Skip to content

NÃO JULGUEIS

nov 16 2021

Não julgueis!

 

Mateus 7:1-2 –Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus.  Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros.  (NTLH)

 

Nesta parte do sermão da montanha, o nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou uma ordem muito clara, e eu acredito que não haja nenhuma dificuldade para qualquer pessoa compreender o que Ele disse, de forma muito direta: “Não julguem”.

Porém com muita frequência temos sido desobedientes a esta ordem, e tentamos justificar esse erro dizendo: – Não estou julgando ninguém, estou apenas fazendo um comentário.

Porém existe uma linha muito tênue e perigosa, entre um comentário e um julgamento, e ao ultrapassar esta linha, incorremos em um erro igual, pois para Deus não existe “pecadinho” ou “pecadão”, desobediência de qualquer tipo ou tamanho é pecado.

Romanos 2:1 – Meu amigo, não importa quem você seja, você não tem desculpa quando julga os outros. Pois, quando você os julga, mas faz as mesmas coisas que eles fazem, você está condenando a você mesmo.  (NTLH)

 

Quando Paulo neste texto de Romanos 2:1 diz “as mesmas coisas” ele não está se referindo as mesmas atitudes, mas sim que, o que a outra pessoa fez e o que você está fazendo, é a mesma coisa para Deus, isto é, pecando, ou em outras palavras, desobedecendo uma ordem. A pessoa mente e você julga, ou seja, os dois pecaram.

Lucas 6:37 –Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês.  (NTLH)

 

Então quando eu sei que meu irmão está em pecado não devo fazer nada?

De forma alguma, a Bíblia nos orienta muito bem o que devemos fazer nesta situação.

Mateus 18:15 – —Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.  (NTLH)

Gálatas 6:1 – Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também.  (NTLH)

2 Timóteo 2:25 – corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,  (JFA-RA)

 

Observe que em lugar nenhum da Bíblia, Deus lhe dá o direito de julgar e muito menos de falar mal do seu irmão para outras pessoas, pois isso é fofoca.

Romanos 14:4 – Quem é você para julgar o escravo de alguém? Se ele vai vencer ou fracassar, isso é da conta do dono dele. E ele vai vencer porque o Senhor pode fazê-lo vencer.  (NTLH)

Romanos 14:13 – Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado.  (NTLH)

 

Deus é o único Juiz, somente Ele pode nos julgar, quando julgamos alguém, estamos tentando nos colocar no Lugar de Deus, e foi exatamente isso que o diabo fez, tentou sentar-se no trono que pertence somente a Deus. Não faça igual ao diabo meu irmão e irmã, obedeça ao que a Bíblia te diz.

Tiago 4:11-12 – Meus irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala mal do seu irmão em Cristo ou o julga está falando mal da lei e julgando-a. Pois, se você julga a lei, então já não é uma pessoa que obedece à lei, mas é alguém que a julga.  Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?  (NTLH)

1 Coríntios 4:5 –Portanto, não julguem ninguém antes da hora; esperem o julgamento final, quando o Senhor vier. Ele trará para a luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas. Então cada um receberá de Deus os elogios que merece.”  (NTLH)

 

Em amor: Pr. Wanderlei Pacheco