8 de setembro de 2024

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

Posso todas as coisas naquele que me fortalece

INTRODUÇÃO:

Israel aqui estava vivendo um momento difícil, Josué havia morrido e o povo agora volta a servidão, estavam rodeados de medo e pavor, outra vez estavam dominados pelo Exército do inimigo, os midianitas e já fazia 7 anos nesta situação.
Quando os midianitas viam que estava pronto para colheita, eles entravam na cidade, levavam tudo e destruíam o resto.

Juízes 6:1-6: “Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. Com essa situação Israel empobreceu.
Gideão agiu de uma forma diferente do restante do povo, o trigo era malhado na eira um terreno de terra batida onde eles batiam o trigo para tirar os grãos. Diante da situação vivida por Israel Gideão, tomou uma atitude e passou a malhar o trigo escondido no tanque para pisar uvas. Os midianitas jamais podiam imaginar que no tanque de pisar uvas havia trigo. E com essa atitude Gideão ainda prevalecia.
Um dia quando Gideão estava no lagar malhando o seu trigo, achando que estava escondido, ele estava sendo vigiado por um anjo.
Israel estava totalmente dominado pelos midianitas. Mas, antes mesmo da invasão, Deus já tinha um plano de reversão preparado.
Para cumpri-lo e, assim, resgatar a honra de Israel, Ele chamou Gideão, que não se enxergava capaz de assumir aquele desafio. Mas o Senhor o transforma em um grande líder de guerra.
Precisamos ter consciência de que Deus não nos trata de acordo com nossas limitações, mas segundo nosso potencial. A vitória já estava determinada antes mesmo daquela convocação! Não sei quanto tempo você está vivendo esta luta achando que está esquecido vivendo escondido achando que ninguém está vendo, deixa eu te dizer o Senhor está te vendo.

(Juízes 6:12-14)
12 O Anjo do Senhor apareceu a Gideão e disse: “Homem valente, o Senhor está com você!”
13 Gideão respondeu: “Ah, meu Senhor, se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso com o meu povo? E onde foram parar todos os milagres que os nossos pais contaram — como os que aconteceram quando o Senhor libertou Israel do Egito? Porém, agora o Senhor deixou o meu povo desamparado e entregue ao domínio destruidor dos midianitas!”
14 Então disse o Senhor: “Com essa força que você tem, avante! Liberte Israel do poder dos midianitas! Sou eu quem o está enviando para esta missão”.

Gideão diante da palavra do Anjo disse: como poderei livrar a Israel eu sendo tão insignificante, sou o menor em tudo, meu trigal é o menor e eu sou o mais pobre de Manassés, sou o menor na casa de meu pai.

O senhor respondeu dizendo: Tu alcançarás êxito, pois eu sou contigo.

Assim como você, Gideão não entendeu nada, mas o Senhor te diz nesta hora: Eu sou contigo.
Deus nos tem enviado para vencermos, principalmente em tempo de crises e incertezas. precisamos abandonar a baixa autoestima e assumir a condição de valentes dEle!

Deixa-me trazer uma revelação para teu coração, o trigo na bíblia simboliza a palavra.
O ato de Gideão malhar o trigo no lagar era profético, pois o trigo simboliza a palavra de Deus. Israel era povo de Deus, mas todas as vezes que desobedecia a Deus eles tornavam escravos de outros povos.
Os midianitas vinham e levavam tudo, mas Gideão preservava um pouco do trigo no lagar.

O trigo no lagar!

Malhar o trigo, trilhar o trigo, na eira naquela época era ter um trigo misturado com barro pois a eira era de terra batida. e era esse trigo que o inimigo levava. e o povo estava sendo escravizado por esse trigo, o inimigo vem e tira essa palavra essa provisão e o povo estava perecendo por causa dessa palavra que estava sendo tirada.

Para melhor você entender veja o Mateus 13:18-19 diz:

18“Agora, esta é a explicação da parábola do lavrador plantando a semente: 19 O caminho onde algumas sementes caíram representa o coração de uma pessoa que ouve a boa-nova do Reino e não entende; então o Maligno vem e arranca as sementes do coração dela.

Deus viu um homem que não era o mais rico, nem o maior, mas havia descoberto um segredo muito valioso: como preservar o trigo, como escondê-lo do inimigo.
Deus se agradou da atitude de Gideão, que guardou o trigo, escondendo-o no lagar.

Enquanto a eira era construída na terra batida, o lagar era construído sobre a rocha não tinha contato com a terra. O vinho não poderia ser contaminado. É isso que o Senhor para nós uma palavra revela na rocha que é Cristo. Não é uma palavra apoiada pela escatologia ou teologia somente, mas uma palavra revelada pelo Espírito Santo. Essa palavra o inimigo não rouba, ela está não somente no seu coração, mas está escondida na sua alma, essa palavra não te escraviza, pelo contrário, Ela te liberta.
É uma palavra de poder que faz do fraco forte, é uma palavra que te alimenta e supri todas as suas necessidades, é uma palavra que te dá ânimo, força e vigor. Uma palavra que te traz visão do alto.

E essa palavra te diz: Vai! PORQUE SOU CONTIGO.

Lembre-se de que essa guerra não é sua, mas do Senhor!
Por isso, precisamos:

1- Desejar e buscar ter o sentimento de Cristo!

Filipenses 2:5: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”

Gideão vivia encarcerado nos seus medos, inseguranças e em sua baixa-autoestima. Mas o Senhor o libertou daquele cárcere emocional para que ele pudesse finalmente alçar voos altos!
Não permita mais que as situações ou pessoas te definem! Se Deus te colocou em determinado local é exatamente ali que você frutificará!

Juízes 6:12-14: “Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?”

A única maneira de transformarmos o desespero em esperança e nossas fraquezas e fortalezas é por meio da fé!

2- Estar prontos para a batalha como os 300 valentes!

Juízes 7.:1-7: Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou. Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.

Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali os provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.

Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.”

As aflições selecionam os verdadeiros valentes. Só permanece e prevalece os que estiverem dispostos e determinados!

Precisamos ter consciência de que os tímidos, os fracos e os medrosos ficam fora da luta, ou seja, nunca saberão o que é de fato vencer! Mas você não é um deles!

Você é aquele que pelo preparo e pela perseverança alcança a promessa! Você é um dos 300!

3- A Mesma autoridade e envio, Deus está te dando agora.,
Deus está nos dizendo não te disse eu vá! É hora de superar todos os obstáculos e ainda trazer um grande despojo!

Juízes 7.16 a 20: “Então, repartiu os trezentos homens em três companhias e deu-lhes, a cada um nas suas mãos, trombetas e cântaros vazios, com tochas neles. E disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do arraial, como fizer eu, assim fareis. Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e por Gideão!

Chegou, pois, Gideão e os cem homens que com ele iam às imediações do arraial, ao princípio da vigília média, havendo-se pouco tempo antes trocado as guardas; e tocaram as trombetas e quebraram os cântaros que traziam nas mãos. Assim, tocaram as três companhias as trombetas e despedaçaram os cântaros; e seguravam na mão esquerda as tochas e na mão direita, as trombetas que tocavam; e exclamaram: Espada pelo Senhor e por Gideão!”

Juízes 7.12: “Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar.”

Os dois grandes inimigos de Israel – midianitas e amalequitas – aliaram-se para destruí-lo! Mas quem define os resultados? É o Senhor! Ele tinha para os 300 uma vitória sobrenatural e uma grande restituição de tudo o que fora roubado!

Nenhuma situação para aquele que está no plano de Deus é o fim da linha!

Levíticos 26.8: “Cinco de vós perseguirão a cem, e cem dentre vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.”

Deus não te chamou para ser refém ou vítima de circunstâncias, mas para ser um valente e viver o período de maiores conquistas da tua vida.