Skip to content

“Jesus restitui toda a alegria de toda mãe” – Pastor Wanderlei

maio 12 2019

pr-wanderlei-120519

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 12 de maio de 2019.

Jesus restitui toda a alegria de toda mãe

Lucas 7:11-15 “Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu
a sua mãe.”

Proposição: mostrar que Jesus restitui a alegria de toda mãe, para aquela mulher em Naim ele restituiu o filho, mas para você hoje ele pode restituir tudo aquilo que estiver morto na sua vida.

Naim (aconchegante, charmosa) pequena vila que fica aos pés do monte Tabor, aproximadamente 10Km de Cafarnaum.

Mesmo nos dias de hoje a vida de uma mulher é muito difícil, que seja no contexto da família ou na sociedade e a dois mil anos atrás na sociedade judaica, essa situação era pior.
Mesmo quando a lei judaica trazia algum tipo de proteção, isso era feito de forma humilhante.

(Deuteronômio 24:19) – “Pode acontecer que na colheita do trigo ou da cevada você esqueça de pegar um feixe de espigas; nesse caso, não volte para pegá-lo, mas deixe-o lá no campo para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas. Assim o SENHOR, nosso Deus, abençoará tudo o que você fizer.” (NTLH)

Quando criança até aos doze anos a mulher recebia uma educação diferente dos seus irmãos, sua educação era baseada nos afazeres domésticos e ela pertencia ao seu pai, que a negociava com um noivo quando do seu casamento.
Depois de casada a mulher podia trabalhar somente em sua casa, não tinha posses uma vez que por lei as terras pertenciam a família neste caso do marido, o marido por sua vez tinha a obrigação de suprir todas as suas necessidades.
Quando o marido vinha a falecer, a lei não previa uma pensão como nos dias de hoje, esta obrigação era passada aos filhos homens, os quais também herdavam as terras e as posses do pai.
Caso a viúva não tivesse filhos para sustentá-la, a lei previa duas situações uma vez que ele ainda permanecia liga ao seu marido. Um de seus cunhados para honrar a memória do irmão falecido, poderia tomá-la como uma de suas esposas e no caso dela ser rejeitada por todos os irmãos, ela ainda poderia voltar para a casa dos seus pais se ainda fossem vivos.
Somente quando nenhuma destas possibilidades eram possíveis ela poderia se casar novamente.

Neste contexto vemos o quão difícil seria a vida daquela mulher que já havia perdido o seu marido e agora estava levando seu único filho para ser enterrado.
Para aquela mulher Jesus restituiu o filho, mas hoje ele quer te restituir muito mais:

Vendo-a.
Jesus está te vendo.
(Salmos 34:15) – Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
(Salmos 33:18) – Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,

Compadeceu-se dela.
Jesus sente a sua dor e vai ao seu encontro.
(Miquéias 7:19) – Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
(Mateus 8:17) – para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.

Disse: Não chores.
Ele te diz também não chores, Eu estou aqui.
(Salmos 30:11-12) – Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. “Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre.” (NTLH)
(Jeremias 31:16-17) – “Pare de chorar e enxugue as suas lágrimas. Tudo o que você fez pelos seus filhos será recompensado; eles voltarão da terra do inimigo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” “Há esperança para você no futuro; os seus filhos voltarão para casa. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” (NTLH)

Tocou no esquife.
Não importa qual seja a sua situação, Jesus não se importa, Ele esta tocando no seu problema.
(Gálatas 3:130) – Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz! ” (NTLH)
(2 Coríntios 5:21) – Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus. (NTLH)
(1 Pedro 2:24) – carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Parando os que conduziam.
Jesus está parando esta situação que lhe causa tanta tristeza hoje.
(Colossenses 1:13) – Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado. (NTLH)
(Isaías 35:4) – Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.” (NTLH)
(Isaías 35:4) – Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.
(João 10:10) – “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.” (NTLH)

Disse: Jovem.
Lucas chamou o filho da mulher de defunto, mas Jesus o chamou de Jovem.
Muitos tem chamado a sua situação de problema, mas hoje Jesus está chamando de MILAGRE!
(João 14:18-20) – —Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. Daqui a pouco o mundo não me verá mais, mas vocês me verão. E, porque eu vivo, vocês também viverão. Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês. (NTLH)
(Isaías 43:2) – Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Eu te mando: Levanta-te.
Jesus está colocando de pé o que já estava morto ou destruído na sua vida.
(Isaías 61:2-3) – Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o SENHOR salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram, “para dar aos que choram em Sião uma coroa de alegria, em vez de tristeza, um perfume de felicidade, em vez de lágrimas, e roupas de festa, em vez de luto. Eles farão o que é direito; serão como árvores que o SENHOR plantou para mostrar a todos a sua glória.” (NTLH)
(2 Coríntios 1:10) – Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar,

Jesus restituiu a sua mãe.
O mesmo Jesus está hoje aqui e quer te restituir a sua alegria.
(Colossenses 2:6-8) E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nele também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão por tudo quanto Ele tem feito. Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse. (VIVA)
(Zacarias 9:9) – “Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.” (NTLH)

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.