Skip to content

“Lavrai um campo novo” – Pastor Wanderlei

dez 27 2020

vitrine-site-1806x635_2712-2

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 27 de dezembro de 2020.

Lavrai um campo novo

Jeremias 4:3 Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e a Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo, e não semeeis entre espinhos.  (JFA-RA)

Jeremias 4:3 – Deus diz aos homens da tribo de Judá e da cidade de Jerusalém: —Passem o arado na terra que não foi preparada para plantar e não semeiem as sementes no meio de espinhos.  (NTLH)

 

O profeta Jeremias sabia que o povo de Israel estava passando por dias difíceis, dias de grandes tribulações, mas ele também sabia que aqueles dias eram passageiros, e que havia um tempo determinado para aquele período de sofrimento; e ele tinha plena certeza de que o Senhor Deus mandaria sobre o Seu povo muitas bençãos, e que a alegria e as festas voltariam para as ruas de Jerusalém. (Jr 33:10-11)

E essas bençãos viram como era certa a chuva do outono e a chuva da primavera que marcava o momento de semear para depois colher.

Joel 2:23-26 – “Alegrem-se, moradores de Jerusalém, pois eu, o SENHOR, o Deus de vocês, fiz grandes coisas. Eu lhes dei chuvas no tempo certo, as do outono e as da primavera, muita chuva, como no passado.  A colheita de trigo será boa, e haverá muito vinho e muito azeite.  Devolverei tudo o que vocês perderam quando eu mandei as enormes nuvens de gafanhotos, que, como exércitos, destruíram as colheitas.  Vocês terão comida até não querer mais e louvarão o SENHOR, seu Deus, que derramou tantas bênçãos sobre vocês. E o meu povo nunca mais será humilhado.  (NTLH)

Deuteronômio 28:12 – Deus abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem. Vocês emprestarão a muitas nações, porém não tomarão emprestado de ninguém.  (NTLH)

Ezequiel 34:26 – Farei das minhas ovelhas, e dos lugares próximos ao meu monte, uma bênção; farei as chuvas caírem na época certa, e serão chuvas de bênçãos.  (VIVA)

 

Mas não adianta nada o Senhor Deus mandar as chuvas de bençãos, se o seu terreno não estiver preparado para recebê-las. Assim como as chuvas que caem sobre o asfalto duro não produzem nada de bom, assim também será se nós não LAVRARMOS  ou ARARMOS o nosso campo.

 

No texto de Jeremias 4:3 existem pedidos feitos diretamente pelo Senhor nosso Deus.

  • Lavrar para você mesmo, arar seu próprio campo.

Desde a antiguidade o homem aprendeu que é preciso arar a terra antes de plantar, é um trabalho pesado e cansativo, mas muito necessário, para poder se alcançar uma melhor produtividade.

Quando aramos o nosso campo, permitimos que a terra seja oxigenada, tiramos a impermeabilidade, as pedras, os troncos velhos e toda erva daninha, mas esse é um trabalho que exige esforço e determinação.

Eclesiastes 11:4 – Quem fica esperando que o vento mude e que o tempo fique bom nunca plantará, nem colherá nada.  (NTLH)

Provérbios 20:4 – Quem não prepara a terra para o plantio dizendo que está muito frio para se trabalhar também não terá comida quando vier a colheita.  (VIVA)

O agricultor aprendeu que a terra compactada não permite que a água vinda da chuva penetre no solo, sendo assim, uma planta pode estar sedenta mesmo em um lugar com muita chuva.

O solo compactado, ou cheio de pedras, também não permite que as raízes da planta se aprofundem para buscar os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Lucas 8:13 – “As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.”  (NTLH)

 

  • Um campo novo.

Estamos a cinco dias de um ano novo (2021) mas não adianta nada iniciarmos um ano novo com pensamentos velhos, ligados as coisas que já passaram, é preciso ter esperança e fé de que o Senhor nos fará coisas novas neste novo ano.

Isaías 43:18-19 – Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo.  Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.  (NTLH)

Isaías 42:10- Cantem ao SENHOR uma nova canção! Que ele seja louvado no mundo inteiro: pelos que navegam nos mares, pelas criaturas que vivem nas águas do mar e pelos povos de todas as nações distantes!  (NTLH)

Salmos 33:3- Cantem a Deus uma nova canção, toquem harpa e gritem bem alto.  (NTLH)

Deus não vai colocar bençãos novas em um campo velho.

Mateus 9:16 –Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco.  (NTLH)

 

  • E sem espinhos. Tudo aquilo que estiver plantado em nosso campo, mas não veio das sementes vindas do celeiro do Senhor nosso Deus, deve ser arrancado. Imagine você colocando água e até mesmo adubando espinhos ou ervas daninhas que o inimigo plantou, com certeza essas coisas sufocarão as sementes dadas pelo Senhor e não permitiram que elas cresçam.

Lucas 8:14- As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem.  (NTLH)

 

Eu estou certo de que o ano 2021 será o ano em que o Senhor vai nos mandar muitas chuvas de bençãos e mandará também do Seu bom celeiro, boas sementes para plantarmos, mas é preciso lavrar o campo, preparando-o com carinho e dedicação antes de plantar, e certamente colheremos com muita abundância o melhor do Senhor para nossas vidas.

2 Reis 3:16-18  (Eliseu) Este disse: Assim diz o SENHOR: Fazei, neste vale, covas e covas.  Porque assim diz o SENHOR: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais.  Isto é ainda pouco aos olhos do SENHOR; de maneira que também entregará Moabe nas vossas mãos. (JFA-RA)

Oseias 10:12 – Eu lhes disse: “Preparem os campos para a lavoura, semeiem a justiça e colham as bênçãos que o amor produzirá. Pois já é tempo de vocês se voltarem para mim, o SENHOR, e eu farei chover sobre vocês a chuva da salvação.  (NTLH)

 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://youtu.be/gY6CJOvlPpY

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.