Se vocês Me amam, obedeçam-Me; e Eu pedirei ao Pai e Ele dará a vocês um outro Consolador, que nunca deixará vocês. É o Espírito Santo, o Espírito que conduz à toda Verdade. O mundo em geral não O pode receber, porque não O procura e não O conhece. Mas vocês sim, porque Ele mora em todos agora e um dia estará com vocês. Não, Eu não abandonarei vocês nem os deixarei como órfãos – Eu voltarei para vocês. Daqui a pouco Eu terei ido embora do mundo, mas continuarei presente com vocês. Porque Eu viverei novamente – e vocês também. Quando Eu tornar a viver, vocês saberão que Eu estou em Meu Pai, vocês em Mim, e Eu em vocês. Aquele que Me obedece, esse é o que Me ama; e porque ele Me ama meu Pai o Amará; e Eu também, e Me revelarei aos que Me amam.”
INTRODUÇÃO: O desejo do meu coração hoje é fazer com que você conheça mais o nosso melhor amigo “O Espírito Santo”.
O que acontece é que ouvimos falar Dele, mas muitas vezes nem sabemos o que Ele é ou faz, na verdade não O conhecemos.
Ele É Deus assim como Jesus Cristo, também, é Deus. Eles formam a Tri Unidade do Deus Todo Poderoso. “Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28:19)
E o que vejo é que muitos não se deram conta da importância do Espírito Santo em nossa vida, do tamanho do seu mover e da transformação que Ele produz.
E nós crentes usamos muito pouco dessa dádiva de Deus, a qual precisa ser exercida de acordo com a Palavra e com fé. É por fé que Deus neste tempo atua em nós através do Espírito Santo.
É pela fé que essa Igreja está aberta, é pela fé que nós andamos juntos no evangelho, mas quando a gente fala de ser cheio do Espírito Santo, de desfrutar da graça, da alegria de ser cristão, o ser humano esbarra no processo naturalista, na determinação do mundo.
O processo naturalista: Segundo essa corrente teórica, a natureza determina o caráter e o comportamento do ser humano, uma vez que tudo já está pré-determinado e estabelecido. Por essa perspectiva, o ser humano é influenciado pelo meio em que vive, sendo fruto dele. Ou seja, realmente precisamos entender que é por fé que temos que nos mover e que o Espírito Santo está à nossa disposição para nos tirar do mundo.
O Espírito Santo trabalha em nós na medida da nossa vontade, na medida em que nós buscamos e permitimos que Ele mude o nosso coração.
Infelizmente, nos dias de hoje, usam o agir do Espírito Santo totalmente fora da verdade da Palavra. Jesus disse que o Espírito Santo viria para ser conselheiro, instrutor, orientador…
Ele nos mostra o caminho, quem decide pra onde vamos somos nós. “Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14:6) e em Deuteronômio 30:15 está escrito “Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte.”
Eu decido que futuro eu quero, que eternidade eu quero.
===================================
O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade. Ele é Deus que atua e habita em nossas vidas. Se você é salvo por Jesus, o Espírito Santo mora dentro de você!
Guarda isso: “Só o Espírito Santo tem poder para nos capacitar a vivermos uma vida transformada para cumprirmos o propósito de Deus”.
Jesus prometeu enviar o Espírito Santo aos Seus discípulos após Sua subida ao céu. Como lemos em João 14:16-17, Ele disse que o Espírito seria o Consolador, o Espírito da verdade, que permaneceria conosco para sempre.
Essa promessa se cumpriu no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os crentes, capacitando-os a testemunhar e viver vidas transformadas (Atos 2).
Romanos 14:17, ensina que o reino de Deus é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Para ter isso, nós precisamos ter comunhão com Deus, permitir que o Espírito Santo habite em nós e sermos cheios dEle.
Uma coisa é ser habitado pelo Espírito Santo, outra é ser cheio dele.
Uma coisa é ser tabernáculo do Espírito Santo, outra é ter atitude, maturidade de uma pessoa que tem o Espírito Santo.
Uma coisa é ter o Espírito residente, ou seja, que vem morar dentro de nós, outra coisa é ter o Espírito Santo como comandante.
Uma coisa maior é permitir ser governado pelo Espírito Santo, ou seja, quando vamos tomar uma decisão, uma escolha, quando abrirmos a nossa boca iremos lembrar que o Espírito Santo deve estar no comando.
Quando Ele está no comando, nos guia em nossas decisões e nos ajuda a entender as Escrituras (João 16:13) “Quando o Espírito Santo vier, Ele conduzirá vocês a toda verdade.”.
Sem o Espírito Santo, estaríamos perdidos em nossas próprias forças e convicções.
Coisas que o Espírito Santo faz em nossa vida.
Convence do pecado: (João 16:7,8) “Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
É através do Espírito Santo que você toma consciência de seus pecados, do castigo que você merece e da necessidade de ser salvo. Ele te convida a arrepender-se dos pecados e aponta para Jesus como o único que pode te perdoar.
Garante a salvação: (2 Coríntios 1:21,22) “Ele (DEUS) gravou em nós a sua marca — seu sinal de propriedade — e nos deu seu Espírito Santo em nosso coração como garantia de que nós lhe pertencemos e das coisas que ele vai nos dar. O Espírito Santo entra em nosso coração e nos dá certeza da salvação, através da fé. Ele te traz para Jesus e te dá o conforto de saber que seus pecados foram perdoados.
Ensina: (João 16:13) “Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.” É através do Espírito Santo que conseguimos entender as coisas espirituais e aplicar a verdade da Bíblia em nossa vida.
O Espírito Santo também opera em nós para produzirmos o fruto do Espírito, conforme descrito em (Gálatas 5:22-23). Ele nos capacita a desenvolvermos características como amor, alegria, paz, paciência e bondade. Essa transformação é um sinal real de Sua presença em nossas vidas. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
CONCLUSÃO:
Só o Espírito Santo pode nos completar. Se vivemos pelo Espírito, andemos também no Espírito. Quais dessas evidências você está precisando? O que estamos tendo dificuldade de pôr em prática?
Você tem provado da ação do Espírito Santo de Deus em sua vida?
COMUNIDADE CAMINHO DA PAZ
Maria Granado Pastora