Skip to content

“Determinação” – Pastora Maria

jan 12 2020

culto_120150

Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 12 de janeiro de 2020.

Determinação

Texto Base: (Daniel 1:1-21)

O que significa determinação?

INTRODUÇÃO: Ato de permanecer firme num objetivo. Condição mental de superar as frustrações e continuar perseguindo o objetivo ao qual nos propusemos.

Alguns sinônimos: Animo, audácia, coragem, ousadia, intrepidez, virtude, perseverança, bravura.

Antônimos: Vacilação, indefinição, duvida, indecisão, desistência, perplexidade, vacilo.

Determinação para nós crentes é: Fé em Deus, foco na Sua Palavra e obediência.

==========================================================

Nós estamos sempre querendo que aconteça coisas novas nas nossas vidas certo!

Mas, para que coisas aconteça e necessário mudança e ” determinação” A determinação é fundamental, pois toda mudança requer desafios.

Muitos não estão preparados, querem a mudança, mas, não querem enfrentar os desafios, e desistem no meio do caminho.

Por isso, precisamos ser determinados, porque em nossas vidas e na nossa caminhada com Deus encontraremos muitos desafios e obstáculos.

O que a Palavra de Deus nos ensina a respeito de “determinação”?

(Filipenses 3:13) “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.”

A Palavra de Deus sempre nos orienta a seguir em frente, sempre mantendo os princípios contidos Nela, com determinação, perseverança, tendo força e vontade de lutar e perseverar em alcançar o alvo.

Mas infelizmente muitos são determinados, mas não para fazer a coisa certa, e sim para fazer seu próprio caminho (não aceitam conselhos, e não se firmam na verdade)

A determinação deve ser orientada pela Palavra de Deus.

O que aprendo com Daniel sobre determinação.

(V.8) “Resolveu Daniel firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem do vinho que ele bebia.” (firmemente = determinação)

Daniel era um jovem hebreu, pertencentes a alta nobreza de Israel. Ainda adolescente, com a idade entre 12 e 16 anos, foi levado cativo para a Babilônia, com muitos outros jovens, também nobres, entre eles Ananias, Misael e Azarias.

Viveu ao longo do reino de quatro governantes: Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. Ele ocupou muitos cargos importantes. E foi engrandecido por causa de seu caráter, sabedoria e também pela determinação em obedecer e buscar a Deus, mesmo estando em um lugar onde serviam outros deuses.

(Daniel 1:1-7): Mostra a atitude de determinação de Daniel: “Imaginem quatro adolescentes tirados de suas casas em Jerusalém e levados para a longínqua Babilônia. Tendo desafios difíceis pela frente: pois o rei queria força-los a serem como os Babilônicos.”

Hoje os cristãos enfrentam o mesmo desafio, Satanás quer nos conformar com “os caminhos deste mundo”. E é triste constatar que muitos cristãos cedem ao mundo. E perdem sua dignidade, sua alegria e seu testemunho

Observe as mudanças que esses jovens enfrentaram:

Nova casa (v.1-2): Não tinha mais a influência de seus pais. Novas instruções, (v.3-4): Agora seria a maneira de viver babilônica. O rei esperava fazer nesses jovens uma “lavagem cerebral”.

Com frequência, nós como cristãos, temos que estudar coisas ou estar em lugares que não estão de acordo com a Palavra de Deus.

Mas como Daniel e seus amigos temos que fazer o nosso melhor. E nunca abandonar nossa fé.

Nova alimentação (v.5): Nos 3 anos seguintes, os quatro jovens deveriam comer a mesma dieta do rei, contrárias aos costumes que Deus havia dado aos judeus.

É provável que alguns desses alimentos fossem proibidos para os judeus na Lei dada a Moisés no Monte Sinais 800 anos antes.

Novos nomes

Daniel = Belssazar (v. 6-7): Uma coisa é certa os babilônicos podiam mudar a casa, o cardápio, o nome, porém não podiam mudar a determinação do coração deles.

Por quê? Porque eles estavam determinados a seguir os princípios do Senhor onde estivessem. Tinham no coração obedecer à Palavra do Senhor.

Aqui mora o perigo para muitos crentes em Cristo só seguem os princípios da Palavra de Deus quando estão em meio aos cristãos,

Mas quando estão num lugar onde o que é feito ou falado não é aprovado por Deus tiram a roupa de ovelha e coloca a roupa de lobo.

Claro que Daniel e seus amigos poderiam arrumar desculpas, poderiam dizer: “todos estão fazendo” – “é melhor obedecer ao rei” – “obedeceremos externamente, mas manteremos nossa fé em nosso interior”,

Porem, não fizeram concessões, antes ousaram obedecer a Palavra de Deus e confiar no Senhor para vencer.

Daniel pediu 10 dias de teste, o que não era muito. O que vemos em Daniel era uma firmeza de propósito (uma determinação).

Ele decidiu fazer algo diferenciado, pois tinha no coração aliança com o Senhor, que não poderia ser quebrada em nenhuma circunstância independente do lugar e costumes onde se encontrava.

Assim como ele, nós como cristãos, precisamos ser determinados a fazer o que agrada a Deus.

Alguns exemplos onde precisamos ser determinados:

Ser determinado na área física – Pode parecer para muitas pessoas que Deus não se importa com o nosso corpo, que para Ele importa apenas a área espiritual.

Mas lembre-se nosso corpo foi criado por Ele, pertence a Ele e somos habitação Dele. Um dia não haverá mais doenças nem morte (Apocalipse 21:4), porém enquanto estamos aqui, devemos zelar pela nossa saúde (física, mental e emocional).

Ser determinado na área emocional – Frequentemente nos entregamos ao medo, solidão, depressão, alimentando-os até o ponto de tornar impossível vencê-los.

Cuidado com o que pensa! Seja determinado em alimentar sua mente com pensamentos positivos de acordo com a Palavra de Deus.

Ser determinado na área profissional – Fixe-se no que você quer e vá até o fim. Faça um curso para se capacitar. Não mude de emprego ou faculdade a toda hora. E coloque sempre suas escolhas diante de Deus.

Ser determinado na área financeira – Hoje é uma das áreas que mais preocupam as pessoas. A falta de dinheiro tem gerado crises nos relacionamentos. Quer conquistar algum bem: seja determinado a poupar. Veja quais as prioridades, antes de sair gastando à toa.

Seja determinado na área espiritual – Muitos cristãos têm ficado pelo caminho, exausto, esgotados espiritualmente. Porque se descuidaram da sua intimidade com Deus.

Um dos principais sintomas de pessoa fria espiritualmente é a falta de interesse em ter intimidade com Deus através da oração.

Ora um dia, fica três sem orar e assim vai. Seja determinado a gastar tempo diário na Presença de Deus e você não irá se esfriar espiritualmente.

Ser determinado em conhecer mais a Palavra de Deus (Salmos 119:105) – “Lâmpada para meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos”

Nela está contida a vontade de Deus (perfeita vontade) devemos estar familiarizados, uma vez que Ela é nosso guia

De nada adianta conhecermos a Palavra de Deus, se não estivermos

dispostos a coloca-la em prática.

Não importa onde ou com que estejamos, devemos obedecer as verdades contidas na Palavra. Enfrentamos situações em que temos que insistir em fazer o certo ou ceder às pressões dos outros.

Exemplo: Um superior no trabalho pode exigir que mintamos para um cliente ou para um fornecedor, se insistirmos em fazer a coisa certa e falar somente a verdade poderemos sofrer consequências, talvez até perder o emprego. O que faremos? Seremos determinados como Daniel?

Ser determinados a servir ao Senhor fielmente – Serviço ao Senhor não é algo que você faz de uma maneira displicente. Qualquer pedrinha no caminho te desanima

Requer muitas vezes a sair da área de descanso e conforto.

No (Capitulo 6 do livro de Daniel), vemos outra narrativa, onde Daniel é lançado na cova de leões famintos por se negar a deixar de orar a Deus três vezes por dia e adorar aos deuses da Babilônia. Daniel agora provavelmente com uns 80 anos.

Continuou orando abertamente como antes, e os inimigos de Daniel aproveitaram o momento para aplicar a lei. E Daniel foi lançado na cova dos leões famintos.

E Deus salvou esse homem determinado e cheio de fé!

A fé de Daniel na velhice foi resultado da determinação de sua juventude. A mesma determinação que guiou os passos do jovem firmou os pés do velho servo do Senhor.

CONCLUSÃO

Uma pessoa sem determinação, sem alvo, sem objetivo, é uma pessoa praticamente morta.

Porque não tem ânimo pra nada, se torna amargurado, instável. medroso. Você tem se sentido assim?

Se sim decida hoje ser uma pessoa determinada, com objetivos, pois determinação sem ação não passa de intenção.

Mas talvez você até hoje não consegue terminar o que começa?

Não consegue ser determinado em algumas áreas que compartilhamos?

Não se assuste! Há uma solução. Comece a avaliar suas ações?

O que tem feito nesses últimos anos? Quais os projetos não finalizados ?

Promessas não cumpridas? Planos não concretizados? Como filho(a) de Deus, você precisa ser uma pessoa determinada.

Queridos, que possamos aprender com Daniel a sermos determinados em todas as áreas de nossas vidas, principalmente na vida espiritual determinando por em prática os ensinamentos contidos na Palavra de Deus.

E assim, como ele, sermos abençoados e honrados onde quer que estejamos.

(Jó 22:28) “tudo o que fizer dará certo, e a luz brilhará em teus caminhos.”

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ

Pra. Maria Granado

Para ouvir a gravação do culto, clique em play, no player abaixo!

Pra. Maria Granado

Por Pra. Maria Granado

Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.