Skip to content

“É hora de seguir adiante” – Pastor Wanderlei

jul 07 2019

culto_070719

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 07 de julho de 2019.

É hora de seguir adiante

Deuteronômio 1:6-8 – Quando estávamos ao pé do monte Sinai, o SENHOR, nosso Deus, nos falou assim: “Vocês já ficaram bastante tempo neste lugar.  Agora saiam daqui e vão caminhando na direção da região montanhosa dos amorreus e de todas as regiões vizinhas no vale do rio Jordão, e na direção das montanhas, da planície de Judá, da região sul e da costa do mar Mediterrâneo. Tomem posse de toda a terra de Canaã até os montes do Líbano, no Norte, e até o grande rio Eufrates, no Leste.  Aí está a terra que eu estou dando a vocês. Eu, o SENHOR, jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, os antepassados de vocês, que daria essa terra a eles e aos seus descendentes. Portanto, vão e tomem posse dela.  (NTLH)

 

É bom ficar no Monte Horebe onde Deus fala e manifesta o Seu poder, mas Deus disse ao povo que eles já haviam ficado muito tempo ali, e agora era hora de seguir adiante e tomar posse da terra que Ele estava dando para eles.

 

Relembrando um pouco da história do povo de Israel vemos que eles chegaram ao Egito (Mundo) como convidados. Ali eles viveram muitos anos, e se misturaram com os egípcios adquirindo muitos dos seus hábitos, e até levaram os seus deuses para dentro de suas casas, e deixaram de adorar a Deus, como único Deus verdadeiro.

Por isso quatrocentos anos depois de convidados, eles passaram a ser escravos dos egípcios.

Deus, como um pai amoroso, foi ao encontro deste povo, usando Moises com muitos milagres e feitos maravilhosos, e assim Ele tira o povo do Egito, e promete colocá-los novamente na terra prometida.

Durante aquela jornada pelo deserto, Deus se fez presente o tempo todo.

De dia Deus mandou uma nuvem para protegê-los do sol e guiá-los pelos caminhos do deserto e a noite Deus mandou uma coluna de fogo para aquecê-los e iluminar.

Muitos milagres aconteceram e Deus os livrou de muitos ataques dos inimigos que estavam pelo caminho.

Três meses depois de terem saído o Egito, eles chegam ao monte Sinai (Horebe), onde Deus faz daquele povo uma nação, dando a eles Leis para adoração, leis morais e leis sociais, também dá à eles todas as instruções para construção do Tabernáculo, ali o povo ficou um bom tempo, (quase 11 meses), Nm 10:11.

 

Agora o povo já estava organizado socialmente e religiosamente como uma nação, então Deus move a nuvem indicando que era hora de partir rumo a terra prometida.

Onze dias depois de partirem do Sinai, eles chegaram a Cades de Barnéia, que era a porta de entrada para Canaã.

Ao chegarem naquela cidade, Moisés relembra os hebreus que Deus havia feito uma promessa a seus pais e agora estava dando a eles uma ordem: Suba e possua a terra. Não temas e não te assustes. Dt 1:21

 

Porém o povo decidiu que antes de subir, era preciso espionar a terra, para poder escolher um caminho por onde eles entrariam e quais cidades atacariam primeiro.

Note que mesmo com esta atitude, a placa indicava “SENTIDO ÚNICO”, “VAMOS PARA FRENTE”. por isso Moises aceitou aquela ideia e escolheu 12 príncipes (chefes), um representante de cada tribo, para fazer aquele trabalho.

 

Quarenta dias depois, os espias voltaram; não com um plano para subir e possuir a terra, mas sim com um relatório do que eles tinham visto naquele lugar, trazendo uma placa de “PARE” então agora o povo diz:

(Deuteronômio 1:28) – Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá!”(NTLH)

 

Eles se esqueceram do que Deus havia dito e prometido. Então naquele dia o povo decidiu não acreditar nas promessas de Deus, e deram mais credito aos 10 príncipes que relataram as dificuldades que eles teriam que enfrentar se decidissem subir rumo a Canaã, não deram credito ao relato dos outros dois príncipes, que disseram que ali eles viram tudo o que Deus havia prometido.

 

E por duvidarem do que Deus havia prometido, eles deixaram Deus irado, não porque escolheram acreditar na conversa dos 10 espias,  mas porque duvidaram de que Deus fosse capas de cumprir a sua promessa,  Pois ainda que os habitantes daquelas terras fossem em maior número, ainda que eles fossem mais fortes, ainda suas cidades fossem cercadas com grandes muralhas e ainda que gigantes morassem dentro deles Deus estava garantindo dar à eles aquele lugar.

E porque eles não creram na Palavra de Deus, os 10 espias que falaram mal da terra prometida e fizeram o povo murmurar contra Deus, morreram de praga, e toda aquela geração foi proibida de entrar na terra prometida e assim o povo fez meia volta e retornaram para o deserto e lá estiveram por 40 anos até que toda aquela geração morresse, exceto Josué que Deus colocou no lugar de Moises e Calebe que não duvidou de Deus quando foi espiar a terra e nem falou mal dela.

 

Não seguir adiante é desobedecer a Deus, e isso é pecado, por isso lá no livro aos Hebreus somos alertados a não ter o mesmo tipo de coração incrédulo.

(Hebreus 3:12-19) – Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo;  antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;  porque nós temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial;  enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;  pois quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?  E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?  E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes?  E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. (RA)

 

Em quem você tem acreditado nos momentos difíceis?

Você tem acreditado na Palavra de Deus, ou naqueles que trazem as más notícias?

 

Deus na sua Palavra tem prometido que nunca nos abandonará, e que sempre vai cuidar de nós.

(Isaías 43:1-5)Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.  Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

(Isaías 45:2-3)Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; Dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

(Isaías 54:17)Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR.

(Isaías 51:12) Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?

 

Você tem obedecido a Deus e seguido a diante? Ou tem ficado parado murmurando da sua falta de sorte?

(Hebreus 10:38) – Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (JFA-RA)

(Hebreus 11:6) – Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (JFA-RA)

 

Jesus nos alertou sobre os momentos de dificuldades, mas Ele nos garantiu a vitória.

(João 16:33) – Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (JFA-RA)

Essa Palavra vem hoje nos alertar para crer, e assim não morreremos no deserto.

(Provérbios 24:10)Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

(Provérbios 24:10) – Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, você é um fraco, um pobre coitado. (VIVA)

(Isaías 35:4)Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois, o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.”

 

Por isso meu irmão não é para você parar diante das mas notícias, não é hora de duvidar, mas é hora de confiar e seguir a diante para onde Deus te mandar, por isso prossiga, cantando como Davi, quando os filisteus o prenderam em Gate.

(Salmos 56:3-4) – Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?

(Salmos 56:9)  No dia em que eu te invocar baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto que Deus é por mim.

 

E continue cantando como Davi, depois que Deus lhe deu a vitória sobre todos os seus inimigos.

(Salmos 18:28-39) “Tu, ó SENHOR, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão.” Tu me dás força para atacar os meus inimigos e poder para vencer as suas defesas.  Este Deus faz tudo perfeito e cumpre o que promete. Ele é como um escudo para os que procuram a sua proteção.  “O SENHOR é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha.”  Ele é o Deus que me dá forças e me protege aonde quer que eu vá.  Ele não me deixa tropeçar e me põe a salvo nas montanhas.  Ele me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes.  Tu, ó SENHOR Deus, me deste o escudo que salva a minha vida. O teu cuidado me tem feito prosperar, e o teu poder me tem sustentado.  Tu não tens deixado que os meus inimigos me peguem, e eu não caí nenhuma vez.  “Persigo esses inimigos e os pego de surpresa; não paro até acabar com eles.”  “Eu os esmago, e eles não podem se levantar; eles caem derrotados aos meus pés.”  Tu me dás força para a batalha e fazes com que eu derrote os meus inimigos.  (NTLH)

 

Ou então cante como o profeta Habacuque.

(Habacuque 3:17-19) – “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.  O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. (JFA-RA)

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.