Skip to content

“Você sabe o que é ser filho de Deus?” – Pastor Wanderlei

dez 08 2019

091219

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 08 de dezembro de 2019.

Você sabe o que é ser filho de Deus?

 

Gálatas 4:4-7Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei  para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.  E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: “Pai, meu Pai. ”  “Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.” (Herdeiros de Deus).  (NTLH)

 

O texto acima revela que Deus quer estabelecer um relacionamento mais elevado e totalmente diferente com o homem, veja nos textos abaixo que antes de Deus enviar Jesus, a Sua relação com o homem era outra. Veja se você consegue ver a diferença.

Êxodo 6:7 – Farei com que vocês sejam o meu povo e eu serei o seu Deus. Vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR, seu Deus, o Deus que os vai livrar da escravidão no Egito.  (NTLH)

Isaías 51:16 – Eu dei a vocês os meus ensinamentos e com a minha mão eu os protejo. Eu, que estendi o céu e firmei a terra, digo aos moradores de Jerusalém: ‘Vocês são o meu povo. ’”  (NTLH)

Jeremias 24:7 – Porei no coração deles o desejo de reconhecerem que eu sou Deus, o SENHOR. Então eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus porque com todo o coração vão voltar para mim.  (NTLH)

Jeremias 31:33 – “Quando esse tempo chegar, farei com o povo de Israel esta aliança: eu porei a minha lei na mente deles e no coração deles a escreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.”  (NTLH)

 

Quanto o povo de Israel no antigo testamento chamava Deus de “Pai”, era no sentido de “Criador” e não de parentesco ou de qualquer relação de familiar.

Isaías 64:8 – “Mas tu, ó SENHOR Deus, és o nosso Pai; nós somos o barro, tu és o oleiro, todos nós fomos feitos por ti.”  (NTLH)  (o mesmo sentido de Isaias 63:16)

 

O Senhor Jesus afirmou que eles não eram filhos de Deus.

João 8:42 – Jesus disse a eles: —Se Deus fosse, de fato, o Pai de vocês, então vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por minha própria conta, mas foi Deus que me enviou.  (NTLH)

 

O próprio Deus lamenta que eles nunca o tenham chamado de Pai.

Jeremias 3:19 – O SENHOR Deus diz: “Povo de Israel, eu queria aceitá-lo como meu filho e lhe dar uma terra agradável, a terra mais linda do mundo. Pensei que você ia me chamar de pai e que nunca mais me abandonaria.  (NTLH)

 

Mas através do profeta Oséias Deus diz que um dia eles serão elevados da condição antiga de “povo de Deus” para se tornarão verdadeiros “filhos de Deus”.

Oseias 1:10-11 – “Um dia, o povo de Israel será como os grãos de areia do mar; será tão numeroso, que não poderá ser contado, nem medido. E, no mesmo lugar onde Deus disse: “Vocês não são o meu povo”, ali ele dirá: “Vocês são os filhos do Deus vivo”.”  Os povos de Judá e de Israel se unirão e juntos escolherão um só chefe. Serão mais uma vez um povo poderoso e rico. Como será grande esse dia, o Dia de Jezreel!  (NTLH)

 

Portanto para se tornar filho de Deus é preciso receber Aquele que foi enviado por Deus, o Seu Filho, Jesus Cristo.

João 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;  (JFA-RA)

Gálatas 3:26 – Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus.  (NTLH)

 

Deus enviou Jesus Cristo para mudar a relação que Ele tinha com o homem, agora não somos apenas Seu Povo e Ele nosso Deus, mas passamos a ter intimidade, pois Ele nos tornou Seus Filhos e, portanto, Ele é o nosso Pai.

Efésios 1:5 – Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.  (NTLH)

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus.  (NTLH)

 

E para provar que de fato somos Seus filhos, Deus coloca em nós uma marca, como um anel de família que somente o filho recebe do seu pai, que é o Espírito Santo. Gl 4:6

Romanos 8:15 – “Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai! ””  (NTLH)

Romanos 8:16-17 – O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.  Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.  (NTLH)

 

Sim, o Espírito Santo habitando em nós, nos faz entender o que verdadeiramente é ser um filho de Deus, e quais as vantagens dessa nova relação, agora entre Pai e filhos.

1 Coríntios 2:12 – Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.  (NTLH)  em Lucas 15:29-31

 

Mas infelizmente muitos ainda hoje não entendem o que é “ser filho de Deus”, assim como na história contada por Jesus em Lucas 15:29-31 (… tudo o que é meu é teu) onde Ele relata que um rapaz não entendia o que era ser filho, pois fala ao seu próprio  pai que apenas o servia, sem transgredir suas ordens, e por isso seu pai teve que lhe explicar que ele não era um servo, mas um filho e tudo o que ele tinha era dele.

Aquele rapaz na verdade não havia deixado de ser criança, pois na sociedade judaica aos treze anos era feita uma cerimônia onde o pai dava ao filho uma benção e a partir daquela cerimonia ele passava a ser tratado como homem e herdeiro de tudo.

É isso o que Paulo explica em Gálatas 4:1-7, que da mesma forma hoje depois de recebermos Jesus não somos mais apenas servos, somos “filhos de Deus”.

 

E o que recebemos por sermos adotados como filhos de Deus?

  • Recebemos a revelação de que Deus é nosso Pai.

Lucas 10:22 – “—O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.”  (NTLH)

 

  • Recebemos a libertação da escravidão do pecado e perdão completo.

Colossenses 1:13-14 – Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado.  É ele quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados.  (NTLH)

 

  • Recebemos a natureza divina de Jesus e somos um com Deus.

João 17:22 – A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um.  (NTLH)

 

  • Recebemos a autorização para nos aproximar de Deus, agora como filhos.

Hebreus 10:19-20 – Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.  Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo.  (NTLH)

João 16:26-27 – Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês,  pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e crêem que vim de Deus.  (NTLH)

 

  • Recebemos autoridade e poder (dons).

2 Pedro 1:4 – Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.  (NTLH)

 

  • Recebemos a mesma herança de Jesus.

Romanos 8:17 – Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.  (NTLH)  

 

  • Recebemos a glória de Deus.

Romanos 8:29-30 – Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.  “Assim Deus chamou os que havia separado. Não somente os chamou, mas também os aceitou; e não somente os aceitou, mas também repartiu a sua glória com eles.”  (NTLH)

 

  • Recebemos a vida eterna, que só quem é filho tem.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão.  (NTLH)

 

E ainda vamos receber muito mais quando Jesus Cristo voltar.

1 João 3:2 – Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é.  (NTLH)

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.