Skip to content

“Sim! Eu te amo Senhor” – Pastor Wanderlei

out 27 2019

271019

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 27 de outubro de 2019.

Sim! Eu te amo Senhor

 

João 21:15-19 – Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.  Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.  Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.  Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.  Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.  (JFA-RA)

Pedro já havia se encontrado duas vezes com Jesus após a Sua ressureição, mas Pedro ainda não havia entendido o tipo de amor que Deus tinha por ele.

(Salmos 103:8-11) O SENHOR é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso.  Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre.  O SENHOR não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades.  Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.  (NTLH)

 

E por não entender como funciona o Amor de Deus, Pedro decide voltar a sua velha forma de vida e outros seis discípulos seguiram o seu exemplo.

(João 21:3) – Simão Pedro disse aos outros: —Eu vou pescar. —Nós também vamos pescar com você! —disseram eles. Então foram todos e subiram no barco, mas naquela noite não pescaram nada.  (NTLH)

 

Mas porque Pedro decidiu voltar para sua velha forma de vida, se Jesus já havia dado a todos eles uma nova missão e o Espirito Santo?

(João 20:21-22) – Então Jesus disse de novo: —Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.  Depois soprou sobre eles e disse: —Recebam o Espírito Santo.  (NTLH)

 

E o pior é que o resultado de fazer a sua própria vontade, em vez daquilo que Deus havia determinado para eles, foi catastrófico.

(João 21:5) – Então Jesus perguntou: —Moços, vocês pescaram alguma coisa? —Nada! —responderam eles.  (NTLH)

 

Da mesma forma, quantas vezes já nos perguntamos: Por que mesmo depois de ter me batizado ainda volto as velhas práticas?

 

Jesus sabia como estava o coração de Pedro, e Ele foi ao seu encontro até aquela praia, não para cobrar o que ele estava fazendo ali e nem para apontar o erro de Pedro. Pelo contrário, Jesus mostrou muito carinho, sabendo que Pedro e os outros discípulos, haviam passado a noite inteira no mar tentando pescar e não pegaram nada.

Com muito amor Jesus lhes deu uma direção, eles obedeceram e pegaram muitos peixes (153) e ainda preparou um fogueira onde já estavam sendo assados alguns peixes, e também providenciou uns pães bem gostosos, pediu a eles que trouxessem também alguns peixes do que eles haviam pego e depois de terem comido, Jesus chamou Pedro para conversar, pois sabia que ele precisava de algo mais, além de peixes e comida.

(Salmos 103:12-14) Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados.  Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem.  “Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó.”  (NTLH)

 

Embora a conversa de Jesus com Pedro tenha sido em aramaico, o escritor João usou duas palavras diferentes em grego, para AMOR durante o relato da conversa.

Na primeira vez Jesus perguntou a Pedro:

– Pedro filho de Jonas você me ama mais do que estes outros?

Aqui a palavra usada foi “AGAPAO” ou “AGAPE” que quer dizer “amor incondicional” ou “amor perfeito”.

Pedro sabia que já havia falhado com Jesus, quando antes da Sua crucificação, Pedro precipitado dize que nunca negaria Jesus, mas sabemos que mais tarde ele o negou não somente uma, mas três vezes.

(Mateus 26:35) – Pedro respondeu: —Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor! E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.  (NTLH)

 

Por isso quando Jesus perguntou a primeira vez se ele o amava com amor perfeito (ágape) Pedro não quis responder (ágape), pois sabia que o seu amor ainda não era perfeito, e por isso respondeu:

– Sim, Senhor, tu sabes que sou teu amigo, e que lhe tenho muita afeição, carinho, respeito, e o sentimento que um filho tem para com o seu pai, mas é (PHILEO) ainda não é perfeito.

Jesus mesmo sabendo que o amor de Pedro não era perfeito lhe disse: Cuida das minhas ovelhas.

 

Jesus então pergunta pela segunda vez a Pedro:

– Pedro filho de Jonas, tu me amas com amor perfeito. (AGAPE)

Mesmo pressionado Pedro estava ciente da sua condição de imperfeito e responde mais uma vez com sinceridade e verdade para Jesus.

– Sim, Senhor, tu sabes que sou teu amigo, e que lhe tenho muita afeição, carinho, respeito, e o sentimento que um filho tem para com o seu pai, mas é (PHILEO) ainda não é perfeito.

E mesmo assim Jesus lhe diz: Cuida das minhas ovelhas.

 

Mas agora na terceira vez em que Jesus pergunta a Pedro se ele O amava, Jesus muda o verbo usando a palavra PHILEO, para mostrar a Pedro que Ele o aceitava, mesmo sabendo que ainda o amor de Pedro não era perfeito, e então Ele pergunta:

– Pedro, Filho de Jonas, você me ama como um filho ama a seu pai?

Pedro ficou triste por ter sido questionado por três vezes, mas respondeu:

– Senhor, tu sabes todos as coisas e conheces a verdade do meu coração e sabes que te amo como um filho ama a seu pai, como um amigo verdadeiro, e sabes que lhe tenho muito carinho e respeito.

E mais uma vez Jesus lhe dize: Cuida das minhas ovelhas.

 

Ao ler este texto muitas vezes nos atemos somente ao fato de que Jesus questionou o amor de Pedro por três vezes, achando que Ele fez isso porque Pedro o havia negado por três vezes, mas deixamos de observar que na verdade Jesus declarou por três vezes: Pedro eu confio em você! Cuida das minhas ovelhas.

Jesus não estava ali para mostrar o erro de Pedro, mas sim para declarar que Ele tinha uma visão de Fé e confiança para a vida nova de Pedro e dos outros discípulos, mesmo sabendo das suas limitações. Ao perguntar a Pedro por três vezes, Jesus queria que Pedro, refletisse e aprendesse que é Deus quem aperfeiçoa em nós o amor perfeito.

(1 João 4:15-17) – Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.  E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.  Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.  (JFA-RA)

(1 João 2:5) – mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;  (JFA-RA)

 

Para poder viver plenamente a Nova Vida, precisamos ter a completa certeza em nosso coração de que Deus nos aceita incondicionalmente.

É claro que Deus quer que o nosso coração esteja cheio do amor perfeito, mas é Ele que completará está obra na nossa vida, desde que estejamos sempre ligados a Cristo e sendo obedientes as suas ordens.

(Filipenses 1:6) – Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.  (NTLH)

(1 João 4:10) – E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.  (NTLH)

(1 João 4:19) – Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.  (NTLH)

(Efésios 2:4-5) – Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto,  que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.  (NTLH)

 

Depois de confirmar estas verdades no coração de Pedro, então Ele disse: Segue-me.

 

(1 Pedro 1:8) – Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever.  (NTLH)

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.