Skip to content

“Cuidado para as preocupações” – Pastor Wanderlei

jun 27 2021

Vitrine Site

Culto ministrado pelo pastor Wanderlei Pacheco, em 27 de junho de 2021.

Cuidado para as preocupações

Marcos 8:14-21 Os discípulos haviam esquecido de levar pão e só tinham um pão no barco. Jesus chamou a atenção deles, dizendo: —Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes! Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros: —Ele está dizendo isso porque não temos pão. Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou: —Por que vocês estão discutindo por não terem pão? Vocês não sabem e não entendem o que eu disse? Por que são tão duros para entender as coisas? Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil pessoas? Quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? Eles responderam: —Doze. Jesus perguntou outra vez: —E, quando eu parti os sete pães para quatro mil pessoas, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? Eles responderam: —Sete. Então Jesus perguntou: —Será que vocês ainda não entendem?  (NTLH)

Mateus 16:5-12Quando os discípulos atravessaram para o lado leste do lago, esqueceram de levar pão.  Jesus disse: —Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.  Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros: —Ele está dizendo isso porque não trouxemos pão.  Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou: —Por que é que vocês estão conversando por não terem pão? Como é pequena a fé que vocês têm!  Ainda não entenderam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil homens? Quantos cestos vocês encheram?  E aqueles sete pães para quatro mil homens? Quantos cestos vocês encheram?  Vocês não entendem que eu não estou falando a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus!  Então os discípulos entenderam que ele não estava dizendo que tivessem cuidado com o fermento usado no pão, mas com os ensinamentos dos fariseus e dos saduceus.  (NTLH)

As preocupações tiram a nossa visão, a nossa audição e principalmente a nossa memória. Sabemos que a memória é um dom dado pelo Espírito Santo (Jo 14:26), mas ela pode ser apagada quando nos deixamos ser dominados pelas preocupações.

Por causa da preocupação de que podia faltar alimento naquela viagem os discípulos deixaram de enxergar quem estava junto com eles naquele barco.

Eles também deixaram de ouvir o que Jesus estava realmente falando para eles. Ouviram somente aquilo que as preocupações cochichavam aos seus corações.

Os discípulos esqueceram dos milagres que Jesus havia feito a poucos dias, e dos quais eles mesmos haviam participado, recolhendo as sobras dos pães após as multidões terem se alimentadas. (5 para 5000 +12) (7 para 4000 +7)

Da mesma forma não adianta nada vir aos cultos para ouvir as pregações ainda que sejam palavras poderosas, se a nossa mente e o coração estiverem agitados com as preocupações do dia de amanhã, na verdade estaremos surdos e incapacitados de ouvir a Palavra, seja qual for o pregador.

Lucas 10:41-42 – Mas o Senhor lhe disse: “Marta, Marta, você se encontra tão preocupada com todos esses serviços caseiros!  Há realmente apenas uma coisa necessária com que devemos nos preocupar. E Maria descobriu o que é, e ninguém pode tirar isso dela! “  (VIVA)

Ao analisar o que Jesus falou para Marta, podemos chegar à conclusão de que; deixar ou não as preocupações de lado, é uma questão de escolha.

Observe que não estou dizendo que é uma coisa fácil de fazer, mas sim de escolha.

1 Pedro 5:7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.  (NTLH)

Salmos 55:22Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.”  (NTLH)

Salmos 37:5 Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.  (NTLH)

 

É importante também dizer que a preocupação em si, não é um pecado, mas ela pode me levar a pecar, pois segundo as Palavras de Jesus, a preocupação é uma característica dos incrédulos.

Mateus 6:25-32Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. —E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida? ” ou “Onde é que vamos arranjar bebida? ” ou “Onde é que vamos arranjar roupas? ” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.  (NTLH)

E o apóstolo Paulo também nos adverte:

Filipenses 4:6 Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.  (NTLH)

Colossenses 2:6-8 E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nele também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nele e extraiam dele a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. E que a vida de vocês transborde de alegria e gratidão por tudo quanto Ele tem feito. Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em ideias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse.(VIVA)

 

A preocupação não produz nenhum efeito positivo para mudar uma situação que você já esteja vivendo, pelo contrário ela traz os efeitos negativos revelados por Jesus como está escrito no texto principal desta Palavra:

A cegueira, a surdez e a falta de memória, e essas coisas podem vir a agravar a sua situação já existente ou gerar um problema novo que vai se somar ao antigo.

Por isso, podemos comparar a preocupação com uma cadeira de balanço, que te mantem ocupado, mas não te leva a lugar nenhum.

Lucas 12:25-26  Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?(NVI)

 

Sendo assim, ainda que seja difícil, precisamos nos esforçar para libertar a nossa mente e o nosso coração de todas as preocupações e isso diariamente.

E para nos ajudar nesta empreitada, temos recebido da parte de Deus, muitas armas poderosas para nos libertar das preocupações: A oração, a leitura da Palavra, a comunhão intima com o Espírito Santo e a comunhão com o Corpo de Cristo que são os irmãos, tudo isso, quando praticado nos ajuda a fortalecer a nossa Fé, e trazer a certeza de que Deus está sempre cuidando de nós, em todas as situações.

Salmos 56:3-4 Mas, quando eu sentir medo, confiarei em Ti, Sim, colocarei em Deus a minha confiança e ficarei tranquilo. A minha vida provará que as promessas de Deus são verdadeiras! Eu confio em Deus; simples homens não serão capazes de me destruir!  (VIVA)

 

Efésios 6:10-13 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.  Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.  Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão.  Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.  (NTLH)

 Salmos 112:7 (O homem que teme ao Senhor) Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR

Para assistir a ministração clique no PLAY.

https://youtu.be/Xl-c3cBL2wE

 

Pr. Wanderlei Pacheco

Por Pr. Wanderlei Pacheco

Pastor oficial da Escola Bíblica e de cursos para casais tem sido muito usado por Deus para nos abençoar.