Skip to content

“Obedecer para não perder a benção de Deus” – Pastor Wanderlei Pacheco

fev 12 2012

 Culto ministrado pelo Wanderlei Pacheco, em 12 de fevereiro de 2012.

1 Samuel 15:22  Samuel respondeu: —O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas. (NTLH)

Proposição: Mostrar que obedecer a Deus deve estar acima de tudo na nossa vida, e que a desobediência traz consequências graves.  

– Deus escolheu Saul como rei de Israel, e a sua benção estaria com ele.(v1)

– Deus o adverte para que agora como rei o obedeça. “Agora escute isto que o SENHOR Todo-Poderoso diz.” (v1)

– A ordem era para Saul, Deus foi bem claro e especifico com ele. “destrua completamente tudo o que eles têm” (v3) 

– Saul e o povo desobedecem a Deus, deixando vivo o rei Agague e algumas ovelhas e bois. (v9)

– Saul destruiu o que “achava errado, porem a ordem de Deus era para destruir TUDO. (v9)

– Deus vê a desobediência e Saul e decide não mais andar ao seu lado (arrepender-se). (v11)

– Saul ainda acha que cumpriu toda a vontade de Deus, porem cumpriu somente a metade. (v13)

– Então Samuel pergunta: – “Se você obedeceu, porque ainda ouço berros de ovelhas e mugido e boi”? (v14)

– Será que na minha vida ainda existem alguns barulhos estranhos?

– Quando o erro é descoberto, Saul se justifica colocando a culpa nos soldados. (v15)

– É possível observar que Saul agora tenta fugir da sua responsabilidade em obedecer a Deus, dizendo a Samuel “Teu Deus”. (v15) também no 21 e no 30.

– Samuel o adverte: “Você pode pensar que é uma pessoa sem importância, mas é o líder das tribos de Israel. O SENHOR Deus o ungiu como rei do povo de Israel”. (v17)

– Samuel ainda pergunta por que Saul foi tão rápido em guardar o que era do inimigo. (v19) Será que eu também ainda estou guardando coisas da minha vida velha?

– Deus tem prazer na obediência do crente e não em rituais e liturgias. (v22)

– Desobediência é rebeldia, que é comparada ao pecado de feitiçaria, e não se arrepender (obstinado) é orgulho que é igual a idolatria. (v23)

– Mais uma vez Saul se justifica dizendo que teve medo do povo, e deu ouvidos a sua voz. (v24)

– Ao desobedecer a Deus, Saul demonstrou que rejeitava as ordens de Deus, por isso Deus também o rejeitou. (v26)

– Deus rasgou a herança que havia dado a Saul e disse que a daria a uma pessoa melhor que ele. (v28)

– Saul já havia reinado 19 anos e ainda reinou por mais 14 anos, mas agora sem Deus ao seu lado fez muitas coisas erradas, desobedeceu a Deus outras vezes, tentou matar seu próprio filho Jonatas, teve ciúmes da Davi após a morte de Golias, tentou matar Davi, matou sacerdote Nobe consultou a uma necromante (consultora de mortos), não consultou a Deus, e por fim se suicidou.

Obedecer a Deus deve ser a principal característica da nossa nova vida, acima de tudo que eu possa desejar ou achar melhor para mim é preciso primeiro obedecer a Deus.

Atos 5:29  Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

1 João 5:3  Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer.

Obedecer não significa simplesmente ser religioso, ou apenas ouvir muitas pregações, é preciso colocar em pratica o que ouvimos, mesmo que isso me custe a perde de algo que eu valorizo, mesmo que isso possa gerar uma consequência que no primeiro momento possa parecer ruim, eu preciso obedecer!

Oséias 6:6  Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.(NTLH)

Eclesiastes 5:1 Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus.

1 Pedro 1:14  Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.

Temos que deixar de lado aquilo que achamos certo, e seguir o que Deus esta nos indicando, a nossa sabedoria não agrada a Deus. É preciso por em pratica em nosso viver diário a vontade de Deus.

Provérbios 14:12  Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.

Provérbios 12:15  O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos.

Tiago 1:22  Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.

Romanos 2:13  Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. 

Romanos 6:16  Pois vocês sabem muito bem que, quando se entregam a alguma pessoa para serem escravos dela, são, de fato, escravos dessa pessoa a quem vocês obedecem. Assim sendo, vocês podem obedecer ao pecado, que produz a morte, ou podem obedecer a Deus e ser aceitos por ele.

A natureza do homem é carnal, e luta contra a vontade de obedecer a Deus, isso nos torna desobediente, por isso é preciso que a velha natureza morra.

Oséias 4:16  O povo de Israel é teimoso como uma vaca brava. Não posso cuidar do meu povo como um pastor cuida das ovelhas num pasto grande.

Jeremias 7:24  Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e nadureza do seu coração malignoandaram para trás e não para diante.

É preciso pedir perdão a Deus, e verdadeiramente se arrepender da desobediência, sem apresentar justificativas e mudar as atitudes independentes das consequências, crendo no perdão de Deus, só assim você voltará a estar debaixo da benção.

Salmos 51:12  Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.(NTLH)

Salmos 81:13-16 “ Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!  Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.  Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.  Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o melque escorre da rocha.”

Deuteronômio 30:16 “  se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então,viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la.”

Conclusão: Para todo aquele que decidir ser obediente, é provável que haverá consequências, mas as recompensas certamente serão maiores.

Lucas 5:4-6 “ Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: —Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.  Simão respondeu: —Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.  Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando.” (NTLH)

Deuteronômio 1:36  Somente Calebe, filho de Jefoné, verá essa terra. “Calebe foi sempre fiel e obediente a mim, o SENHOR, e por isso darei a ele e aos seus descendentes a terra por onde ele andou.”

Lucas 6:46-48 “ —Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo?  Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela.  Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída.”( NTLH)

Deuteronômio 28:2-6 “ Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:  Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.  Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.  Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.  Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres.

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.

Leia também as postagens abaixo!