Skip to content

“O melhor que temos que fazer pela nossa vida é obedecer” – Pastora Maria

jan 20 2019

pra-maria-200119

Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 20 de janeiro de 2019.

O melhor que temos que fazer pela nossa vida é obedecer

Texto Base: (Deuteronômio 30:15-16)

Introdução:

Entender o mandamento e não obedecê-lo é um grande erro.

(E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:22)

OBEDIÊNCIA Não é apenas nossa obrigação, esse é o desejo de Deus.

No livro de (João 14:15) “Jesus diz: se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos”

A obediência pode livrar-nos de doenças. (Êxodo 15:26) diz: “Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”

A obediência é a chave para uma vida de sucesso. A Bíblia diz em Josué 1:8 “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” 

Seremos avaliados em termos da nossa obediência aos mandamentos de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:19 “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.”

A obediência é um dos resultados de amar a Deus. 

A Bíblia diz em João 14:15“Jesus continuou: Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” (V. 23) “Respondeu-lhe Jesus: A pessoa que me ama, obedecerá a minha mensagem, e o meu Pai a amará. E O meu Pai e Eu viremos viver com ela.” 

A obediência é uma decisão, é muito séria!

O Espírito Santo só será dado àqueles que obedecem a Deus. A Bíblia diz em Atos 5:32“Nós somos testemunhas de tudo isso, _ nós  e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.”

Jesus obedeceu ao Seu Pai dando-nos o exemplo de como devemos obedecer ao Senhor. A Bíblia diz em Hebreus 5:8“Embora fosse o Filho de Deus, Ele aprendeu, por meio de Seus sofrimentos, a ser obediente.” 

Deus nos aconselha a que obedeçamos às leis do nosso país. A Bíblia diz em Romanos 13:1-2: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” 

Em certas ocasiões a obediência a Deus pode requerer a desobediência aos poderes terrestres. A Bíblia diz em Atos 5:29“Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram : É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens” 

Os filhos devem obedecer e honrar os seus pais. A Bíblia diz em Efésios 6:1-3“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” 

A história de praticamente todos os povos inclui relatos da coragem de desbravadores, pessoas que enfrentaram perigos e obstáculos para abrir caminho que outros seguiram.

Sejam aqueles que enfrentaram os mares, outros abriram caminhos pelas florestas, ou os primeiros que escalaram montanhas, cada um deles acharam caminhos que outros continuam seguindo.

Mas nenhuma jornada terrena pode se comparar com a nossa jornada ETERNA.

Jesus disse que é difícil acertar o caminho  (Mt 7:13,14)  “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta  e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.  Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”

Mas, Ele não nos deixou desamparado. Quando Ele preparou os apóstolos para Sua partida, Ele oferece a eles essas palavras de conforto “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim,” (João 14: 6).

(Creio que muitos de nós já tivemos a experiência de pedir informação para chegar a um local e perceber que a orientação estava errada? A sensação é no mínimo frustrante. Mas também, creio que já tivemos a boa experiência de receber a orientação e chegar exatamente ao destino desejado.)

Quando conhecemos o caminho certo e o seguimos até o fim ficamos satisfeitos, com um sentimento de alegria e vitória. Porém, recebemos muitas vezes a orientação correta e não a seguimos até o fim, algo nos faz desviar e não seguir a orientação dada, e este desvio nos afasta do destino correto.

Quando falamos de  vida espiritual, é muito semelhante. O caminho da obediência à vontade de Deus é o que leva à satisfação, o Salmos 119:33 diz: “Ensina-me, Senhor, o caminho dos Teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.”. Entendamos então que o grande princípio da Palavra de Deus para nossa vida é a “OBEDIÊNCIA”.

Desde  de Adão, no jardim do Éden Deus mostra ao ser humano dois caminhos, quando Deus coloca a árvore do conhecimento no jardim, Ele nos dá duas opções: a obediência ou a desobediência. E espera que optemos pela obediência.

Durante a narrativa Bíblica temos vários exemplos de grandes vitórias alcançadas pelo povo de Deus através da obediência, podemos nos lembrar da queda dos muros de Jericó (Josué 6:20).

Mas também derrotas vergonhosas pela desobediência (Josué 7:10) (Acã).

(Deuteronômio 28:1)  “Se vocês obedecerem fielmente ao  senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os Seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra”.

Deus tem muito prazer na obediência e não há dúvidas de que, o que agrada o coração do nosso Pai é um filho obediente (Cá entre nós, quem gosta de lidar com alguém desobediente)

CONCLUSÃO

Temos vários exemplos de obediência na Bíblia e não poderia ser diferente que o maior deles seja o de Jesus. Não é necessário nem falar que Jesus aceitou o seu chamado e por um tempo deixou de ser Deus para ser homem!  Você já tinha pensado nisso? Ele deixou de ser Senhor para ser servo! E mais suportou a dor e a morte só para obedecer a Deus, como está escrito em (Filipenses 2:8) “e, achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”

Este é o maior exemplo de obediência que temos para nossas vidas, se lembra das palavras de Jesus quando estava sendo crucificado pouco antes de morrer: “Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a Minha vontade, mas a Tua” (Lucas 22:42) para mim este é o maior exemplo de obediência.

Jesus o Cristo é o maior de todos os desbravadores. Alguns por sua coragem e persistência, abriram caminhos nos mares, florestas, matas e até lugares fora deste planeta.

Mas Jesus abriu caminho para o céu, nos oferecendo uma habitação segura e eterna na presença do Pai Celestial.

Queridos vamos aprender com Ele e segui-lo, como Paulo que diz: “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da Fé, Jesus” (Hebreus 12:2)

Que Deus nos ajude a obedecer à Sua Palavra pois só assim poderemos usufruir das suas bênçãos.

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ

Pra. Maria Granado

Ouça a pregação clicando no botão play, no player abaixo.

Pra. Maria Granado

Por Pra. Maria Granado

Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.