2 de junho de 2024

Conhecendo o Espírito Santo

Conhecendo o Espírito Santo

(João 3:5) “Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.”

Vivemos em um mundo em que os seres humanos vivem em busca da satisfação pessoal, amando mais a si mesmo do que a Deus, levam a vida em torno do seu Eu, de seus desejos, de seus objetivos, de suas satisfação pessoal. ( 2Tm 3 1ª 9) “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos sombrios. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 3 sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis , inimigos do bem, 4 traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se disso também.”
Nova versão do leitor internacional “ Aqui está o que eu quero que você saiba. Haverá tempos terríveis nos últimos dias. 2 As pessoas vão amar a si mesmas. Eles vão adorar o dinheiro. Eles vão se gabar e ficar orgulhosos. Eles vão derrubar os outros. Eles não obedecerão aos seus pais. Eles não serão agradecidos. 3 Eles não amarão os outros. Eles não perdoarão os outros. Eles vão contar mentiras sobre as pessoas. Eles estarão fora de controle. Eles serão selvagens. Eles odiarão o que é bom. 4 Eles se voltarão contra seus amigos. Eles agirão sem pensar. Eles vão pensar que são melhores que os outros. Eles amarão o que lhes agrada em vez de amar a Deus. 5 Eles agirão como se estivessem servindo a Deus. Mas o que fizerem mostrará que viraram as costas ao poder de Deus. Não tenha nada a ver com essas pessoas.”

Igreja, não é isso que vemos hoje? Em que tudo gira em torno do Eu. Perdoa-me Senhor.

Como podemos nos esvaziar de nós mesmos? Como podemos discernir a vontade do Senhor em nossas vidas? Como posso reconhecer quando ajo com rebeldia, seguindo a minha própria vontade, em vez de obedecer a Deus?

Ei, veja que é simples ! É só retirar-nos do mundo onde a vontade e a satisfação pessoal governam.
Esse esvaziamento do Eu é um processo contínuo, à medida que Deus nos revela as maneiras de vida que ainda seguimos a nossa vontade, em vez de obedecer a vontade de Dele, devemos nos dispor a fazer a Sua vontade como Jesus fez “Não seja feita a minha vontade, mas a tua” . (Lc 22:42) Quando Deus nos mostra as áreas de nossas vidas em que estamos colocando nossos desejos, objetivos e planos acima da vontade do Senhor, tem algo que podemos fazer só é preciso estar dispostos, vou te contar: Renda-se ao Deus Todo Poderoso e diga-lhe com sinceridade. “Não a minha vontade, mas a Tua.”

Sobre os dons Espirituais
Os dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que juntos possamos trabalhar para servir a Deus e a Sua igreja.
(Romanos 12:4-5) “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”

Os dons espirituais vêm de Deus com um fim especial. A Bíblia diz em (1 Coríntios 12:4-6) “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” O mesmo Espirito que veio sobre Jesus é O que esta em nós.

Quais são alguns dos dons espirituais? A Bíblia diz em (1 Coríntios 12:8-11) “Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

Veja o que aconteceu uma vez que Pedro ensinava a Palavra ( Atos 10:44 a 46) Quando Pedro ainda estava falando estas coisas, o Espírito Santo caiu sobre todos aqueles que estavam ouvindo a Palavra de Deus! Os judeus que tinham ido com Pedro ficaram admirados de que a dádiva do Espírito Santo fosse destinada também aos não-judeus. Porém não podia haver dúvida sobre isto, porque eles os ouviram falar línguas e louvar a Deus.”

(1 cor 14:2) “ Entretanto, aquele que tem o dom de falar em línguas está falando a Deus, não aos outros, visto que não podem compreendê-lo. Está falando pelo poder do Espírito Santo em mistérios.”