Skip to content

“Quando um pai ficou mudo” – Pastor Wanderlei

ago 11 2019

wanderlei_110819

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 11 de agosto de 2019.

Quando um pai ficou mudo

Lucas 1:8-20 – Certo dia no Templo de Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor. Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações. Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer. Mas o anjo lhe disse: —Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho nem cerveja. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor. Então Zacarias perguntou ao anjo: — Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também. O anjo respondeu: —Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer. (NTLH)

Zacarias estava no Templo, o povo estava orando por ele do lado de fora. Deus enviou um anjo, que aparece no lugar sagrado, ao lado do altar, ele diz para Zacarias que estava ali para lhe dar uma boa notícia. Deus tinha ouvido a sua oração e lhe atenderia um antigo pedido, mas Zacarias duvidou e ficou mudo, porque não creu na Palavra do anjo enviado por Deus.
Ao nos aproximarmos de Deus precisamos nos aproximar com fé, e não pode existir dúvida alguma em no nosso coração.

Hebreus 11:6Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (JFA-RA)

Hebreus 10:38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (JFA-RA)
Quantos tem ficado “mudos” espiritualmente, porque não creem na Palavra de Deus que tem sido pregada na igreja por seus anjos.
O Senhor Jesus prometeu muito poder para todos aqueles que crerem na Sua Palavra.

Marcos 16:17 – 18 Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados. (NTLH)

João 14:12Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. (NTLH)

Marcos 9:23Ao que lhe disse Jesus: Se podes! – tudo é possível ao que crê. (JFA-RA)

Mas você perde este poder quando deixa de crer, quando a dúvida entre no seu coração, e ai você fica mudo espiritualmente, e quando o homem fica mudo espiritualmente, a sua casa fica desprotegida, pois ele não pode repreender o inimigo, a cura não vem, sua esposa e seus filhos ficam sem orientação e os milagres não acontecem.

Hebreus 4:2Pois, assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. (NTLH)

Por isso você precisa voltar a falar ainda hoje, e Jesus quer te curar.

Marcos 7:37 O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar.

Zacarias voltou a falar quando ele obedeceu à ordem de Deus, comunicada pelo anjo Gabriel.
Impossibilitado de falar Zacarias escreveu o nome do menino em uma tabuinha, não permitindo que colocassem outro nome, pois Deus já havia lhe dito que o nome do menino deveria ser “João”.
Você também pode voltar a falar, se crer e for obediente a Sua Palavra.

Jeremias 17:7-8Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

Pai volte hoje a falar!
Seus filhos, sua esposa precisam de você falando com poder e autoridade.
O Senhor Deus está lhe devolvendo o poder para falar.

Ezequiel 37:4Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. (JFA-RA)

E de agora em diante nunca mais duvide quando ouvir a Palavra de Deus.

Hebreus 3:12-13 – Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.

Hebreus 4:16Acheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. (JFA-RA)

Provérbios 3:5-8Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.” (NTLH)

Tiago 1:6Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Salmos 112:7-8O homem que teme ao Senhor …Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo.

Salmos 56:3 – Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.