Skip to content

“Tudo posso naquele que me fortalece” – Pastora Maria

out 18 2020

vitrine-site-1806x635_1810

Culto ministrado pela pastora Maria Granado, em 18 de outubro de 2020.

Tudo posso naquele que me fortalece

Infelizmente tivemos um problema com instabilidade e queda frequente do sinal da Internet e não foi possível a transmissão ao vivo.

Texto base: Filipenses 4:13

Horátio Gates Spafford viveu nos anos de 1828 -1888, foi um advogado e ancião presbiteriano dos E.U.A, ficando conhecido pela autoria do hino cristão, “ESTÁ TUDO BEM COM A MINHA ALMA”, após uma tragédia em que quatro de suas filhas morreram em um acidente de navio.

Em 8 de outubro de 1871, o Grande incêndio de Chicago destruiu a cidade. Horátio era um advogado de sucesso em Chicago que havia investido fortemente no mercado imobiliário. O incêndio destruiu quase todas as suas posses adquiridas com seu trabalho.

Não bastasse esse terrível abalo financeiro ele também enfrentou a dolorosa perda de seu filho, que trouxe grande sofrimento para toda a família

Dois anos depois, procurando ter um tempo de refrigério, ele decidiu que sua família iria passar as férias em algum lugar da Europa, e escolheu a Inglaterra, sabendo que seu amigo evangelista Moody estaria pregando na região durante aquele outono. A necessidade de cuidar de seus negócios o fez levar sua família a viajar primeiro: sua esposa (Anna e suas três filhas).

Em 21 de novembro de 1873, enquanto elas atravessavam o Atlântico no navio a vapor Ville du Havre, o navio foi atingido por uma embarcação de ferro levando o navio a pique e tirando a vida de 226 pessoas, incluindo suas três filhas. Horátio recebeu a fatídica notícia quando sua esposa (que sobreviveu à tragédia), ao chegar a salvo à Inglaterra, enviou um telegrama com a mensagem “salva porém sozinha”, indicando assim que havia sido a única sobrevivente da família, Horátio então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas.

(algum tempo depois Deus lhe deu 2 filhas e 1 filho) E de acordo com Bertha sua filha, o famoso hino “ESTÁ TUDO BEM COM A MINHA ALMA” teve sua letra composta durante esta viagem.

{Se paz a mais doce, me deres gozar. Se dor a mais forte sofrer. Oh, seja o que for, Tu me fazes saber. Que feliz com Jesus sempre sou}

Horátio só escreveu este hino em toda a sua vida. Entretanto, é dito como um dos hinos clássicos mais conhecidos e cantado em todo mundo. É tremendo perceber que o hino escrito por Horátio não se concentra em seu sofrimento, mas na gloriosa obra de Cristo e na promessa bendita da sua vinda. Humanamente falando, é espantoso notar que, mesmo depois de tão grande tragédia, este homem pudesse escrever no coro do hino: “Está tudo bem com minha alma, está tudo bem com minha alma.”

O Deus de Horátio é o nosso Deus. Ele é o único Deus vivo e verdadeiro. Ele é nosso refúgio na angústia, na hora da tribulação Ele nos sustenta, quando enfrentamos dores Ele nos traz refrigério, as nossas lagrimas Ele pode enxugar, em nossa fraqueza Ele nos faz fortes. Mesmo que venhamos a ter prejuízos financeiros, enfermidade e a própria morte nos atinja, podemos dizer “Está tudo bem com minha alma”. Embora muitas vezes a caminhada aqui se torne difícil, e haja inimigos nos espreitando, como temos vivido nestes últimos meses, podemos ter a certeza de que Deus está conosco. Ele nos toma pela mão, nos guia com o Seu amor Eterno.

Conhecendo toda a situação que este irmão enfrentou, nos leva a duas situações que está registrada na Bíblia.

1-Está no livro de (2 Reis 4: 8,37) sobre a mulher sunamita e o profeta Elizeu.

Muitas vezes, Deus permite que seus filhos enfrentem provações e aflições inexplicáveis, mas nunca os deixa, e logo vem sobre nós com Seu amor, Sua graça e compaixão, à medida de nossa fé. (Rm 8:28) “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o Seu plano.”

COMENTAR (v. 25,26)

2 É Jó como sabemos; ele perdeu todos os seus bens, perdeu todos os filhos, perdeu sua saúde, perdeu o apoio de sua mulher e teve que aguentar a incompreensão de seus amigos. COMENTAR

(Jó 42:1e 5). E Deus deu a Jó tudo em dobro do que tinha.

CONCLUSÃO = Se você é salvo, nada pode lhe separar do amor de Deus! Não há força neste mundo que pode quebrar essa ligação com Jesus tanto nos tempos bons quanto nos tempos difíceis, Jesus está com você e nunca vai te abandonar. Por isso, não desista, continue seguindo a Deus fielmente, sabendo que Ele está sempre presente com você. (Romanos 8: 38,39)

COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ

Pra. Maria Granado

 

Pra. Maria Granado

Por Pra. Maria Granado

Pastora Líder e fundadora, com o amor de mãe, tem dedicado todos os seus dias na presença do Senhor, no cuidado para com os irmãos e na pregação da Palavra da Salvação.