais do seu forte protetor. Vocês plantam jardins sagrados em honra dos deuses pagãos.  Mas ainda que as plantas desses jardins brotem e floresçam no mesmo dia em que forem plantadas, ainda assim não haverá colheitas nos campos quando chegar o dia de sofrimento e de dor sem cura.  (NTLH)

Salmos 50:22 – “Vocês que esqueceram de mim, pensem bem nisso para que eu não os destrua, sem que ninguém possa salvá-los.  (NTLH)

 

Essa história é muito parecida com o que estamos vivendo nos dias de hoje, onde em razão dessa pandemia, todos fomos atacados de alguma forma por este inimigo, que tem privado o povo de Deus de poder adorá-lo como fazíamos antes, ainda que com muito esforço tenhamos retomado os cultos nas igrejas, não tem sito possível fazê-lo como era antes.

E quero deixar claro que não estou cobrando e nem julgando aqueles que não estão vindo as reuniões da nossa igreja, pois eu respeito a decisão de cada um.

Mas a minha preocupação como pastor é de alertar tanto os que estão vido as reuniões, assim como também a você que está em casa, para o perigo de estarmos nos esquecendo de dar a Deus tudo aquilo de que Ele é Digno, e de como era muito bom o tempo em que podíamos adorar a Deus com tudo o que tínhamos de melhor:

– Com nossas festas, com todo o povo reunido cantando, dançando, com vários instrumentos sendo tocados para o louvor do Seu Nome.

–  Com o tempo que dedicávamos para preparar a melhor adoração,

– Com o tempo que todos nós dávamos para participar de um culto de celebração sem qualquer preocupação.

–  Com os dízimos que oferecíamos aqui no altar, para prover tudo de melhor para o sustento da Casa de Deus.

–  Com o estudo da Palavra, quer em nossos lares ou na Escola Bíblica.

–  Com cultos de consagração, cultos de ações de graças, e de oração.

Tudo isso era muito bom, e não pode ser esquecido, tanto por nós que estamos vindo a estas reuniões, bem como por você que está em casa.

 

Observe que Esdras e Neemias encontraram o “esquecimento das coisas de Deus” tanto no povo que estava longe, quanto naqueles que estavam em Jerusalém.

Porque podemos estar na Casa de Deus, mas acomodados com o pouco que hoje podemos fazer, uma vez que estamos limitados por este momento que estamos vivendo, e assim ofertando muito pouco por tudo aquilo que Ele nos fez.

Hebreus 13:15 – Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.  (NTLH)

Romanos 12:1-2 – Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.  Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.  (NTLH)

Salmos 103:2 – Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!  (NTLH)

 

Moises como um bom pastor deixou várias orientações para que o povo não se esquecesse de Deus.

Deuteronômio 4:9 – Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos  (NTLH)

Deuteronômio 6:12 – tenham o cuidado de não esquecerem Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos.  (NTLH)

Deuteronômio 8:11 – —Nunca esqueçam o SENHOR, nosso Deus, e tenham o cuidado de obedecer aos seus mandamentos e às suas leis, que hoje eu estou dando a vocês.  (NTLH)

Deuteronômio 8:14 – Então, tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o SENHOR, nosso Deus, que os tirou do Egito, onde vocês eram escravos.  (NTLH)

 

Por isso com muito amor o próprio Deus está nos alertando hoje para não nos esquecermos Dele, pois Ele merece o nosso melhor louvor, a nossa melhor adoração, e a nossa melhor oferta e certamente no devido tempo, todos nós juntos estaremos aqui oferecendo a Deus o que temos de melhor, onde cada um de nós é uma peça importante para que a melhor adoração seja reestabelecida na Casa de Deus.

1 Coríntios 12:18-20 – De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.  Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?  Assim, há muitos membros, mas um só corpo.  (NVI)

 

Se em meio a todos estes acontecimentos você tem se esquecido de Deus e tem deixado de dar a Ele o seu melhor, Volte a colocar Deus como o Número Um na sua vida, se arrependa e peça perdão.

Jeremias 3:21-22 – “No alto dos montes, se ouve um barulho; são os israelitas chorando e pedindo perdão porque têm vivido uma vida de pecado e têm esquecido o SENHOR, seu Deus.”  Voltem, todos vocês que abandonaram o SENHOR, pois ele vai curar a sua infidelidade. Vocês dizem: —Sim! Estamos voltando para o SENHOR, pois ele é o SENHOR, nosso Deus.  (NTLH)

 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://www.youtube.com/watch?v=gFn70oLLiBI

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.