Skip to content

“Você conhece a Deus?” – Pastor Wanderlei

nov 15 2020

vitrine-site-1806x635_1511-2

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 15 de novembro de 2020.

Você conhece a Deus?

Êxodo 3:13-15 – Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?  Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.  E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.  (JFA-RA)

 

Ao ler este texto, observamos a preocupação de Moisés em se apresentar ao povo como representante de Deus, uma vez que o povo já não sabia mais quem era Deus.

O Egito era uma terra de muitos deuses, e cada um atuava em uma área específica, eles tinham um deus criador do mundo (Amon-Rá), outro deus para a sabedoria (Tot) uma deusa da destruição e protetora do sol (Sekhmet), outro deus que julgava a vida e morte (Osíris) uma deusa para a fertilidade (Ísis) um deus para os mortos (Anúbis) um deus para a guerra e o caos (Set) e muitos outros mais.

 

Em meio a tantos deuses e com o passar do tempo o povo havia esquecido do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, eles viviam no Egito a muito tempo, 430 anos, segundo Êxodo 12:41, além disso eles nem sabiam o nome do Deus dos seus antepassados, porque Deus ainda não havia revelado o Seu Nome para eles.

Êxodo 6:2-3 – Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou JEOVÁ.  Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido.  (JFA-RA)

 

Sendo assim Moisés ficou preocupado como o povo acreditaria na palavra de alguém chamado por um Deus que eles não conheciam.

E este também é o nosso dilema nos dias de hoje, como vamos crer na palavra de um pastor que foi chamado por um Deus que conhecemos pouco? Ou como vamos acreditar que o milagre vai acontecer se não conhecemos plenamente a Deus?

Será que podemos dizer que conhecemos plenamente a Deus? Será que conhecemos o Seu Poder e tudo o que Ele pode fazer?

 

Reconhecendo a dificuldade que Moisés enfrentaria Deus Se fez conhecer ao Seu povo, mostrando quem Ele é, e todo o Poder que Ele tem. Ele mostrou que não era igual aos falsos deuses do Egito que eram limitados em seu poder atuação, por isso Deus mandou 10 sinais para mostrar que o Seu Poder é total e pleno.

  1. Transformando em sangue, as águas do grande rio Nilo, assim como também as águas dos lagos e das cisternas, Deus mostrou que é Deus do sobrenatural.
  2. Ordenando as rãs para invadirem a casa dos Egípcios, Deus mostrou que é Ele quem governa sobre os animais.
  3. Da mesma forma ele ordenou uma praga de piolhos sobre os egípcios e seus animais, onde mais uma vez Deus mostrou que Ele governa estes sobre tudo o que há neste mundo
  4. Ao enviar a praga das moscas somente sobre os Egípcios, Deus mostrou que Ele tem total controle sobre tudo o que acontece, e guarda o Seu povo do todo mal.
  5. Quando a peste matou somente os animais dos Egípcios, Deus mostrou que Ele guarda tudo o que está dentro da casa do seu povo
  6. Ao enviar tumores por todo o corpo os Egípcios, Deus mostrou que Ele poder para controlar todas as doenças.
  7. Quando Deus mandou a chuva de pedra, Ele mostrou que é Ele quem governa sobre todos os efeitos da natureza. 
  8. Mais uma vez Deus mostrou o seu poder sobre os eventos da natureza ao enviar um grande enxame de gafanhotos que devorou toda a lavoura dos Egípcios.
  9. Três dias de escuridão total foram suficientes para mostrar que o poder de Deus vai além do que o homem possa imaginar.  
  10.  Quando a morte chegou na casa de todos os Egípcios inclusive na casa de faraó, e na casa do povo de Deus ninguém morreu, isso mostrou que Ele é o único que tem poder sobre a vida e morte.

 

E depois mais adiante Deus mostrou ao seu povo que é Ele quem guarda e livra o Seu povo do forte inimigo, quando Faraó com seu exército foi consumido pelas águas do mar vermelho, no mesmo mar que em obediência a ordem de Deus abriu um caminho seco para que o povo de Deus pudesse passar. 

O profeta Oséias nos exorta para nos esforçarmos em conhecer mais a Deus.

Oséias 6:3 – Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. “  (NVI)

 

Muitos sonham em conhecer um grande atleta, ou artista e até mesmo em conhecer a Disney ou um outro país,  e até mesmo fazem  planos e economia para alcançar este objetivo, mas o filho de Deus deve buscar mais do que todas essas coisas, o conhecer pleno de Deus, que é o nosso Pai e conhecer tudo o que Ele pode fazer, buscar este conhecimento é mais importante do que riquezas, fama ou projetos de vida.

Jeremias 9:23-24 – Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;  mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.  (JFA-RA)

Salmos 9:10 – Ó SENHOR, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda.  (NTLH)

 

O profeta Isaias disse ao povo que o nosso Deus é incomparável e não há como fazer uma imagem Dele, pois ele é único e que através dos Seus feitos podemos conhecê-Lo.

Isaías 40:18-26 – Com quem Deus pode ser comparado? Com o que ele se parece?  Ele não é como uma imagem feita por um artista, que um ourives reveste de ouro e cobre de enfeites de prata.  Quem não pode comprar ouro ou prata escolhe madeira de lei e procura um artista competente que faça uma imagem que fique firme no seu lugar.  Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? Não lhes contaram há muito tempo como o mundo foi criado?  O Criador de todas as coisas é aquele que se senta no seu trono no céu; ele está tão longe da terra, que os seres humanos lhe parecem tão pequenos como formigas. Foi ele quem estendeu os céus como um véu, quem os armou como uma barraca para neles morar.”  É ele quem rebaixa reis poderosos e tira altas autoridades do poder.  Eles são como plantas que brotaram há pouco e quase não têm raízes. Quando Deus sopra neles, eles murcham, e a ventania os leva para longe, como se fossem palha.  Com quem vocês vão comparar o Santo Deus? Quem é igual a ele?  “Olhem para o céu e vejam as estrelas. Quem foi que as criou? Foi aquele que as faz sair em ordem como um exército; ele sabe quantas são e chama cada uma pelo seu nome. A sua força e o seu poder são tão grandes, que nenhuma delas deixa de responder.”  (NTLH)

Salmos 147:4-5 Foi ele quem resolveu quantas estrelas deviam existir e chama cada uma pelo nome.  “Deus, o Senhor nosso, é grande e poderoso; a sua sabedoria não pode ser medida.”  (NTLH)

Jeremias 10:12-13 – Pelo seu poder, o SENHOR Deus fez a terra; com a sua sabedoria, ele criou o mundo e, com a sua inteligência, estendeu o céu como se fosse uma coberta.”  Quando Deus dá ordem, as águas rugem no céu. Ele manda as nuvens subirem dos fins da terra. Ele faz o raio para a chuva e manda o vento sair dos seus depósitos.  (NTLH)

Isaías 44:24 – “O SENHOR, o Salvador de Israel, diz: “Meu povo, eu sou o seu Criador; antes que você tivesse nascido, eu já o havia criado. Sozinho, eu criei todas as coisas; estendi os céus e firmei a terra sem a ajuda de ninguém.”  (NTLH)

 

Hoje para conhecer a Deus é preciso primeiro conhecer a Jesus.

1 João 5:20 – Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.  (JFA-RA) 

João 14:7 – Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.  (NTLH) 

João 17:3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.  (JFA-RA)

Colossenses 1:17 – Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;  (JFA-RA)

Romanos 1:20-21 – Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.  Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.  (NTLH)

 

Para assistir a ministração clique no PLAY.

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.