Texto base: (Josué 3:1-16)
Introdução:
Tudo o que está na palavra de Deus tem um motivo. Deus não colocou nada aqui para preencher a página ou tornar o livro grosso, mas existe uma razão e é o que vamos ver agora.
Outra vez os filhos de Israel estavam vivendo uma situação semelhante à que passaram a 40 anos quando estavam buscando entrar na terra prometida, conquistar a sua herança. Estavam em busca da promessa que Deus os fizera.
Aquela geração não correspondeu a Deus, quando eles estavam prestes a viver um romper, eles preferiram ouvir o relato de 10 homens, e rejeitam totalmente o que Deus havia falado. (Números 13-14)
E agora Moisés está morto e Josué recebe este desafio de Deus para levar o povo para o outro lado do Jordão. Deus disse a ele: “Você é quem vai fazer com que esse povo passe o Jordão e entre na terra prometida.”
Será que nesta manhã teria alguma coisa que poderíamos ver nessa passagem que possa mudar e impactar as nossas vidas?
Deixa eu te dizer algo, Jordão significa: Aquele que desce ou aquele que leva para baixo, que te puxa para baixo.
E é isso que o Jordão quer fazer em nossas vidas, com os nossos sonhos, com os nossos projetos, com o nosso chamado, e com o nosso ministério.
É isso que o Jordão quer fazer, nos levar para baixo, levar-nos para longe daquilo que Deus colocou diante de nós. Apesar de termos uma palavra, apesar de termos uma resposta, apesar de Deus ter dito: “Eu estarei com você, eu vou fazer você entrar, eu vou entregar os seu inimigos na tua mão”
Mas, é importante lembrar que na nossa caminhada todos nós, sem exceção, em algum lugar da vida, vamos nos encontrar com um Jordão, ou seja, nós vamos nos deparar com alguma coisa que vai querer nos puxar para baixo, que vai querer nos fazer recuar, e vai tentar nos impedir de entrar naquilo que é a promessa de Deus para nossas vidas.
Nesta manhã eu tenho um recado de Deus para sua vida.
Você vai passar o Jordão.
Você vai entrar naquilo que Deus tem para sua vida. Acabamos de passar pelo meio do ano, estamos entrando no mês de Julho. Já se foram 6 meses e durante esses 6 meses recebemos palavras de ânimo de força e vigor. E agora vamos começar os últimos 6 meses deste ano, animados, fortalecidos, encorajados e avivados pela palavra de Deus que temos recebido aqui no altar. Nesses 6 meses que acabamos de começar, mesmo que o Jordão venha nos tentar puxar para baixo ou nos afastar de Deus e da sua vontade para nós, vamos passar por ele, vamos entrar por ele e vamos chegar naquilo que Deus tem preparado para nós, e vamos viver tudo aquilo que Deus tem para nós, para nosso casamento, para nossos filhos e filhas, para nossa empresa, para nosso ministério.
Posso ouvir um amém e um Glória a Deus?
Agora ouça-me: Existem alguns aspectos que podem nos impedir de atravessar o Jordão.
1º Nós não poderemos atravessar o Jordão no barco dos nossos sentimentos. Por que?
Porque ao longo de nossas vidas vivemos situações que afetaram as nossas emoções, que nos chateiam, que nos perturbam, que nos entristecem, as vezes nos fazem chorar, e que geram em nós o sentimentos de desistir.
Precisamos abandonar os nossos sentimentos.
Quero profetizar sobre a tua vida e te dizer o que Deus tem para você, é incomparável maior do que aquilo que você pode estar sentindo.
O que você pode estar sentindo é fruto de uma decepção, de uma traição, dor, angústia, mágoa, seja qual for que você está sentindo, nada será empecilho para você entrar e atravessar, mesmo que ainda estejam falando mal de você, mesmo que estejam de difamando, mesmo que estejam falando mal do teu chamado da tua unção, você não é da geração que é detida pelo jordão, mas da geração que passa para o outro lado, e conquista aquilo que Deus preparou para sua vida.
Põe a mão no teu coração e declara que eu não faço parte da geração que fica diante ao Jordão. Mas eu faço parte da geração que vai entrar, que vai atravessar, que vai romper, que chega do outro lado e conquista tudo o que Deus já tem preparado. Eu sou da geração que passa com os pés enxutos em meio ao Jordão pois eu creio na palavra Daquele que é incomparável, inigualável, poderoso, invencível, Santo, Senhor de todas as coisas. Em (Josué 3:17) diz.17 Porém os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.
O Jordão não nos assusta, o Jordão não tem força contra aqueles que estão firmados na rocha viva que é Jesus. O jordão não marcará as nossas vidas e do outro lado seremos testemunhas do poder de Deus para aqueles que estiverem enfrentando lutas e dificuldades. Não será visto em nossas vidas sinais de lutas e desespero, e nem de lamentação, e sim haverá sinais daquele preferiu acreditar, no que Deus falou, e por isso você chegou. Então você poderá dizer Ele fez por mim, Ele fará novamente pra você. Diga aí para dois ou três Ele Fez Ele faz novamente.
Diga eu vou passar eu vou chegar do outro lado.
Outra coisa eu e você não vamos atravessar o jordão, baseado no testemunho de outra pessoa. Os testemunhos das pessoas são lindos e maravilhosos e foi Deus quem realizou. Mas aqui diante deste Jordão que se apresenta para você, o meu testemunho não poderá te ajudar. Ele só poderá servir como referência para você crer.
Mas veja é um testemunho do que aconteceu a algum tempo atrás, hoje Deus tem coisas novas para tua vida. Pois Deus é Deus de coisas novas. Apocalipse 21:5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
Isso quer dizer que nesses dias coisas novas vão surgir diante de você, e te digo mais não tenha medo você será desafiado para coisas novas. Assim como aconteceu com Josué. De ajudante de Moisés ele foi promovido a líder do povo.
(Josué 2:1-9)
1 Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, Deus disse ao ajudante de Moisés, chamado Josué, filho de Num:
2— O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. 3 Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem. 4 Os limites dessa terra serão os seguintes: ao sul, o deserto; e, ao norte, os montes Líbanos; a leste, o grande rio Eufrates e toda a terra dos heteus; e, a oeste, o mar Mediterrâneo. 5 Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles. 7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. 9 Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”
Deixa eu te dizer algo pra você, aquilo que está por vir é bem maior do que o que você viveu até agora.
(1ªcorintios 2:9) 9 Porém, como dizem as Escrituras Sagradas:
“O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou
que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.
Quem sabe você está abraçado ao teu passado, mas o Senhor tem coisas grandes pra você que começa agora.Tem coisa grande de Deus chegando em sua vida.
Você pode estar pensando como poderei viver coisas grandes se ninguém me vê.
Davi não era visto nem mesmo pela sua família. (1ª Samuel 16) quando Deus rejeitou Saul como rei, e mandou o Profeta a casa de Jessé, todos os irmãos de Davi estavam presentes, e Davi estava pastoreando as ovelhas. Enquanto o esquecido não chegou, o jantar não foi servido. Você pode estar esquecido até hoje, mas, o Senhor hoje te chama e te unge para viver grandes coisas.Você pode não estar na lista de promoção do teu patrão mas você está na lista de Deus, assim como Davi não estava na lista de seu pai.
Quem aqui pode declarar eu estou na lista de Deus.
Diga assim eu enfrento lutas, eu enfrento ventos, eu enfrento tempestades, e adversidades, mas eu vou vencer porque estou na lista de Deus.
Declare eu vou vencer pois não tenho só lutas e dificuldades, eu também tenho a palavra que me garante, que em todas as coisas sou mais que vencedor por meio de Jesus que me ama.( Romanos 8:37)
Declare para dois ou três, O Senhor nos fará mais que vencedores.
Conclusão
Na década de 80 passava na tv os thundercats, o líder do grupo tinha uma frase que ele usava quando precisava usar a espada.
E levantando a espada Na altura dos olhos ele dizia:
Espada justiceira, dê-me a visão além do alcance!
Que você possa nessa hora pegar a sua espada, isso a sua bíblia se você não sabe ela é conhecida como a espada de dois gumes corta dos dois lados, (Hebreus 4:12). Você que trouxe a sua bíblia levanta ela e diga Senhor dai a visão para chegar do outro lado do jordão e conquistar tudo aquilo que o Senhor tem para mim até o fim do ano.