Skip to content

“A Bondade de Deus é a nossa Bondade” – Pastor Wanderlei

mar 03 2019

030319

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 03 de março de 2019.

A Bondade de Deus é a nossa Bondade

Lucas 10:29-36 – Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: —Mas quem é o meu próximo? Jesus respondeu assim: —Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: —Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: —Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? (NTLH)

Certamente eu e você temos provado todos os dias da Bondade de Deus, Ele tem sido bom em todo tempo, somos testemunhas da Sua Bondade.

(Salmos 120:1)Na minha angústia clamo ao Senhor, e ele me ouve. (JFA-RA)

(Salmos 121:8)O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (JFA-RA)

(Romanos 5:8)Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. (JFA-RA)

(Salmos 103:3)É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, quem sara todas as tuas enfermidades, (JFA-RA)

(Salmos 103:10)Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui segundo as nossas iniquidades.

(2 Timóteo 2:13)se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. (JFA-RA)

Se temos sido tratados por Deus com tanta Bondade, porque então não temos usado da mesma bondade para com aqueles que estão a nossa volta?

É importante deixar claro que atos de bondade não levam ninguém para o céu, mas somente a minha união com Cristo me garante a vida eterna, todavia Deus espera que aquele que é tratado com bondade, também trate com bondade os que estão a sua volta.

(Lucas 6:45)A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. (NTLH)

Se um galão for cheio com água de boa qualidade, então esperamos que da torneira do bebedouro onde este galão foi colocado, sai somente água de boa qualidade, porém não é isso que tem acontecido na minha vida e na sua.

Tenho observado que nós crentes, servos de Cristo, estamos perdendo a Bondade natural que deveríamos ter dentro de nós, e o pior é que não estamos nos importado com essa perda. Isso porque o que temos ouvido deste mundo é que ser “bonzinho” é ser otário, e que as pessoas vão se aproveitar da nossa bondade. Ou então achamos que para que uma pessoa má possa aprender uma lição, precisamos ensinar com a mesma moeda.

Mas a Palavra de Deus nos diz que não podemos ser moldados pelo mundo, e sim que precisamos ser transformados para poder ficar iguais a Cristo.

(Romanos 12:2)Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (NTLH)

(Romanos 8:9)Vocês, porém, não vivam como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele.; (NTLH)

Veja o exemplo de Deus, quando ainda éramos maus Ele nos ensinou o caminho bom, demonstrando bondade.

(Romanos 2:4)Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade, e tolerância e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus te conduz ao arrependimento? (JFA-RA)

Por isso nestes últimos dias o Espirito Santo tem me mostrado que a falta de Bondade é pecado.

(Tiago 4:17)Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (JFA-RA)

Sim, somente quando admitimos que estamos pecando, o Espirito Santo poderá começar a mudar as nossas atitudes.

E nós nem precisamos pedir para Deus colocar Bondade em nós, por que isso já foi dado a todo o nascido de Deus quando recebeu o Espirito Santo.

A palavra de Deus diz na carta aos Gálatas capitulo 5 que todo aquele que anda pelo Espirito Santo, tem o fruto do Espirito, e no verso 22 diz que o fruto do Espirito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Note que o verbo está no singular, e não no plural como muitos costumam ler: está escrito “o fruto do Espirito é” pois se estivesse escrito “são” daria a entender que seriam vários tipos de frutos, mas como já sabemos, uma arvore produz apenas um só tipo de fruto.

Uma arvore pode até produzir grande quantidade de frutos, mas todos do mesmo tipo, ou seja, um cajueiro só produz um só tipo de fruto, o caju.

O fruto pode ter várias características, mas continua sendo um único fruto.

Assim sendo você não pode dizer que tem uma característica do fruto do Espirito, mas ainda não conseguiu ter outra, ou seja, ou você tem todas as características do fruto do Espirito ou não tem o fruto do Espirito.

Portanto sabendo que já temos a Bondade dentro de nós, porque ela faz parte do fruto do Espirito, então é apenas uma questão de querer usar ou não o que já temos.

Quem age com bondade é de Deus, e por isso o mundo espera do crente uma atitude diferente das atitudes encontradas no mundo.

(3 João 1:11)Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus. (JFA-RA)

(Mateus 25:34-40)Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar. —Então os bons perguntarão: “Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo? ” —Aí o Rei responderá: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram. ” (NTLH)

(1 João 3:17-18)Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. (JFA-RA)

(Lucas 6:33-35)E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. (JFA-RA)

(Mateus 5:45)Deus manda a chuva para maus e bons.

(Gálatas 6:10)Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé. (NTLH)

Com base no que Jesus já havia ordenado a todos nós nos livros de Mateus 5:38-42 e Lucas 6:27-31 o apóstolo Paulo orientou os irmãos em Roma dizendo:

(Romanos 12:17-21)Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor. ;Mas façam como dizem as Escrituras: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha. Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem. (NTLH)

Versículos complementares:

(Hebreus 6:10)Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé. (NTLH)

(1 Tessalonicenses 5:15)Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé. (NTLH)

(1 Pedro 3:9)Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, paguem a ofensa com uma bênção porque, quando Deus os chamou, ele prometeu dar uma bênção a vocês. (NTLH)

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.