Skip to content

“Não perca o rumo” – Pastor Wanderlei

set 19 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 19 de setembro de 2021.

Não perca o rumo

Êxodo 15:22-27 – Depois Moisés fez partir a Israel do Mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto, e não acharam água.  E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.  E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?  Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou,  dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.  Então vieram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali, junto das águas, acamparam.  (JFA-RA)

 

Qualquer pessoa pode facilmente perder o rumo, ao colocar a sua atenção em algo que a distraia e tire a sua atenção do que é principal.

Assim como os mágicos fazem o seu show, colocando uma ou mais assistentes no palco ao mesmo tempo, piscam as luzes, soltam fumaça e pequenas explosões, tudo isso para distrair o espectador, tirando o foco de onde verdadeiramente o truque está sendo feito.

Da mesma forma, hoje com tantas coisas acontecendo ao nosso redor, podemos perder o foco e consequentemente perder o rumo.

 

Foi isso o que aconteceu com o povo hebreu, logo que saíram do Egito, onde eram escravos.

  • Deus tirou o Seu povo do Egito, quase três milhões de pessoas para levá-los de volta para a terra prometida a qual fora prometida a seu pai Abraão, a terra de Canaã.
  • Deus estava o tempo todo no comando daquela viajem, rumo a Canaã.

Êxodo 13:17-18 – Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de idéia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear. ”  Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear.  (NTLH)

Êxodo 13:21-22 – O SENHOR ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, durante a noite numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem andar de dia e de noite.  Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite.  (NTLH)

  • Por pior ou melhor que fosse o lugar por onde eles passassem, eles deveriam ter em mente que seria um lugar de passagem, durante aquela jornada eles não poderiam construir casas fixas, pois estavam de passagem, rumo à Canaã.

 

Após caminharem três dias pelo deserto, eles chegaram na cidade de Mara, lá havia somente uma fonte de água, mas as aguas eram amargas, então o povo reclamou.

Moisés diferente do povo, clamou a Deus, e Ele lhe deu uma estratégia para modificar o que era amargo em doce. Ai está a diferença de quem “reclama” e de quem “clama por socorro”.

Filipenses 4:6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.  (NTLH)

 

No dia seguinte o povo chegou a uma nova cidade chamada Elim, onde havia doze fontes de aguas doces e setenta palmeiras, ali o povo ficou feliz, e por isso acamparam naquele lugar.

Mas o povo não podia esquecer de que a cidade de Elim, embora fosse um lugar muito agradável, não era a terra prometida. Deus os havia guiado para Mara e depois também os guio para Elim, e Deus ainda os guiaria para muitos lugares, mas todos estes lugares eram apenas lugares de passagem, pois o plano de Deus era leva-los até Canaã, a terra prometida.

Deuteronômio 8:2 – E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.  (JFA-RA)

É importante que nós saibamos que as várias situações na nossa vida, são passageiras, e que nenhuma delas acontece por acaso, e que nada foge ao controle de Deus.

Inclusive algumas destas situações são permitidas por Deus com o intuito de nos provar e nos aperfeiçoar, trazendo cura e sarando antigas doenças da vida velha (no Egito).

Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,

Jeremias 29:11 Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.  (NTLH)

Romanos 11:33 Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?

 

Mas meus irmãos, não se esqueçam de que tudo nesta vida é passageiro, somos estrangeiros neste mundo.

1 Pedro 2:11 – Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma.  (NTLH)

Filipenses 3:20 – Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.  (NTLH)

 

Nossa meta principal é chegar na terra prometida, e se formos obedientes e seguimos a “nuvem e a coluna e fogo” que hoje é o Espírito Santo que habita em nós, chegaremos lá, mas não podemos nos distrair com momentos ruins e mesmo com os momentos bons, pois tudo aqui é passageiro.

Devemos estar sempre olhando firme para o Autor da nossa fé, Jesus Cristo, e não olhar para o lado e nem parar de caminhar na direção certa.

Não chegaremos na terra prometida, que é lá de cima, desejando o que está aqui em baixo.

Provérbios 15:24  Para o sábio o caminho da vida é para cima, a fim de que ele se desvie do inferno  que é em baixo.

 

Sei que é difícil viver desta forma, mas é o que a bíblia nos manda fazer. Eu posso até desejar e ter coisas deste mundo, desde que elas estejam em uma prioridade bem abaixo, do meu desejo de chegar na Gloria.

João 12:25  Quem ama a sua vida, não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira.” (NTLH)

Romanos 8:5  Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. (NTLH)

 

É muito triste ver crentes que não conseguem se libertar, vivem uma vida de “roda gigante” cheia de altos e baixos, porque infelizmente querem Jesus, mas também querem as coisas deste mundo, assim como aquele jovem rico.

Lucas 18:22-24 – Quando Jesus ouviu isso, disse: —Falta mais uma coisa para você fazer. Venda tudo o que você tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.  Quando o homem ouviu isso, ficou muito triste, pois era riquíssimo.  Vendo a tristeza dele, Jesus disse: —Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!  (NTLH)  – 1João 2:15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

Quando Jesus chamou aquele jovem de “rico” Ele não estava falando da quantidade de dinheiro que ele tinha, mas sim de como ele era preso as coisas que possuía, e isso até o que tem pouco pode ser.

Mateus 6:19-21  —Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam.   Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las.   Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês. (NTLH)

 

Não podemos ser guiados pela nossa sabedoria ou pelos desejos do coração, somente o Espírito Santo pode nos guiar para a Canaã celestial.

Gálatas 5:17-18  Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem.   Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. (NTLH)

Jeremias 17:9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?  (JFA-RA)

 

Precisamos diariamente checar se ainda estamos no rumo, a bíblia é a nossa bússola, somente lendo atentamente e fazendo as devidas correções, chegaremos ao nosso destino final.

Colossenses 3:1-4  Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.  Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra.   Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus.   Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória. (NTLH)

Clique no play para assistir o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=_3AorVXKFq0

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.