Skip to content

JESUS DEIXA TUDO E VEM AO SEU ENCONTRO

out 05 2021
(João 5:1-7) 1 Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. 2 Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betesda”. 3 Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos, esperando o movimento da água, 4 porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. 5 Entre eles havia um homem que estava doente fazia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou:
— Você quer ficar curado?
Jerusalém era o território das grandes celebrações dos Judeus, por conta do templo.
A história nos conta que naqueles dias havia uma festa, e Jesus vai a festa. O clima em Jerusalém era de muita alegria, o povo acampava em barracas durante o período da festa, grande era a multidão.
Hoje o lugar de festa somos nós. É em mim e em ti que o Senhor se manifesta. Sim, é em nós que as pessoas vão ver e saber que o Senhor continua sendo bom.
Mas, continuando, quando Jesus chega em Jerusalém Ele deixa aquele ambiente de festa e de celebração, vai para um local chamado Betesda, que tinha cinco andares, cinco pavilhões e, como acabamos de ler, havia uma multidão de enfermos: coxos e paralíticos cujas pernas já estavam “mortas”, cegos cujos olhos “já não tinham mais vida”, paralíticos, pessoas com a vida toda quebrada, pessoas desesperadas, pessoas que estavam com a esperança morta, enfermidades para as quais não havia cura no ponto de vista da medicina. Mas havia um “fiapo” de esperança. Um milagre poderia acontecer naquele lugar ao mover das águas. E essas pessoas, que se aglomeravam ali, aguardavam o mover das águas, agitadas por um anjo que descia, para que o primeiro que entrasse fosse curado de qualquer enfermidade.
Jesus, ao chegar em Jerusalém, deixa aquela festa e aquele ambiente de alegria e vai andar no meio dessas pessoas, mostrando para mim e para você que Jesus prioriza os que sofrem, que Ele se importa com aqueles que estão sofrendo nessa vida. Que Ele se compadece daqueles que estão sangrando, machucados, feridos pelos dramas da vida.
Na leitura que fizemos, Jesus ao caminhar encontra um homem que era a maquete da miséria, o retrato da tragédia. Havia trinta e oito anos que aquele homem se encontrava deitado em uma maca. Sua esperança estava morta, mas um dia, esse paralitico vê um Homem se aproximar e lhe fazer uma pergunta que parece ser inusitada e estranha. Aquele Homem pergunta assim: QUERES FICAR CURADO?
Mas que pergunta estranha a se fazer para quem está na fila da cura! Qual doente prefere ficar deitado em uma maca 38 anos?
A resposta daquele homem poderia ser “eu quero”, ou “não, eu não quero”, mas a resposta foi: “Eu não tenho ninguém. ”
Sabe amados, nesta hora eu começo a entender que, pior do que os trinta e oito anos deitado em uma maca, foi não ter ninguém para o ajuda- lo. Pior que a paralisia é o abandono! Não ter ninguém que se importasse com seu sofrimento, nenhum amigo ou parente, alguém que se interessasse por seu problema.
Muitos estão vivendo com esse pensamento e até dizem: “Deus não se importa mais comigo, Deus me abandonou! ”
Deixa eu te dizer algo, assim como Jesus deixou tudo e foi se encontrar com aquele homem, Ele vai ao seu encontro agora e da mesma forma que Jesus fez com aquele homem Ele faz com você também.
Ele deu uma ordem àquele homem: “Levanta-te, toma teu leito e anda”. E diz a palavra que imediatamente aquele homem levantou, tomou o seu leito e foi embora.
Receba em sua vida esta palavra e levanta-te.
Quem sabe você que está sofrendo, com a esperança morta, com um diagnóstico de doença incurável e tudo está te dizendo que é o fim.
Mas hoje eu quero dizer a você que esta Palavra é poderosa para te levantar e curar de qualquer mal. Jesus é o médico dos médicos.
“E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino, e CURANDO todas as enfermidades e moléstias entre o povo”. – Mateus 4.23.
Jesus se importa com você.
Jesus conhece o seu nome, conhece a sua história, seu passado, sua Família, sua procedência, suas quedas e seus dramas pessoais. Ele sabe onde começou a maior tragédia da sua vida, que tem trazido todo sofrimento que você está vivendo agora.
Jesus conhece a sua real situação.
Ele sabe o que está se passando com você, dentro da sua casa, na sua família. Jesus sabe quando você tranca a porta do seu quarto, o que passa no seu coração quando coloca a cabeça no travesseiro, Jesus sabe exatamente às angústias que ronda o seu coração, que assolam a sua alma.
Jesus tem o diagnóstico da sua vida em suas mãos, o seu conhecimento é absoluto, é profundo, o seu conhecimento é pleno e total, Ele é onisciente, Ele sabe onde você está Quem é você e a quanto tempo você está sofrendo.
Jesus ama você! Ele se compadece com você. Ele deixou toda a alegria que estava em Jerusalém e foi ao lugar do desespero ao encontro do paralítico e hoje Ele faz do mesmo jeito, Ele deixa tudo e vem ao seu encontro
ELE TE PERGUNTA: “QUERES SER CURADO? ”
Deus te abençoe.
Pastor Marcos Lino