Skip to content

“Imagem e semelhança” – Gabriel Pacheco

abr 05 2018

culto_050418_gabriel

Culto ministrado pelo convidado Gabriel Pacheco, em 5 de abril de 2018.

Imagem e semelhança.

Romanos 10:11-15

Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.”

Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.”

Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”

Temos que pregar essa mensagem

Missão dada por Cristo, para cumprirmos sua palavra:
(Mateus 28:16-20)

Jesus aparece aos onze discípulos:

(Marcos 16:14-18; Lucas 24:36-49; João 20:19-23; Atos 1:6-8)

Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram, mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse:

— Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Um pouco antes dessa conversa com os discípulos, Jesus já havia adiantado nossa nova missão.
(Mateus 24:14)

E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.
Mas merecemos essa graça?
(2 Reis 7:3-20)

Não precisamos nos apegar a palavra falada, para que exerçamos o evangelismo! Seu modo de ser é evangelismo:
(João 13:34-35)

Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

Ilustrações de como ser EXEMPLO.

Quando uma mulher tem um cabelo muito bonito, com volume, brilho, movimento, etc (aprendi esses termos nos comerciais de shampoo)… as amigas já vão logo perguntando “o que você fez no cabelo?” “Que produto usou?”, “Me ajuda com meu cabelo, que está um desastre?”

Com a nossa vida é a mesma coisa… quando vemos uma pessoa bem-sucedida, corremos buscar informações sobre o que ele(a) fizeram para alcançar isso. Hoje existem empresas que estudam casos de grandes empresários e vendem essa fórmula do sucesso. E até profissão de Coach, onde alguém que tem um sucesso aparente, é pago para contar seus segredos.

O cristão, assim como lemos em João 13:34-35, deve ser reconhecido em meio ao mundo. E pela sua imagem, deve ser exemplo de sucesso.

Somos imagem e semelhança de Deus

Fomos gerados imagem e semelhança de Deus (Gênesis)… mas o pecado nos afastou… Deus enviou Cristo para nos livrar da escravidão do pecado… mas o pecado, que pertence a essa terra, continua nos impedindo de termos essa imagem de Deus…

Precisamos vencer o pecado, para sermos vistos como Filhos de Deus, Sal e Luz da terra.

Fantástica Fábrica de Chocolate

No filme, as pessoas buscavam o valioso bilhete dourado. Uma passagem para um lugar desejado por todos. Mas esses bilhetes eram limitados e as pessoas, muitas vezes, investiam tudo para tê-los. Hoje temos algo muita mais valioso do que um bilhete dourado. Temos o poder de levar SALVAÇÃO PARA TODOS e isso é ilimitado.

Conclusão

Exemplo de Paulo sobre pregar a palavra de Deus
(Atos 20:17-24)

A mensagem de Paulo:
Em Mileto Paulo mandou chamar os presbíteros da igreja de Éfeso para se encontrarem com ele. Quando eles chegaram, Paulo disse:
— Vocês sabem como foi que passei todo o tempo que estivemos juntos, desde o primeiro dia em que cheguei à província da Ásia. Fiz o meu trabalho como servo do Senhor, com toda a humildade e com lágrimas. E isso apesar dos tempos difíceis que tive, por causa dos judeus que se juntavam contra mim. Vocês também sabem que fiz tudo para ajudar vocês, anunciando o evangelho e ensinando publicamente e nas casas. Eu disse com firmeza aos judeus e aos não judeus que eles deviam se arrepender dos seus pecados, voltar para Deus e crer no nosso Senhor Jesus. Agora eu vou para Jerusalém, obedecendo ao Espírito Santo, sem saber o que vai me acontecer lá. Sei somente que em todas as cidades o Espírito Santo tem me avisado que prisões e sofrimentos estão me esperando. Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.