Skip to content

“Determinação” – Pastor Wanderlei

fev 16 2020

1602

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 16 de fevereiro de 2020.

Determinação

Gênesis 25:19-21 – E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque; e Isaque tinha quarenta anos quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, arameu.
Ora, Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto ela era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. (JFA-RA)

O livro de Genesis foi escrito por Moises, e é muito interessante notar que ao começar a relatar a história de Isaque, ele diz que Isaque tinha quarenta anos quando se casou com Rebeca, e depois ele ressalta o fato de que Rebeca era estéril e por isso Isaque orou insistentemente à Deus por ela, e depois o escritor diz: e ela ficou gravida pois Deus atendeu a sua oração. Até aí não há nada que nos chame a atenção, pois o escritor continua contando a história normalmente relatando que ela conceberia a gêmeos. Sim dois meninos que dariam origem a duas grandes nações, e que o mais novo dominaria sobre o mais velho.
Mas só quando o escritor já está acabando de contar o final desta primeira parte da história é que ele revela que as crianças nasceram quando Isaque tinha sessenta anos.

Gênesis 25:26 – Depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; pelo que foi chamado Jacó. E Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca os deu à luz. (JFA-RA)

Então fazendo as contas podemos calcular o exato que Isaque permaneceu insistente ou determinado em sua oração, pois ele orou 20 anos até ser atendido.
Então porque Moises não começou a história dizendo, “Isaque orou 20 anos até que foi atendido na sua oração”?

O que me chamou a atenção e tornou este relato interessante é que Moises simplesmente diz que, “Isaque orou insistentemente e foi atendido” e seguiu contando a história.
Para mim o fato de Moises não ter dado tanta evidencia aos “20 anos” é porque para ele o mais importante não era o tempo que Isaque esteve orando, mas sim o fato de que Isaque foi insistente, determinado, perseverante, e não desistiu no meio do caminho e soube esperar até que Deus lhe atendesse a oração.

Tiago 1:6-8 – Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. (NTLH)
Saber esperar e continuar firme nas suas orações, mesmo quando parece estar demorando, deve ser algo natural para o crente, e é por isso que ele é chamado de “crente”.

Provérbios 24:10 Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

Hebreus 11:1 – A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. (NTLH)

Hebreus 11:6 – Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. (NTLH)

Por isso o mais relevante na história não era o tempo que demorou, mas sim a determinação de Isaque em orar até ser atendido na sua oração.

Jeremias 17:7-8 – “Mas eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o SENHOR. Ele é como a árvore plantada perto da água, que espalha as suas raízes até o ribeirão. Quando vem o calor, ela não tem medo, pois as suas folhas ficam sempre verdes. Quando não chove, ela não se preocupa; continua dando frutas. (NTLH)

Salmos 37:7 Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.

No novo testamento em Mateus 15:21 ao 28 há outro relato de uma mulher muito determinada, que procurou Jesus, buscando libertação para sua filha, e nessa história mais uma vez, a questão não era o tempo, mas sim a sua determinação uma vez que ela recebeu por três vezes um “Não” por parte de Jesus, e mesmo assim ela não desistiu e insistiu até ser atendida.

O primeiro “não”, foi quando Jesus não deu atenção ao seu clamor insistente, uma vez que Ele estava retirado em Tiro, uma cidade gentílica, fora do território de Israel e por isso Ele não queria fazer nenhum milagre fora da região de Israel, mas o salmista já havia profetizado que isso aconteceria.

Salmos 87:4 – “Quando eu fizer a lista das nações que me obedecem, vou pôr nela o nome do Egito e da Babilônia. Os povos da Filisteia, de Tiro e da Etiópia eu tratarei como se eles tivessem nascido em Jerusalém. ” (NTLH)

Os discípulos pedem então para Jesus pelo menos conversar com a mulher, para que ela fosse embora.
Foi aí que ela recebeu o segundo “não”, quando Jesus lhe explicou que não estava ali para cuidar de estrangeiros, mas que Ele havia sido enviado para cuidar dos filhos de Israel, ela porem mais uma vez insistiu clamando por socorro e o adorou.
Então ela ouve o terceiro “não”, porque Jesus lhe disse que não seria correto tirar a comida da mesa que foi preparada para os filhos de Israel para dar aos cachorrinhos.
Aquela mulher com muita sabedoria disse para Jesus, que Ele estava correto pois a aquela comida era verdadeiramente para os filhos de Israel, mas ela como um cachorrinho que fica debaixo da mesa de seus donos poderia receber apenas uma migalha que porventura caísse da mesa dos filhos de Israel.

Quando Jesus viu a determinação daquela mulher, Ele admirou o tamanho da sua fé e por isso Ele lhe disse:
“Mulher pode voltar para sua casa, sua filha já está liberta, tudo foi feito conforme o seu desejo.”

Salmos 126:5-6 – Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (NVI)

Gálatas 6:9 – Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. (NTLH)

Habacuque 2:3 – Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra; porém ela se cumprirá sem falta. O tempo certo vai chegar logo; portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato. (NTLH)

Ainda que tudo a sua volta esteja dizendo NÃO, você precisa continuar determinado, insistente em suas orações e nunca desistir ou esmorecer, ainda que parece estar demorando.

Salmos 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

Filipenses 4:6 “ Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Hebreus 4:16 – Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. (JFA-RA)

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.