21 de julho de 2024

Linha de chegada

Linha de chegada

“Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora.” FILIPENSES 3: 12,16

INTRODUÇÃO

Faltam 5 dias para começar as Olimpíadas que esse ano vai ser em Paris, eu gosto de ver as competições e claro minha torcida é para o Brasil.
Foi aí que fiquei pensando que os atletas independente de saberem que há melhores do que eles, a intenção sempre é vencer.
Imagine a adrenalina a vontade o sonho de alcançar o pódio na posição do meio entre o segundo e o terceiro lugar, todos se empenharam para serem os primeiros, ninguém entra em uma batalha pensando em perder mas sim sair vencedor.

Eu penso que aproveitar o antes, é tão ou mais importante do que cruzar a linha de chegada.

Sou fã de esportes e sempre quando assisto a uma competição fico imaginando o que passa nas cabeça dos atletas entre a largada de uma corrida (serve também para o apito inicial antes de uma partida de futebol, o primeiro saque no voleibol, a luz vermelha na fórmula 1 etc.) até o término da prova. Chegar ao final é importante. A vitória certamente é prazerosa. Mas será que é só isso que importa?

O momento da conquista deve ser comemorado, mas ele é pontual. É preciso aproveitar cada etapa do processo até chegar ao objetivo final. Isso faz parte do planejamento.
Neste sentido, o planejamento é fundamental para que o caminho a ser percorrido tenha uma direção bem definida, de acordo com o propósito e a personalidade de cada um.

Li algo que Bernardinho disse: “O desejo de preparar-se para a vitória deve ser maior que a vontade de vencer”. Encare sua carreira como uma jornada de aprendizados. O conhecimento que adquirimos no caminho, ninguém pode tirar de nós. O sucesso é consequência. Entenda que você chegará lá melhor do que estava no ponto de partida.

É isso que quero repartir com vocês hoje!

Queridos nós estamos nessa fase de preparo a busca da vitória que já foi conquistada por Cristo na cruz, o que devemos fazer é “Avançar para o que está adiante de nós” (Filipenses 3: 13) “É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.”

Em toda maratona, apenas três corredores recebem o prêmio: o primeiro, o segundo e o terceiro lugar, certo?
Mas, você já viu que o último colocado é tão aplaudido quanto o primeiro, após cruzar a linha de chegada. Por que isso acontece? R: Porque ele não desistiu. Ele venceu assim como o primeiro.

Saiba de uma coisa importante: quando não há prêmio é preciso mais força de vontade para continuar avançando do que quando se está atrás da recompensa. Deus honra aqueles que continuam em obediência a Ele sem ver os resultados, porque demonstram que seu coração é reto e puro perante ELE.

José do Egito, como ficou conhecido filho de Jacó, bisneto de Abraão, (Gn 37:39). José estava indo em direção de seu sonho sem saber que iria se tornar governador do Egito. Mas até chegar lá, enfrentou muitas barreiras que poderiam tê-lo feito desistir, foi vendido como escravo, foi preso injustamente e foi esquecido. E em nenhum momento, ele deixou de ser fiel a Deus ou reclamou de sua situação.

Queridos avançar não significa que sempre veremos progresso, e sim que recusamos desistir independente do que vivenciamos. Um retrocesso nas situações não é sinal do fim da linha, como ocorreu com José, saiba que os períodos de provações cooperam para o plano que o Senhor tem para nossas vidas. O que não podemos permitir é que nossa fé retroceda, fique estagnada pelas circunstâncias, porque só alcança a promessa aquele que perseverar até o fim.

Zacarias 9:12 diz que os “presos de esperança” recebem restituição em dobro. Deus não nos deixa sem reposição pelo que sofremos.

Tudo o que precisamos fazer é permanecer firmes em nossa esperança de um futuro triunfante. Você pode escolher entre ser um prisioneiro de pecados, de mágoa, de vícios, de rancor, do seu eu, de vingança, de sentimentos mesquinhos e atitudes carnais ou SER UM PRISIONEIRO DE ESPERANÇA EM CRISTO. O que você prefere?

Ouça isso, a esperança dos que esperam no Senhor não se limita a esse tempo que temos aqui na terra ou a esse mundo (1 Coríntios 15.19) fala que se nossa esperança não está em Cristo e se limita apenas a esta tempo aqui nesta terra, seremos pessoas infelizes. “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.”

Nossa linha de chegada não é a morte da carne, nossa linha de chegada vai além do cumprimento de nossa missão de vida e da realização de nossos sonhos aqui neste mundo. O fim da caminhada Cristã é, na verdade, a vida eterna!

CONCLUSÃO

Por isso o Ap. Paulo pôde confirmar “prossigo para conquistar aquilo para o qual também fui conquistado por Cristo Jesus.” (Fl 3: 12b) Ele sabia que nem tudo seria perfeito enquanto habitasse em um mundo decaído, mas continuaria avançando rumo à plenitude da glória eterna em Cristo. (Fl 3:14) “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.”