Skip to content

“Olhe somente para o seu Salvador” – Pastor Wanderlei

ago 26 2018

pr-wanderlei-260818

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 26 de agosto de 2018.

Olhe somente para o seu Salvador

João 4:7-11Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: —Por favor, me dê um pouco de água. ( Os discípulos de Jesus tinham ido até a cidade comprar comida. ) A mulher respondeu: —O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.) Então Jesus disse: —Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida. Ela respondeu: —O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida? (NTLH)

Ao ler e meditar nesta história logo me pergunto:
Como eu também estou olhando para Jesus no dia, dia na minha própria vida?
Aquela mulher olhou para Jesus três vezes e não conseguiu ver quem Ele era, até que Ele mesmo se revelou para ela.

Na primeira vez aquela mulher olhou para Jesus depois dele lhe pedir um pouco de agua do poço, ela achou que Ele era seu inimigo, e que não poderia estar falando com ela por causa das diferenças religiosas que existiam desde muito tempo entre seus antepassados.

Jesus estava com sede, pois era um homem normal, mas também Ele queria mostrar para aquela mulher que não se importava quem ela era e nem de onde vinha. Ele queria lhe mostrar que não era seu inimigo.
Talvez em algum momento você também tenha pensado que Jesus era seu inimigo, mas Ele diz:

(João 15:14-16) – Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. “Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.” (NTLH)

Na segunda vez aquela mulher olhou para Jesus e ficou admirada por Jesus ter lhe pedido um pouco da água do poço, então Ele mesmo lhe oferece muita Água Viva e foi quando ela olhou e viu que Ele não tinha balde, sendo assim incapaz de poder lhe dar qualquer tipo de água.

A mulher olhou para a profundidade do poço feito por Jacó (quase 30 metros), sim naquele lugar conseguir agua era difícil.
Como poderia Jesus então lhe dar Agua Viva? Seria Ele maior do que Jacó que descobriu aquele poço?
Jesus deixa que ela mesmo decida quem é o maior, e explica que a agua do poço de Jacó matava a segue apenas por um momento, mas a Agua Viva que Ele lhe oferecia, quem bebesse nunca mais teria sede.

Quantas vezes também olhamos somente para o fundo do poço, e achamos que Jesus não pode nos dar o que tem oferecido.

(João 4:14) – mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. (NTLH)

Na terceira vez ela olhou para Ele e achou que Ele era um profeta, porque Ele havia revelado a sua situação matrimonial. E agora achando que Jesus era um profeta a situação volta a ser difícil pois ela está muito confusa com esta história de religião, pois ele não sabe se Deus está perto dela em Gerezin ou lá longe em Jerusalém.

Quantas vez também ficamos indecisos com todas essas questões religiosas, não sabemos o que fazer, não sabemos em quem acreditar, ou quem está certo ou errado. E alguns até já podem ter dito experiências ruins com outras igrejas.
E foi neste momento que Jesus acalma o seu coração ao lhe dizer que:

(João 4:21-24) – Jesus disse: —Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. (NTLH)

E como ela não conseguia olhar para Jesus e ver verdadeiramente quem Ele é, então com muito amor Ele se revela para ela como Seu Salvador, o Messias.

Hoje também Jesus está se revelando para você:

Para aquele que está perdido neste mundo:
(João 14:6) Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Para aquele que está andando no escuro:
(João 8:12) De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Para aquele que está preso:
(João 10:9) Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Para aquele que tem fome:
(João 6:35) Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

Para aquele que se sente sozinho ou abandonado:
(João 10:11) Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Para aquele que acha que está doente:
(João 11:25) Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

Para aquele que está triste:
(João 15:5) Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

O plano de Deus é que todos possam verdadeiramente conhecer Jesus.
(Colossenses 1:27) O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus. (NTLH)

Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.