Skip to content

“Quando o vinho acaba no casamento” – Pastor Wanderlei

dez 09 2018

091218

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 09 de dezembro de 2018.

Quando o vinho acaba no casamento

Versículo base (Jó 19:25)

“Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: —O vinho acabou. Jesus respondeu: —Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. Então ela disse aos empregados: —Façam o que ele mandar. Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação. Jesus disse aos empregados: —Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: —Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: —Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho.” (NTLH)

Em vários trechos da bíblia a palavra “vinho” é colocada como um símbolo da a alegria ou da felicidade.

Aqueles noivos compraram vinho para sua festa, mas foi pouco. Não sabemos se eles compraram uma quantia insuficiente de vinho, por que não tinham mais dinheiro ou se simplesmente acharam que a quantia comprada fosse suficiente para todo o tempo da festa.

Mas a realidade era que o vinho tinha acabado no meio da festa, e naquele tempo quando o vinho acabava durante a festa era motivo de muita vergonha para o casal. E é triste ver que também nos dias de hoje e até mesmo dentro da nossa igreja, em muitos casamentos o vinho também já acabou.

– Acabou; porque o carinho já não é mais o mesmo.

– Acabou; porque o amor diminuiu.

– Acabou; porque os sonhos não se realizaram.

– Acabou; porque as promessas não foram cumpridas.

– Acabou; porque já não existe o respeito.

– Acabou; porque a violência está presente.

– Acabou; porque o desemprego é uma realidade.

– Acabou; porque a doença é persistente.

– Acabou; porque o dinheiro é insuficiente para pagar as contas.

– Acabou; porque já não há mais acordo.

– Acabou; por causa das brigas, do adultério, da gritaria, dos palavrões; e por isso tudo o vinho acabou.

Mas diferente do que aconteceu no casamento daqueles noivos em Canaã de Galiléia, hoje ninguém está se importando que o vinho tenha acabado.

Muitos estão dizendo com a maior naturalidade: – O vinho acabou. E qual o problema, acabou mesmo! E até chegamos ao ponto de alguns até estarem fazendo “comemoração de quebra de alianças”.

É o mundo de hoje tentando passar a ideia de que não há motivo de culpa ou desespero, é natural o vinho acabar.

(1 Coríntios 3:19)

Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.”

Como pode a alegria acabar, e você não se importar?

Como pode a felicidade, a esperança, o entusiasmo acabar e você achar que é natural?

Aqueles noivos podem ter sido imprudentes quanto à quantidade de vinho comprada, mas eles foram sábios ao convidar Jesus para sua festa, e não somente convidaram, pois isso não bastaria. Mas quando o vinho acabou alguém foi procurar por Jesus.

Hoje eu quero dizer para os casais que estão aqui: Se o vinho do casamento de vocês está dando sinais de que está acabando, ou se até mesmo já acabou, é preciso que vocês procurem por Jesus urgentemente.

(Salmos 145:18) Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

(Isaías 55:6) Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Vocês não podem aceitar que o vinho do casamento de vocês simplesmente acabe. Vocês não precisam virar motivos de comentários ou mais um número nas estatísticas, vocês precisam ir até Jesus e dizer à Ele que o vinho acabou e que somente Ele sabe como trazer vinho novo para vocês.

(Romanos 12:2) “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (NTLH)

Porém não basta somente ir até Jesus, é preciso que vocês dois juntos estejam dispostos a fazer tudo o que Ele mandar para que o vinho retorne ao casamento de vocês.

Sim a obediência é a chave para o NOVO DE DEUS para o casamento de vocês.

(Deuteronômio 28:1-7) Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. (JFA-RA)

(Tiago 1:22-25) Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer. (NTLH)

Mas antes de obedecer é preciso ouvir e conhecer o Plano de Jesus para um casamento com muito vinho, e vinho muito bom.

É preciso que vocês dois estejam dispostos a buscar este conhecimento, e assim como Maria orientou os empregados para obedecerem a Jesus em tudo o que Ele dissesse, hoje Deus tem levando homens e mulheres dispostos a orienta-los como vocês podem viver um casamento perfeitamente alinhado com a vontade de Deus.

(Salmos 127:1) Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

As vezes vocês podem achar que o casamento de vocês está numa situação muito grave onde não há retorno ou talvez que precise de uma intervenção profissional ou mais preparada.

Observe que naquele casamento para trazer de volta o vinho, Jesus mandou pegar algo bem simples, apenas água, que era algo bem acessível para eles.

O pedido de Jesus foi simples, mas o resultado foi grandioso, para os noivos e para todos que estavam naquela festa. Por isso não pense que se vocês tomarem hoje a decisão de buscar a ajuda de Jesus para trazer de volta o vinho para o casamento de vocês, Ele vá critica-los ou pedir algo muito difícil e custoso. Saiba que Ele é um pai amoroso que nos trata com muito carinho, ainda que estejamos longe e cheios de lama.

(Salmos 103:13-14) “Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem. Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó.” (NTLH)

(Deuteronômio 30:11-14) Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir. Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: “Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?” Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: “Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos?” Pelo contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los. (NTLH)

Quero terminar esta pregação te dizendo: – Se o começo foi bom, de agora em diante com Jesus vai ser muito melhor, pois Ele tem o melhor vinho para te dar hoje.

(Salmos 128:1-6) Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas. Quem teme ao SENHOR certamente será abençoado assim. Que, lá do monte Sião, o SENHOR o abençoe! Que, em todos os dias da sua vida, você veja o progresso de Jerusalém! E que você viva para ver os seus netos! Que a paz esteja com o povo de Israel!” (NTLH)

Em breve disponibilizaremos o áudio da ministração

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.