João 6:1-11 Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galiléia, que também é chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: —Onde vamos comprar comida para toda esta gente? Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. Filipe respondeu assim: —Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata. Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: —Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente? Jesus disse: —Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. ( Havia muita grama naquele lugar. ) Estavam ali quase cinco mil homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. (NTLH)
Jesus poderia ter feito aquele milagre sem a ajuda de ninguém (Rm 4:17), mas Ele preferiu usar aquela situação para ensinar os seus discípulos, por isso Ele questionou Felipe perguntando: – Onde vamos comprar comida para toda essa gente? E a resposta de Felipe foi de que eles não tinham dinheiro suficiente para alimentar tanta gente.
Podemos ver mais alguns detalhes dessa conversa no livro de Mateus (14:14:18), onde lemos que ao entardecer, todos os discípulos procuram Jesus para pedir que Ele mandasse aquele povo embora, pois já era tarde o lugar era deserto e sem nenhum lugar onde o povo pudesse comprar comida.
Mas Jesus lhes disse: Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles. E ainda perguntou a eles: Quantos pães vocês tem? (Mc 6:34-38)
A verdade é que a maioria daquelas pessoas que estavam ali, correram para aquele lugar apenas com o intuito de receber, por isso nada levaram.
Porém André encontrou um menino que naquele dia não estava precisando receber nada e por isso ele levou, cinco pães de cevada e dois peixinhos e foi exatamente isso, o que aquele menino levou, que Jesus usou para alimentar a todos.
Essa é a questão: Será que aqui hoje todos nós também viemos apenas receber? Ou será que posso encontrar um menino ou uma menina que trouxe um punhado de pão e alguns peixe para dividir com que estiver precisando?
A Palavra de Deus diz que somos cooperadores de Deus.
1 Coríntios 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. (JFA-RC)
Também na Palavra está escrito que para todos aqueles que já receberam a Jesus como Salvador, Deus já deu um dom (um presente) que deve ser usado no meio da igreja para o bem de todos.
1 Coríntios 12:7 A cada um, contudo, é concedida a manifestação do Espírito, com a finalidade de que todos sejam beneficiados. (KJA)
Pergunto a vocês o que seria daquela multidão se naquele dia, aquele menino decidisse ficar em casa, e comer sozinho os seus cinco pães e os dois peixinhos?
1 Pedro 4:10 Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! (NTLH)
Quero lhes fazer três perguntas
1-O que seria daquelas pessoas se o menino decidisse não ir aquela reunião?
2-E se Jesus decidisse aceitar a ideia dos discípulos e mandasse todo aquele povo embora com fome, só porque eles acharam apenas cinco pães e dois peixinhos?
3-Será que aqui alguém já foi embora com fome de Deus, porque eu ou você decidimos não dividir o que recebemos?
Assim como o apóstolo André, eu posso achar que os meus cinco pães e dois peixinhos, não são suficientes para alimentar toda a multidão, então não vou fazer falta.
Romanos 15:1-2 Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos. Pelo contrário, cada um de nós deve agradar o seu irmão, para o bem dele, a fim de que ele cresça na fé. (NTLH)
Não podemos ser egoísta, ao ponto de pensar que: Como hoje eu não estou precisando de nada, eu não preciso ir estar na igreja.
Com essa atitude talvez alguém pode voltar para sua casa por um deserto, e com fome, porque eu decidi não ir.
Filipenses 2:4-5 Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: (NTLH)
Mateus 5:15-16 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. (NTLH)
Na última ceia que Jesus comeu com seus discípulos, nenhum deles estava preocupado em cuidar do outro, pelo contrário estavam preocupados com os lugares onde iam se sentar, e por isso Jesus foi obrigado a fazer o que eles deveriam ter feito um pelos outros.
João 13:12-15 Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: —Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. (NTLH)
Somos parte um mesmo corpo, dependentes uns dos outros. Eu preciso de você e você precisa de mim.
1 Coríntios 12:25-27 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. (NVI)
Hoje eu estou aqui porque preciso receber uma parte do pão que meu irmão trouxe para repartir comigo, mas no outro domingo eu voltarei trazendo o meu pão para repartir com quem estiver precisando.
Atos dos Apóstolos 20:35 Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe. ” (NTLH)