Skip to content

“Eu tenho um Amigo” – Pastor Wanderlei

abr 28 2019

280419

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 28 de abril de 2019.

Eu tenho um amigo

João 15:13-15: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (RA)

Será que verdadeiramente eu posso dizer que tenho amigos?

Na verdade, fazemos uma grande confusão, quando chamamos de amigos, aqueles que são apenas colegas, ou conhecidos, ou companheiros, ou parceiros ou talvez apenas seguidores.

Sim pois todos nós, se pararmos para refletir um pouco, lá no íntimo, esperamos muito de um amigo de verdade.

Vou colocar algumas destas expectativas, e veja que não serão muitos os que verdadeiramente poderão continuar sendo chamados de seu amigo.

1- Ele precisa saber o meu nome.

2- Ele precisa me conhecer bem.

3- Ele precisa se importar comigo.

4- Ele precisa me respeitar, mesmo sabendo quem eu sou.

5- Ele não pode me abandonar nunca.

6- Ele precisa sempre estar disposto a me ouvir.

7- Ele precisa sempre me ajudar e ser generoso.

8- Ele precisa sempre me perdoar.

9- Ele precisa sempre me dizer a verdade, mesmo quando não quero ouvir.

10- Ele precisa me amar, ao ponto de dar a sua vida por mim.

Talvez a sua lista de amigos tenha se esgotado lá pela terceira qualidade.

Será que somos muito exigentes? Será que existe verdadeiramente um amigo assim?

Pois quero te dizer que existe SIM Aquele que atende todas estas expectativas e muito mais, e o nome dele é JESUS CRISTO, O AMIGO FIEL e a Bíblia diz que Ele vai muito além do que esperamos, e aquela lista que para muitos era grande, para Ele é pequena.

(Efésios 3:20) Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

1- Jesus sabe o teu nome.

(Apocalipse 3:5) O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

2- Jesus te conhece bem.

(Salmos 139:1-6) Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.” (NTLH)

(Salmos 103:14) Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

3- Jesus se importa muito com você.

(Salmos 121:3-8) Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia. O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila. O SENHOR guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.(NTLH)

4- Jesus te respeita, mesmo sabendo quem você é.

(Salmos 103:8-14) O SENHOR é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre. O SENHOR não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. (NTLH)

5- Jesus nunca te abandona.

(Isaías 46:4) Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei.

(Hebreus 13:5) Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

6- Jesus sempre está disposto a te ouvir.

(Salmos 34:17-19) Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.(JFA-RA)

(Isaías 59:1) Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.

7- Jesus sempre te ajuda e é generoso.

(João 14:14) Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

8- Jesus sempre te perdoa.

(Isaías 43:25) Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro.

9- Jesus sempre te diz a verdade, mesmo quando você não quer ouvir.

(Apocalipse 3:19) Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

(Hebreus 12:11) Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz.

10- Jesus te ama, e Ele já deu a Sua vida por você.

(João 15:13) Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.

(1 João 4:10) E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.

(Romanos 5:8) Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.

Mas precisamos tomar cuidado pois temos deixando o nosso verdadeiro Amigo do lado de fora da nossa vida em determinados momentos do nosso viver diário.

Veja o apelo que Jesus teve que fazer para os crentes da igreja de Laudicéia.

(Apocalipse 3:20) Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.(NTLH)

Sim corremos o perigo de deixar nosso Amigo do lado de fora.

Mas Jesus quer intimidade conosco e como nosso Amigo, Ele nos deu completo acesso a Sua casa, e até mesmo a sala do Seu Trono onde Ele se assenta ao lado de Deus Pai.

(Hebreus 10:19-20) Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo. Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.(NTLH)

Não podemos ser como Marta (Lc 10:40) que ficou tão preocupada com seus afazeres que não deu a devida atenção a Jesus quando Ele estava na sua casa. E também não podemos ser como Simão (Lc 7:36) que recebeu Jesus em sua casa, mas não lhe tratou com carinho e respeito.

Precisamos ser como Jairo (Lc 8:49) que não desistiu de levar Jesus para sua casa, mesmo depois de saber que sua filha já estava morta. Ou talvez como Zaqueu (Lc 19:6) que ao ouvir o pedido de Jesus para ir a sua casa, desceu depressa e com alegria para recebe-lo.

Precisamos ter intimidade com nosso Amigo Jesus.

(Salmos 25:14) A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

(Salmos 25:14) O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.(NVI)

(Salmos 25:14) O Senhor é amigo chegado de quem O respeita e obedece. A essas pessoas Ele revela os segredos de seus planos.(VIVA)

Conheci um grande amigo,… Nele a gente pode confiar.

Jesus amigo fiel que podemos sempre confiar

Não existe nada melhor do ser amigo de Deus

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.