Skip to content

“Você quer ser curado?” – Pastor Wanderlei

abr 29 2018

pr_wanderlei_290418

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 29 de abril de 2018.

Você quer ser curado?

(João 5:1-9) Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi até Jerusalém. Ali existe um tanque que tem cinco entradas e que fica perto do Portão das Ovelhas. Em hebraico esse tanque se chama “Betezata”. Perto das entradas estavam deitados muitos doentes: cegos, aleijados e paralíticos. Esperavam o movimento da água, porque de vez em quando um anjo do Senhor descia e agitava a água. O primeiro doente que entrava no tanque depois disso sarava de qualquer doença. Entre eles havia um homem que era doente fazia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que fazia todo esse tempo que ele era doente, perguntou: —Você quer ficar curado? Ele respondeu: —Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. Então Jesus disse: —Levante-se, pegue a sua cama e ande! No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a cama e começou a andar. Isso aconteceu no sábado. (NTLH)

O tanque de Betesda era um tanque que ficava muito próximo a uma das portas de acesso ao templo, a porta das ovelhas. Muito provavelmente este tanque foi criado para que as pessoas que traziam suas ovelhas e cordeiros para serem sacrificados pudessem se lavar antes de entrar no templo.

Porem naquele tanque havia algo peculiar acontecendo, pois de vez em quando Deus mandava um anjo agitar as águas e o primeiro a entrar nas águas era curado de qualquer mal.

Embora existissem cinco entradas de acesso ao tanque de Betesda, isso não significava que a benção era para todos, pois apenas uma pessoa era curada naquele dia.

E vejam a ironia pois o nome Betesda significa: “Misericórdia de Deus”, mas infelizmente até aquele dia naquele lugar a misericórdia não era para todos.

Fico imaginando quanta tristeza havia naquele lugar, depois que o anjo agitava as águas e somente uma pessoa conseguia o seu milagre. Acredito que todos os demais ficavam frustrados e muito tristes imaginando se algum dia alcançariam as águas em primeiro lugar.

Mas naquele dia, Deus mudou aquela história para sempre, pois Ele não mandou um anjo para Betesda, Ele mandou o Seu próprio Filho Jesus Cristo para curar não somente o primeiro e também não somente os que estavam ali esperando a beira do tanque, mas curar todos aqueles que quiserem ser curados.

(Isaías 25:7-8) E ali ele acabará com a nuvem de tristeza e de choro que cobre todas as nações. O SENHOR Deus acabará para sempre com a morte. Ele enxugará as lágrimas dos olhos de todos e fará desaparecer do mundo inteiro a vergonha que o seu povo está passando. O SENHOR falou. (NTLH)
(Efésios 2:4-5) Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. (NTLH)
(Efésios 2:7) Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus. (NTLH)
(2 Timóteo 1:9-10) Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. (NTLH)

Deus viu a nossa condição de: pecadores, doentes, e frustrados, e por isso Ele mesmo decidiu se aproximar de nós, Ele veio ao nosso encontro.
(Romanos 5:8-10) Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus. Nós éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos salvos pela vida de Cristo. (NTLH)
(1 João 4:19) Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. (NTLH)

Diferente do que o mundo diz que Jesus veio para julgar e para condenar o mundo, na Palavra de Deus está escrito que Jesus veio para nos salvar.
(João 3:17) Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. (NTLH)
(Mateus 18:11) Porque o Filho do Homem veio salvar o que se tinha perdido.

O que está escrito na Bíblia é que Jesus veio para destruir as obras de satanás. (1 João 3:9)

Por isso Naquele dia Jesus perguntou ao paralitico se ele queria ser curado, mas como ele não sabia com quem ele estava falando, ele não respondeu diretamente o que lhe fora perguntado, então ele disse: Eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe.

Mas não foi isso o que Jesus havia lhe perguntado. Jesus não lhe perguntou “como” e nem “quando”, mas sim se ele queria ser curado.

E a pergunta que Ele faz hoje também é: Você quer ser curado?

Talvez você tenha vindo até aqui como aquele paralitico que foi até o tanque de Betesda a espera de um milagre, uma mudança de vida, e depois desta pregação talvez você até já saiba quem é Jesus, o que Ele fez por nós e o poder que Ele tem.

Porém ainda pode existir uma dúvida na sua mente: – Será que hoje é o meu dia?

Por isso eu quero te lembrar que Deus mudou aquela história, Ele não mandou um anjo para cuidar de você, Ele mandou o Seu próprio Filho, Jesus Cristo, para te curar de todo mal.

Sim eu e você precisamos ser curados da paralisia que desde nascença nos impede de caminhar com Deus, da cegueira nos impede de ver a luz de Cristo, da surdez que não nos deixa ouvir a doce voz de Deus nos chamando e da mudez que nos impede de dizer: eu entrego a minha vida hoje para Jesus Cristo.

Jesus continua te perguntando: Você quer ser curado?

Os religiosos não viram o milagre diante dos seus olhos, viram somente um homem passar carregando a sua cama e quebrando as regras do sábado. Não seja hoje como eles, Deus está aqui diante dos seus olhos fazendo milagres.
(Efésios 1:18) Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo.

Em breve disponibilizaremos o áudio da pregação

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.