Skip to content

“O que você espera de Jesus?” – Pastor Wanderlei

jan 27 2017

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei, em 22 de janeiro de 2017.

“O que você espera de Jesus?”

TEXTO BASE: Lucas 24:21

Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.(JFA-RA)

– Jesus não veio para ser rei de Israel, ou para resolver os problemas do povo, Ele não morreu em uma cruz para poder resolver seus problemas, ou para curar as suas dores e muito menos para te dar riquezas, a Sua única missão era vencer a morte e nos salvar dela.

1 Coríntios 15:19 “ Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (RA)

Salmos 39:4-7 “ “Ó SENHOR Deus, quanto tempo ainda vou viver? Mostra-me como é passageira a minha vida.

Quando é que vou morrer?” Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro. Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas. E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti.”

(NTLH)

1 João 4:9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele

Lucas 19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.

Cristo veio para terminar com reinado da morte.

Isaías 25:7-8 “ E ali ele acabará com a nuvem de tristeza e de choro que cobre todas as nações. O SENHOR Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando. O SENHOR falou. ” (NTLH)

Salmos 68:20 O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte.

João 10:10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.(JFA-RA)

Obs: Ler a ilustração abaixo:

1 Coríntios 15:54-55 Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa! ” “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir? ”(NTLH)

2 Timóteo 1:9-10 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo  aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho.

Ao nos unirmos a Jesus Cristo, também nos tornamos vencedores como Ele.

1 Coríntios 15:21-22 “ Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. ” (NTLH)

Romanos 5:15 "mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo."(NTLH)

Romanos 5:17 É verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de Cristo. (NTLH)

Romanos 8:17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados

Romanos 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;

Colossenses 2:13-15“ E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz Jesus nos dá certeza de que a morte já não tem mais poder sobre nós.

João 5:24-25 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

João 6:47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.

João 11:25 Então Jesus afirmou: —Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 11:26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

ILUSTRAÇÃO:

Os índios e o medo do rio

Existe uma história a respeito de um missionário que descobriu uma tribo de índios numa parte remota da floresta. Eles viviam perto de um rio. A tribo era amigável e precisava de atenção médica. Uma moléstia contagiosa estava devastando a população e muita gente morria diariamente. Havia um hospital localizado em outra parte da floresta e o missionário informou que a única esperança para a tribo era ir ao hospital para tratamento e vacinações. Para poderem chegar ao hospital, entretanto, os índios teriam de atravessar o rio — uma façanha que eles não estavam dispostos a realizar.

Eles acreditavam que o rio, era habitado por espíritos maléficos. Entrar na água significava morte certa. O missionário deu início à difícil empreitada de superar a superstição da tribo.

1- Ele explicou como havia atravessado o rio e chegado ileso. Não teve sorte.

2- Levou o povo à margem e colocou a mão na água. Ainda assim os índios não acreditaram nele.

3- Ele entrou no rio e borrifou água no rosto. O povo observou atentamente, mas ainda hesitava.

4- Por fim, ele voltou-se e mergulhou na água. Nadou por baixo da superfície até sair do outro lado. Tendo provado que o poder do rio era uma farsa, o missionário deu um pulo de alegria, socando o ar com punho vitorioso.

Ele havia entrado na água e escapado. Os índios romperam em vivas e seguiram-no ao outro lado.

Jesus viu gente escravizada pelo medo de um poder barato.

1- Ele explicou que o rio da morte não era nada, não havia o que temer. As pessoas não acreditaram nele.

2- Ele tocou um rapaz e trouxe-o de volta à vida. Os seguidores ainda não estavam convencidos.

3- Ele devolveu a vida ao corpo morto de uma menina. As pessoas ainda continuaram cínicas.

4- Ele deixou um homem morto passar quatro dias num sepulcro e depois o chamou para fora. Era o suficiente? Aparentemente não.

5- Mas foi necessário que ele entrasse no rio da morte, que submergisse em suas águas, antes de as pessoas acreditarem que a morte havia sido conquistada. Mas depois que Ele o fez, depois que saiu no outro lado do rio da morte, foi hora de cantar… foi hora de celebrar, foi hora de entoar cânticos e júbilos! E muitos O seguiram e ainda O seguem, pois o rio da morte não mete mais medo.

Max Lucado, em “Seis Horas de uma Sexta Feira”, Editora Vida, 1994.

 

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.