Skip to content

“Minha Rocha inabalável” – Pastor Wanderlei

jun 26 2017

wanderlei250617

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 26 de junho de 2017.

Minha Rocha inabalável

TEXTO BASE: 2 Samuel 22:2-7

Cântico de Davi – 2 Samuel 22:2-7 O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. “O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. Deus é o meu Salvador; ele me protege e me livra da violência. “Eu clamo ao SENHOR pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem o SENHOR! Estive cercado de perigos de morte, e ondas da destruição rolaram sobre mim. A morte me amarrou com as suas cordas, e a sepultura armou a sua armadilha para me pegar. “No meu desespero eu clamei ao SENHOR; eu pedi que ele me ajudasse. No seu templo ele ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro.” (NTLH)

2 Samuel 22:2-7 E disse: O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas.  Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.  Porque ondas de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror; cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam.  Na minha angústia, invoquei o SENHOR, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. ” (RA)

Proposição: mostrar que Deus está sempre presente, e nunca nos deixa sozinho, Ele é o nosso PROTETOR, a Rocha.

Cântico de MOISÉSDeuteronômio 32:4  O SENHOR é a nossa Rocha; ele é perfeito e justo em tudo o que faz. Ele é fiel e correto e julga com justiça e honestidade.

Cântico de ANA – 1 Samuel 2:2  Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.

Cântico de DAVI – Salmos 18:31  Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?

Salmos 18:46  Vive o SENHOR, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação,

Salmos 62:6  Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado.

Cântico de ASAFE – Salmos 75:5  Não levanteis altivamente a vossa força, nem faleis com insolência contra a Rocha.

No livro do profeta ISAÍAS –  Isaías 17:10  porquanto te esqueceste do Deus da tua salvação e não te lembraste da Rocha da tua fortaleza. Ainda que faças plantações formosas e plantes mudas de fora,

Isaías 26:4  Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna;

Isaías 44:8  Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vôs fiz ouvir, não vôs anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

DEUS NÃO MUDA DE POSIÇÃO.

Tiago 1:17 Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão. (NTLH)

Hebreus 1:11-12 “A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. Eles ficarão velhos como roupa;”tu os dobrarás como se dobra um casaco, e serão trocados como se troca de roupa. Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim. ” (NTLH)

Malaquias 3:6 O SENHOR diz: —Eu sou o SENHOR e não mudo. É por isso que vocês, os descendentes de Jacó, não foram destruídos. (NTLH)

Romanos 11:29  Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa.

PODEMOS ENTÃO TER A CERTEZA DE QUE AS SUA PROMESSAS VÃO SE CUMPRIR.

Hebreus 6:13-20 Deus fez a promessa a Abraão e jurou cumpri-la. E, como não havia ninguém maior do que ele mesmo, Deus jurou pelo seu próprio nome. Ele disse a Abraão: “Eu prometo que abençoarei você ricamente e lhe darei muitos descendentes. ”Abraão teve paciência e por isso recebeu o que Deus havia prometido. Quando alguém jura, usa o nome de uma pessoa que é maior do que ele, e o juramento acaba com qualquer discussão. Deus quis deixar bem claro aos que iam receber o que ele havia prometido que jamais mudaria a sua decisão. Por isso, junto com a promessa, fez o juramento. Portanto, há duas coisas que não podem ser mudadas, e a respeito delas Deus não pode mentir. E assim nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial. Foi lá que, para o nosso bem, Jesus entrou antes de nós. E ele se tornou para sempre o Grande Sacerdote, na ordem do sacerdócio de Melquisedeque. (NTLH)

Números 23:19 “Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de idéia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo.” (NTLH)

PROMESSAS:

Hebreus 13:5 Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei. (NTLH)

Isaías 41:10 “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” (NTLH)

Isaías 43:2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Isaías 46:4 “E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei.” (NTLH)

Isaías 49:15  O SENHOR responde: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês.

Romanos 8:28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:37  Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.

Dificuldades de Paulo.

2 Coríntios 1: 8-10 Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos que suportamos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida. Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar,

APLICAÇÃO:

Davi não tinha dúvida da presença de Deus, mesmo em momentos difíceis, e até mesmo diante da morte, ele tinha certeza de que Deus jamais o abandonaria.

Salmos 46:1-7 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.  Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.  Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.  Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.  Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.  O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. ”

Colossenses 2:6-8 E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nele também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão por tudo quanto Ele tem feito. Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse. (VIVA)

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.