Skip to content

“Eu, um consolador, um instrumento de Deus” – Pastor Wanderlei

fev 07 2021

vitrine-site-1806x635_0702

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 7 de fevereiro de 2021.

Eu, um consolador, um instrumento de Deus

2 Coríntios 7:5-6 Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.  Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;  (JFA-RA)

 

Paulo reconhece que a visita de Tito, era o consolo vindo da parte de Deus, sim porque Deus é Aquele que nos consola quando estamos abatidos e em momentos difíceis, e Tito era o consolo enviado por Ele.

Hoje neste dia de Santa Ceia do Senhor, dia que trazemos a memória a atitude de Jesus Cristo, que abriu mão de estar sentado em Seu trono, para morreu em uma cruz para pagar o preço do nosso pecado e dar a Sua vida por amor de nós, e é neste contexto eu quero fazer uma pergunta à Sua igreja.

Se todos nós, nos colocarmos apenas como aqueles que precisam de consolo, onde Deus achará um Tito?

2 Coríntios 1:3-4 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.  (JFA-RA)

 

É muito bom ser consolado, mas é importante todos nós termos consciência de que precisamos nos colocar a disposição de Deus para também ser o consolo para alguém que está precisando.

 

O papel empenhado por aquele ou aquela que é enviado para levar o consolo, uma palavra de ânimo, ou estimular o abatido, tem um valor muito relevante, e na Bíblia existem vários relatos de pessoas que precisaram ser consoladas ou animadas em momentos difíceis, além de Paulo:

 

Josué que diante de Jerico recebeu uma palavra de animo e instruções diretamente do Príncipe do Exército do Senhor de como deveria destruir aquela cidade. Josué 5:13-15

Gideão que foi animado pelo anjo do Senhor, que o chamou de “homem valente” antes de ir a luta contra os midianitas. Juízes 6:11-16

Ana quando estava chorando o templo por não ter filhos, depois de repreendê-la sem conhecer sua história, Eli o sacerdote a consola e profetiza a benção para sua vida. 1Samuel 1:14-18

Elias quando estava no deserto tão triste que chegou a pedir a morte, então Deus envio um anjo para anima-lo e levar-lhe comida. 1Reis 19: 4-8

Daniel que recebeu consolo de um anjo, pois estava angustiado por uma resposta que já devorava 21 dias. Quando o anjo chegou perto dele e o tocou ele foi fortalecido. Daniel 10: 16-19

E o próprio Senhor Jesus, foi consolado por um anjo no Getsêmani quando em agonia orava ao Pai. Lucas 22:43

 

Consolador, significa “chamado para ficar ao lado e ajudar” do grego “parákletos” aquele que conforta, consola, encoraja e anima

 

Mas nem todos podem ser chamados de “consoladores”, embora as vezes possam estar por perto, não ajudam em nada aquele que está abatido ou desanimado.

Este foi o caso dos três amigos de Jó, que saíram de longe quando souberam da situação em que Jó se encontrava.

Elifaz, Bildade e Zofar eles queriam consolar seu amigo Jó, e começaram bem (Jó 2:11-13) quando chegaram a terra de Uz onde Jó morava. Eles mal puderam reconhecer o amigo, devido a péssima situação em que ele se encontrava. Ao se aproximarem reconhecendo-o, choraram, rasgaram suas vestes, jogaram o pó da terra sobre a cabeça e sentaram-se no chão sem falar uma palavra por sete dias, por verem que a dor de Jó era muito grande.

Mas depois disso Jó resolveu falar e desabafou, e falou muita coisa errada, mas eram palavras de um desesperado e seus amigos que estavam ali para consolá-lo não tiverem compaixão e misericórdia, e prontamente deixaram a posição de consolador (advogado) e se colocaram na posição de promotor de justiça e juiz, seria melhor ser tivessem continuado calados.

Provérbios 12:18  As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar.  (NTLH)

Provérbios 15:4 As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente (NTLH)

Provérbios 25:11 – A palavra certa na hora certa é como um desenho de ouro feito em cima de prata.  (NTLH)

Provérbios 10:21 – As palavras dos bons fazem bem a muita gente, mas a falta de juízo leva à morte.  (NTLH)

 

Vejam vocês que Jó ficou muito triste com o julgamento precitado de seus amigos.

Jó 6:14-21 Uma pessoa desesperada merece a compaixão dos seus amigos, mesmo que tenha deixado de temer ao Deus Todo-Poderoso. Mas eu não pude contar com vocês, meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão. Primeiro ele está cheio de gelo e de neve, mas depois vira água, que vai sumindo no calor, até que no fim o seu leito fica seco e duro. “As caravanas se perdem procurando água; avançam pelo deserto e ali morrem. “Aquelas que vêm de Temá e de Sabá procuram esses ribeirões, cheias de esperança, porém, quando chegam, todos ficam desapontados, e a sua esperança morre ali. Vocês são como esses ribeirões; vocês veem a minha miséria e ficam com medo.”(NTLH)

 

Aqueles amigos que saíram de tão longe com o intuito de consolar seu amigo Jó, se esqueceram completamente da dor que ele estava passando, eles deveriam estar ao lado dele, ouvir a sua dor, e de repente se tornaram defensores da justiça e juízes de uma causa que não era deles, pois Deus não pediu para eles fazerem isso e nem abdicou do lugar que é somente Dele. E por isso vemos no final desta história que Deus ficou muito irado com aqueles homens e mandou que eles pedissem perdão à Jó por tudo o que haviam falado e só não os castigaria porque Deus ouviria a oração feita por Jó em favor deles.

1 Coríntios 4:5 – “Portanto, não julguem ninguém antes da hora; esperem o julgamento final, quando o Senhor vier. Ele trará para a luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas. Então cada um receberá de Deus os elogios que merece.”  (NTLH)

Romanos 14:4 – Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer.  (NTLH)

 

As palavras de um consolador devem trazer paz, animar e erguer aquele que está abatido, caído ou desaminado.

Efésios 4:29  Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.

Colossenses 4:6  A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.

Mateus 12:35  O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Provérbios 16:21“Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros.”(NTLH

Provérbios 15:23  Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!

Provérbios 17:17 – O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.  (JFA-RA)

 

Jesus nos chamou para sermos servos uns dos outros, devemos cuidar do nosso irmão assim como Jesus cuidou de nós, quando estávamos caídos e sem vigor.

Gálatas 6:2 – Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.  (JFA-RA)

Romanos 15:1-2 – Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos.  Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé.  (NTLH)

Lucas 10:36-37 Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: —Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? —Aquele que o socorreu! —respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: —Pois vá e faça a mesma coisa.

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. (RA)

Colossenses 3:23  O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.

 

Vou refazer de uma forma um pouco diferente a pergunta que fiz no início.

 

Onde Deus pode achar hoje, um Tito para poder enviar?

 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://www.youtube.com/watch?v=_R2vZ_2tGCg

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.